terça-feira, 16 de abril de 2013

(Momento "Primeira Onda do Post-Grunge" Parte 2) The Nixons.


Uma das bandas da primeira onda do Post-Grunge mais simples e apaixonantes dos anos 90, o The Nixons foi formado em 1990 na cidade de Oklahoma City, Oklahoma. Sua formação mais conhecida contava com o vocalista/guitarrista Zac Maloy, o guitarrista Jesse Davis, o baixista Ricky Brooks e o baterista John Humphrey.

A banda foi formada por Maloy, Davis, Brooks e o baterista Tye Robison, e após dois anos fazendo diversos shows, a banda lança seu primeiro trabalho em 1992 pela gravadora independente Dragon Street Records: Um EP com seis faixas chamado simplesmente de Six.


The Nixons - Six (EP) (1992)
1. Displaced Aggression
2. One By One
3. Hero
4. Head
5. Killing The Clowns
6. Secret


Logo depois do lançamento de Six, o baterista Tye Robison deixa a banda, sendo substituído por John Humphrey. Após mais alguns shows, a banda parte pra gravação de Halo, que é o primeiro álbum do grupo, lançado pela Rainmaker Records em 1994.


The Nixons - Halo (1994)
1. Fellowship
2. Blind
3. Drink The Fear
4. Sister
5. Smile
6. Phoenix
7. Wire
8. Trampoline
9. Having Fun
10. Scoop
11. Untitled


No álbum Halo se encontra a maioria das músicas que estão presentes no próximo álbum do grupo. E falando nele, a banda assina com uma grande gravadora, a MCA Records. Logo Foma é lançado pela gravadora em 1995.


The Nixons - Foma (1995)
1. Foma
2. Head
3. Sweet Beyond
4. Sister
5. Smile
6. Jim
7. Fellowship
8. Wire
9. Trampoline
10. Drink The Fear
11. Blind
12. Passion
13. Happy Song


Foma é o álbum mais conhecido da banda, com hits memoráveis lançados na metade dos anos 90 como singles (Happy Song, Passion, Wire e Sister, a mais memorável das 4). O grupo logo manteve o seu sucesso com grandes turnês (300 shows por ano, no total) incluindo shows ao lado de bandas como Kiss, Slash's Snakepit, Brother Cane, Soul Asylum, Radiohead e Toadies. O álbum eventualmente pegou a posição n° 77 da Billboard.

Porém, o baixista Ricky Brooks sai da banda e é substituído por Ricky Wolking. E naquele mesmo ano de 1997, a banda lança seu segundo álbum pela MCA, auto-intitulado The Nixons.


The Nixons - The Nixons (1997)
1. Baton Rouge
2. Miss USA
3. In Spite Of Herself
4. The Fall
5. Sad Sad Me
6. Screaming Yellow
7. December
8. ...At The Sun
9. Saving Grace
10. Leave
11. Butterfly
12. Shine


Apesar do álbum ter gerado três singles (Baton Rouge, The Fall e Miss USA) o álbum não recebeu a mesma atenção que Foma, muito por causa do som mais obscuro, pesado e sem nenhum apelo pop de The Nixons, ficando na posição n°188 da Billboard. Porém, os shows e turnês constantes do grupo ajudaram a estabelecer uma legião de fãs cult da banda. E foi graças a essa legião de fãs cult que o EP de raridades Scrapbook ganhou um bom sucesso e marcou a volta da banda para a gravadora independente Rainmaker Records, que lançou Scrapbook em 1999.


The Nixons - Scrapbook (EP) (1999)
1. One By One (Live)
2. Sister (Acoustic)
3. Heaven Tonight (Cheap Trick Cover)
4. Sad Sad Me (Live Acoustic)
5. Rocket Man (Elton John Cover)
6. Passion
7. Happy Song (Live Acoustic)
8. Zac And John Doing Some Radio Promo [Bonus Track]


Eventualmente, a banda assina contrato com mais uma gravadora independente, a Koch Records (Que mais tarde se tornaria E1 Records) e lança seu último disco Latest Thing no começo de 2000.


