sexta-feira, 8 de março de 2013

(Especial de Dia Internacional da Mulher.) L7.


Vou começar esse post especial do Dia Internacional da Mulher com umas das maiores representantes do movimento Riot Grrl, e uma das bandas mais conhecidas dos anos 90, o L7.
(Nota do autor: Eu vou continuar a reupar as discografias anteriores, não se preocupem, só interrompi por um momento.)

O L7 surgiu em 1985 em Los Angeles, Califórnia. Com René Lucas no baixo e Suzy Gardner e Donita Sparks nas guitarras. Mais tarde, René Lucas deixa a banda e é substituída por Jennifer Finch, a banda também contava na época com o baterista Roy Koutsky, mas ele saiu da banda em 1988, dando lugar a Demetra Plakas (Ou Dee Plakas) nas baquetas. Naquele mesmo ano a banda lança seu primeiro disco pela Epitaph Records. Chamado simplesmente de L7.


L7 - L7 (1988)
1. Bite The Wax Tadpole
2. Cat O' Nine Tails
3. Metal Stampede
4. Let's Rock Tonight
5. Uncle Bob
6. Snake Handler
7. Runnin' From The Law
8. Cool Out
9. It's Not You
10. I Drink
11. Ms. 45


O primeiro álbum da banda contém um som ainda muito influenciado pelo punk rock, porém, contendo diversos traços de hard rock e heavy metal, fazendo do L7 uma das primeiras bandas grunge que surgiram fora de Seattle. Falando na cidade fria e cinzenta, após algumas turnês pelos EUA, a banda praticamente se torna uma das bandas da cena após assinarem contrato com a Sub Pop em 1991 para o lançamento do segundo álbum de estúdio, Smell The Magic.


L7 - Smell The Magic (1991)
1. Shove
2. Fast And Frightening
3. (Right On) Thru
4. Deathwish
5. 'Till The Wheels Fall Off
6. Broomstic
7. Packin' A Rod
8. Just Like Me
9. American Society


Smell The Magic ganhou uma boa atenção e boas resenhas, incluindo um single da música Shove, e um vídeo-clipe da música Fast And Frightening. Naquele mesmo ano, a banda formou uma ONG chamada "Rock For Choice" que luta pelos direitos das mulheres, recebendo apoio de diversas bandas, inclusive bandas com integrantes masculinos como o Nirvana, Rage Against The Machine, Pearl Jam e Red Hot Chili Peppers, assim como o Hole e inclusive Neil Young.

Com o Grunge na ativa em 1992, as L7 decidem assinar um contrato definitivo com a Slash, uma subsidiária da Reprise Records. A banda logo lança Bricks Are Heavy naquele mesmo ano de 92.


L7 - Bricks Are Heavy (1992)
1. Wargasm
2. Scrap
3. Pretend We're Dead
4. Diet Pill
5. Everglade
6. Slide
7. One More Thing
8. Mr. Integrity
9. Monster
10. Shitlist
11. This Ain't Pleasure


Bricks Are Heavy é um dos álbuns mais conhecidos do L7, e um dos mais memoráveis dos anos 90, entrando até mesmo numa lista da revista Rolling Stone que se chama "Os Discos Essenciais dos Anos 90". Uma boa quantidade de singles foi lançado desse álbum, como Monster, Everglade e a famosíssima Pretend We're Dead. Para promover o álbum, a banda se juntou ao Faith No More (Que na época, estava promovendo seu álbum Angel Dust.) para diversos shows na Europa, passando por datas nos EUA e até mesmo a duas memoráveis apresentações: Uma no Reading Festival em 1992, onde a banda enfrentou falhas no equipamento, sendo forçadas a pararem de tocar, o que gerou revolta da platéia, que começaram a jogar lama na banda. Em resposta, a vocalista Donita Sparks jogou um absorvente interno na platéia, e outra no festival Hollywood Rock em 1993, tocando na mesma noite que o Nirvana e as bandas nacionais Dr. Sin e Engenheiros do Havaí, sendo elogioadíssimas pelo público brasileiro.

(Nota do autor: Um bootleg contendo algumas das músicas ao vivo desse festival junto de outras faixas ao vivo de um show na Itália foi lançado de forma não-oficial pela Red Phantom, chamado de From The Outer Space.)


