domingo, 16 de fevereiro de 2014

(Pode deixar, esse macaco sabe mexer com essa chave inglesa aí.) The Monkeywrench.


Tocando um híbrido de Blues, Punk Rock e Rock de Garagem, o Monkeywrench é um supergrupo formado em 1991 depois de Mark Arm e Steve Turner (Ambos do Mudhoney) conheceram Tim Kerr, ex-guitarrista das bandas punk The Big Boys e Poison 13. Logo a formação se completaria com Tom Price (Ex-The U-Men e naquela época, tocava no Gas Huffer) assim como o baterista australiano Martin Bland, que trabalhou com bandas como Lubricated Goat, The Primevills e Bloodloss (Essa última junto de Mark Arm).

Em 1991, Arm e Turner conheceram Kerr, e logo após os dois comentarem sobre o quanto eles adoravam o Poison 13, Kerr decide se unir a eles para criar um novo projeto paralelo. Mark Arm ficou nos vocais, piano e gaita. Steve Turner ficou no baixo. Tim Kerr ficou na guitarra, assim como Tom Price também. Enquanto que Martin Bland ficou como baterista.

Quando a Sub Pop soube da formação do supergrupo, eles logo ofereceram um contrato, cujo a banda assina. Naquele final de ano de 1991, a banda começa a produzir seu primeiro álbum com Conrad Uno na produção. Logo o álbum Clean As A Broke-Dick Dog ficou pronto e foi lançado em 1992 pela Sub Pop.


The Monkeywrench - Clean As A Broke-Dick Dog (1992)
1. Call My Body Home
2. Angelhead
3. Cold Cold World (With Organ)
4. Codine
5. From You
6. Doubled Over Again
7. Great Over Here
8. Intermission
9. Look Back
10. Bottle Up & Go
11. The Story As I Was Told
12. Notes & Chords Mean Nothing To Me
13. Stop This World
14. I'm Blown


Mesmo com o vídeo de Bottle Up & Go rodando nos canais de TV, a banda decidiu dar um tempo na metade dos anos 90, pois Arm e Turner estavam mais focados no Mudhoney, Tom Price estava ocupado no Gas Huffer, Martin Bland no Bloodloss, enquanto que Tim Kerr estava ocupado com sua banda, o Lord High Fixes.

Logo, Kerr começou a se envolver ainda mais com Dave Crider, da Estrus Records, ajudando a produzir álbuns de diversas bandas do catálogo da gravadora independente, que contava também com o Lord High Fixes. Tendo em vista o envolvimento dele com a gravadora, os Monkeywrench decidiram assinar com a Estrus em 1999 para o sucessor de Clean As A Broke-Dick Dog. O álbum seguinte, Electric Children, foi produzido por Jack Endino e lançado em 2000.


The Monkeywrench - Electric Children (2000)
1. Solar Revelations
2. The Empty Place
3. Thirteen Nights
4. Love Is A Spider
5. In The City Tonight
6. The Weasel's In The Barn
7. Cherry Red
8. Bring On The Judgment Day
9. From Now On
10. Around Again
11. Day Trader Shuffle
12. Sugar Man
13. In The Days Of The Five


A banda chegou a fazer alguns shows para promover o álbum, e um deles foi incluído no bootleg em vinil ...And One Really Nervous Guy, lançado em 2002 pela Trade Mark Of Quality Records.


The Monkeywrench - ...And One Really Nervous Guy (Bootleg) (2002)
1. Intro (E. Vedder)
2. Bring On The Judgment Day
3. Levitation (13th Floor Elevators Cover)
4. Thirteen Nights
5. Great Down Here
6. The Pusher
7. Sugarman
8. Look Back
9. Love Is A Spider
10. The Weasel's In The Barn
11. Cherry Red
12. In The Days Of The Five

Pegue aqui!

Apesar dos shows, a banda decide dar mais um tempo para se focar mais em seus projetos principais de praxe, retornando apenas em 2008 para escrever novo material. Produzido por Ed Brooks, o álbum Gabriel's Horn foi lançado em 2008 pela Sub Pop.


The Monkeywrench - Gabriel's Horn (2008)
1. Low On Air
2. Pray Till You Sweat
3. That's What You Get
4. Gabriel's Horn
5. Black Plastic Tarp
6. Flashing New Dance Steps
7. Crystal Brown Vibrations
8. Levitations
9. Sunnyland
10. Gabriel's Horn (Slight Return)
11. He Stopped Loving Her Today
12. Open Your Arms
13. On Your Arrival

Pegue aqui!

A banda chegou a promover o álbum, mas logo se separaram de novo para se focar nos projetos atuais. Arm e Turner continuam no Mudhoney. Tom Price, diagnosticado com Síndrome de Parkinson, tocou no Gas Huffer até 2006, e agora toca numa banda chamada The Kings Of Rock. Tim Kerr se tornou produtor, e continuou a produzir álbuns de diversas bandas punk.da Estrus Records. Martin Bland continua trabalhando no Bloodloss.

2 comentários:

  1. Puts cara muito foda o Blog , puxava muito no Disco Grunge ,mais eles chegaram a cancelar o site por causa q a maioria estava no megauploud ,só agora estao reupando os link mas falta bastante coisas .Mas aqui tem muito mais bandas heehhehe.
    Queria pedir Crackerbash ou The Monomen.
    Vc tem alguma pagina no Facebook , qlq coisa me adiciona (David Marson)
    Parabens e Obrigado vei !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, dou um jeito de postar ambas as bandas aqui no blog. :]

      Valeu, abraços. \o

      Excluir