The Nixons - Latest Thing (2000)
1. The One
2. Drama Queen
3. First Trip
4. Don't Cry
5. Blackout
6. Lifeline
7. Calling Yesterday
8. P.O.V.
9. Latest Thing
10. Gabriel
11. Sacred Heart
12. Nobody 101
13. Last Song


Na questão da crítica, Latest Thing foi bem melhor recebido que o anterior, The Nixons, muito por causa do som de Latest Thing estar bem mais revitalizado que antes, porém em questão de público o álbum também não vendeu tanto, apesar de ter gerado um single memorável de First Trip. A banda começou a turnê promocional do álbum sem John Humphrey (baterista) e sem Jesse Davis (guitarrista) sendo ambos substituídos por Ray Luzier (famoso por ser o baterista da banda solo de David Lee Roth e mais tarde, baterista da banda Korn) e Scott Bush, respectivamente. Porém, logo após a turnê, o The Nixons entrou em hiato indefinido.

Os antigos integrantes do Nixons, Jesse Davis, John Humphrey e Ricky Brooks se juntaram novamente e formaram o Huver em 2001 com o vocalista Garlin Murdock. Apesar de terem dito que assinaram um contrato com a Epic Records, a banda acabou no verão de 2002 lançando apenas um EP independente. John Humphrey mais tarde se juntaria a banda de post-grunge africana Seether. Ricky Wolking tocou baixo na banda Edgewater, enquanto que Jesse Davis se juntou ao In Union como guitarrista. Zac Maloy hoje trabalha como artista solo, e compõe músicas para diversos artistas, que vão desde Hanson até Our Lady Peace e Daughtry e hoje ele tem também seu próprio estúdio de gravação chamado Rosewater Studios em Tulsa, Oklahoma.

11 comentários:

  1. o album Foma não ta disponivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que não tá disponível? O link funciona perfeitamente aqui.

      Excluir
    2. Cara nao esta funcionando .... da erro ......... tem como postar outro link pro FOMA ?? valeu !!

      Excluir
  2. ei o álbum FOMA não tá funcionando, só dá erro e diz pra tentar outra vez mas não vai.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelos álbuns do The Nixons! Estava procurando por eles. G_G que pena que Forma não está baixando, mas vou procurar em outro lugar. Vlw!

    ResponderExcluir
  4. Sei que aqui é só download ds albuns da banda mais estou desesperada presisando de um videoclipe da banda, o da música "Wire", alguem por favor tem esse video pra postar aqui ou nem que seja lá no youtube??? Estou a anos procurando esse clipe, só lembro de ter visto ele algumas vezes na MTV quando foi lançado. Desde já eu agradeço pela ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lokki! Cara, o link pra download do FOMA tá OFF. Poderia disponibilizá-lo novamente? Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Alguém tem os álbuns da banda dust for Life ?

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente há 20 anos eu procuro o primeiro album deles independente, "green album", segundo a Wikipedia em ingles, ele so teve versão em cassete, e me lembro que no site deles (lá nos idos de 2001-2003) era listado na discografia, tendo sido lançado em 1990.

    Fato é que é quase impossível achar algo sobre esse album. Eu tenho 3 faixas que eu suspeito que sejam dele, e devo ter baixado alguma na epoca do Kazaa ("Regret"), e outras duas talvez tenham sido no site do Zac Maloy (antigamente, tipo 2003 tb, ele colocava algumas musicas la, mas nesse caso não tenho certeza)>

    Ao todo, as faixas que tenho, são "Regret" (audio bom, levemente abafado, mas aparentemente é um lado B de outro disco), You Were Meant For Me (o audio é bem abafado, podendo ser de cassette), e eu tinha uma outra chamada "Never been to Spain" e "Texas". Achei recentemente algumas no Soundcloud, mas me parece incompleto.

    ResponderExcluir