L7 - From The Outer Space (Bootleg) (1993)
1. Deathwish
2. (Right On) Thru
3. Scrap
4. Slide, Twist Of Cain (Danzig Cover), We Care a Lot (Faith No More Cover) (Medley)
5. Diet Pill
6. Shove
7. Shitlist
8. Monster
9. Everglade
10. Pretend We're Dead
11. Fast And Frightening
12. Pretend We're Dead
13. Fast And Frightening
14. (Right On) Thru
15. Wargasm
16. Everglade
17. Shove


Em 1993 a banda apareceu no filme A Assassina. Em 1994 a banda também apareceu no filme Mamãe É De Morte sob o nome Camel Lips. Logo depois dessas aparições, a banda grava e lança seu quarto álbum, o segundo pela Slash Records, chamado de Hungry For Stink.


L7 - Hungry For Stink (1994)
1. Andres
2. Baggage
3. Can I Run
4. The Bomb
5. Questioning My Sanity
6. Riding With A Movie Star
7. Stuck Here Again
8. Fuel My Fire
9. Freak Magnet
10. She Has Eyes
11. Shirley
12. Talk Box


Coincidentemente, o lançamento foi na mesma data do começo da turnê do Lollapalooza de 1994, ou seja, a banda logo fez parte dessa turnê com diversos outros artistas/bandas como Beastie Boys, Smashing Pumpkins e The Breeders, dentre vários outros.
Apesar da bem-sucedida turnê, Hungry For Stink não conseguiu o mesmo feito de Bricks Are Heavy, apesar de ter emplacado um single, da música Andres, além de terem feito vídeo-clipes de Andres e Stuck Here Again. A banda logo passou o resto de 1995 na Warped Tour com bandas como CVI, Deftones, Face To Face e No Doubt, dentre outras bandas. Logo 1997 chega, e a banda retorna ao estúdio para gravar o próximo álbum de estúdio, mas a baixista Jennifer Finch deixa o L7, fazendo com que Sparks e Greta Brinkman tocassem as partes de baixo do novo álbum. Logo, The Beauty Process: Triple Platinum é lançado naquele mesmo ano, sendo o último álbum lançado pela Slash Records.


L7 - The Beauty Process: Triple Platinum (1997)
1. The Beauty Process
2. Drama
3. Off The Wagon
4. I Need
5. Moonshine
6. Bitter Wine
7. The Masses Are Asses
8. Bad Things
9. Must Have More
10. Non-Existent Patricia
11. Me, Myself & I
12. Lorenza, Giada, Alessandra
13. Guera (Bonus Track)


Logo depois da gravação do álbum, Greta Brinkman sai da banda e logo Gail Greenwood (ex-baixista do Belly) entra na banda assumindo as 4 cordas. The Beauty Process: Triple Platinum gera apenas dois singles, Drama e Off The Wagon, e apesar disso, o álbum não se tornou um sucesso muito estrondoso no mainstream, mas ganhou muito reconhecimento no underground estadunidense. Naquele mesmo ano, a banda participa do festival Finsbury Park e logo começam novas turnês que duram dois anos. Apesar de terem sido demitidas da Slash Records, a banda lança mais dois álbuns: Um ao vivo contendo apresentações da banda em Omaha nos EUA e em Osaka no Japão pela Man's Ruin Records chamado de Live: Omaha To Osaka, e outro em 1999, dessa vez de estúdio e o último de sua carreira, chamado de Slap-Happy, pela Wax Tadpole, subsidiária da Bong Load Records, uma gravadora independente.


L7 - Live: Omaha To Osaka (1998)
1. L7 Overture/Medley
2. Bad Things
3. Must Have More
4. Deathwish
5. Slide
6. Bitterwine
7. Drama
8. Non-Existent Patricia
9. Pattylean
10. El Wahtusi (Ray Barretto Cover)
11. Shitlist
12. Andres
13. Fast And Frightening
14. Off The Wagon
15. Little One
16. Lorenza, Giada, Alessandra



L7 - Slap-Happy (1999)
1. Crackpot Baby
2. On My Rockin' Machine
3. Lackey
4. Human
5. Livin' Large
6. Freeway
7. Stick To The Plan
8. War With You
9. Long Green
10. Little One
11. Freezer Burn
12. Mantra Down


A banda continuou com os shows, participando novamente de outra edição do Warped Tour, com direito até a divulgação da banda através de painéis em aviões nos dias da turnê. Porém, a baixista Gail Greenwood sai da banda e é substituída por Janis Tanaka. Slap-Happy gerou dois singles: Freeway e Mantra Down. Novamente a banda consegue apenas sucesso no underground. Após diversas outras turnês nesse meio fora do mainstream, a banda entra em hiato no ano 2000, com todas as integrantes se separando para se focarem em outros projetos. Até os dias de hoje, a banda não retornou mais.

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