sexta-feira, 29 de março de 2013

(Vamos visitar o Templo do Cachorro) Temple Of The Dog.


Esse é o Temple Of The Dog, uma banda de Seattle, Washington, que foi formada em 1990, concebido por Chris Cornell (Vocalista do Soundgarden) como um tributo ao seu amigo, o vocalista do Mother Love Bone, Andrew Wood (Ou Andy Wood).

O Temple Of The Dog começou pouco tempo depois de Andy Wood morrer de overdose em 19 de Março de 1990, um dia depois de Cornell voltar da turnê de Louder Than Love com o Soundgarden. Chris e Andy eram colegas de quarto, o que levou Cornell a compor duas músicas em homenagem ao seu amigo: Say Hello 2 Heaven e Reach Down, que ele gravou assim que voltou da turnê.

O trabalho do novo projeto era mais lento e melódico em comparação ao Hard Rock agressivo que ele fazia com o Soundgarden, e foi por isso que ele se aproximou dos companheiros de banda de Wood, Stone Gossard (Guitarra Rítmica) e Jeff Ament (Baixo) que ainda estavam tentando procurar uma maneira de continuar o Mother Love Bone sem Wood. Cornell tinha originalmente a intenção de lançar essas duas músicas que compôs como apenas um single, o que convenceu Gossard e Ament a se juntarem nessa nova empreitada e continuarem suas carreiras musicais. O line-up da banda ficou completo com a adição do guitarrista solo Mike McCready e do baterista do Soundgarden, Matt Cameron. As primeiras demos logo surgiram nos ensaios do grupo, além das já compostas Say Hello 2 Heaven e Reach Down.

(Nota do autor: Encontrei essas demos e elas estão compiladas em um EP demo chamado simplesmente de Demos.)


Temple Of The Dog - Demos (1990)
1. Black Cat
2. Angel On Fire
3. Reach Down
4. Say Hello 2 Heaven
5. Times Of Trouble


A banda fez seu primeiro show completo (com um set de uma hora) enquanto ensaiava e escrevia músicas, no Off Ramp Cafe em 1990. (Nota do autor: o bootleg desse show é chamado Over The Edge.)


Temple Of The Dog - Over The Edge (Live At the Off Ramp Cafe Bootleg) (1990)
1. Hunger Strike
2. Wooden Jesus
3. Say Hello 2 Heaven
4. Reach Down
5. Call Me A Dog
6. Times Of Trouble
7. Pushin' Forward Back
8. Your Saviour
9. Four-Walled World


A banda logo descartou a ideia de fazer um single em favor de fazer um EP ou um álbum. O álbum foi gravado em 15 dias e produzido pela própria banda. As gravações fluíram facilmente sem nenhuma pressão, e logo Eddie Vedder, um novato da cena de Seattle (Vindo de San Diego, Califórnia) que veio para a cidade para fazer uma audição para o Mookie Blaylock (Futuro Pearl Jam) acabou participando do Temple Of The Dog fazendo backing-vocals, com um dueto em Hunger Strike junto de Cornell, além de backing-vocals não tão evidentes em outras canções. Logo o álbum foi completado e lançado pela A&M Records em Abril de 1991, simplesmente auto-intitulado (Temple Of The Dog).


Temple Of The Dog - Temple Of The Dog (1991)
1. Say Hello 2 Heaven
2. Reach Down
3. Hunger Strike
4. Pushin' Forward Back
5. Call Me A Dog
6. Times Of Trouble
7. Wooden Jesus
8. Your Saviour
9. Four Walled World
10. All Night Thing


Inicialmente o álbum vendeu 70.000 cópias, e recebeu ótimas resenhas, mas não conseguiu decolar na época do auge da cena Grunge, mas mesmo assim seus integrantes se sentiram satisfeitos com o trabalho. A banda logo fez mais shows esporádicos, mas pequenos, as vezes tocando de 1 a 3 músicas durante 1991 e 1992.

Porém, foi em 1992 que o álbum recebeu uma nova atenção da mídia, devido ao fato de ambas as bandas dos seus integrantes (Soundgarden e Pearl Jam) conseguirem níveis de sucesso estrondosos naquela época. Então, a A&M decidiu relançar o álbum numa nova prensagem, e promoveu alguns singles, como Say Hello 2 Heaven, Pushin' Forward Back e Hunger Strike, a música mais memorável do grupo, com direito a um vídeo-clipe que é considerado um verdadeiro clássico noventista, assim como o próprio álbum em si. E assim, o álbum ganhou mais sucesso do que no ano passado, 91, ganhando disco de platina.

Na década seguinte, Cornell já se reuniu esporadicamente com os outros integrantes do Pearl Jam, sendo considerado reuniões do Temple Of The Dog bem esporádicas em 2003, 2009 e 2011.

A música All Night Thing já foi tocada no filme "Quanto Mais Idiota Melhor" de 1992, porém, a música não entrou na trilha sonora do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário