quinta-feira, 27 de junho de 2013

(Ei, Daisy, pare de Viajar!!!) Tripping Daisy.


Esse grupo se chama Tripping Daisy. A banda foi formada em 1990 em Dallas, Texas, pelo vocalista Tim DeLaughter. Para a banda se juntaram o guitarrista base Wes Berggren, o baixista Mark Pirro e o baterista Jeff Bouck. A banda conquistou certo sucesso durante o começo até a metade dos anos 90 com alguns singles, e o som da banda é bastante psicodélico, pegando inspiração do período psicodélico dos Beatles com o hard rock/heavy metal dos anos 70 e misturando ao mesmo tempo belos toques de música pop e rock alternativo.

O grupo começou tocando em shows locais na cena de Dallas, e logo a credibilidade veio. Em 1991 a banda lança de forma independente um EP em fita cassette, auto-intitulada Tripping Daisy (Ou também chamada de Shoe Demo).


Tripping Daisy - Tripping Daisy (Shoe Demo) (1991)
1. Blue Train
2. Change Of Mind
3. Happy As I Feel
4. Green Tambourine (The Lemon Pipers Cover)


Logo, tocando com mais frequência nos circuitos de Dallas, a banda logo começa a gravação de seu primeiro álbum, intitulado Bill, que é lançado primeiramente pela gravadora Dragon Street Records em 1992. Depois da gravação, o baterista Jeff Bouck deixa a banda, sendo substituído por Bryan Wakeland

(Nota do autor: O álbum Bill foi relançado pela Island Records em 1993, mas omitindo uma das faixas, Green Tambourine, e unindo as três últimas faixas, Triangle, Piano Solo And Dead Air e Pink Jelly em uma apenas. A versão que disponibilizei, óbvio, é a da Dragon Street.)


Tripping Daisy - Bill (1992)
1. My Umbrella
2. One Through Four
3. Lost And Found
4. Change Of Mind
5. On The Ground
6. The Morning
7. Blown Away
8. Brown-Eyed Pickle Boy
9. Green Tambourine (The Lemon Pipers Cover)
10. Miles And Miles Of Pain
11. Triangle
12. Piano Solo And Dead Air (Unlisted Track)
13. Pink Jelly (Unlisted Track)


Um ano depois, em 1993 a banda consegue assinar um contrato com a Island Records (Na época, subsidiária da PolyGram) e além de ter relançado Bill em conjunto com o famoso single My Umbrella, a banda lança um EP ao vivo chamado Get It On (Live) em 1994.


Tripping Daisy - Get It On (Live) (EP) (1994)
1. Blown Away
2. On The Ground
3. It's Safe, It's Social
4. Get It On
5. We're Only Gonna Die (Bad Religion Cover)


Logo a banda passa por uma nova gama de shows e em 1995, a banda decide gravar seu próximo álbum com o produtor Ted Niceley (Conhecido por produzir álbuns do Fugazi). Com as gravações concluídas, o álbum I Am A Elastic Firecracker é o primeiro álbum de estúdio lançado pela Island, em 1995.


Tripping Daisy - I Am An Elastic Firecracker (1995)
1. Rocketpop
2. Bang
3. I Got A Girl
4. Piranha
5. Motivation
6. Same Dress New Day
7. Trip Along
8. Raindrop
9. Step Behind
10. Noose
11. Prick
12. High


O álbum é praticamente o mais conhecido da banda, simplesmente pelo grande sucesso que o single I Got A Girl proporcionou ao mesmo. O vídeo-clipe da música foi rodado diversas vezes na MTV norte-americana e a música ficou na 6° posição das paradas de Rock Moderno da Billboard, que é o maior feito da banda. O álbum também gerou o single Piranha, mas esse em questão não emplacou. A banda voltou a estrada naquele mesmo ano de 1995, mas logo depois dos shows, o baterista Bryan Wakeland sai da banda e é substituído por Mitch Marine para dar continuidade a turnê.

Mas Marine também não ficou na banda, saindo dois anos depois em 1997 e sendo substituído definitivamente por Ben Curtis. Naquele mesmo ano de 1997 a banda lança um EP de raridades chamado de Time Capsule pela Island. Philip Karnats também entrou na banda como músico de apoio (Tocando guitarra, banjo e trompete). Logo depois da turnê de I Am An Elastic Firecracker, a banda volta ao estúdio em 1998 para a gravação de seu terceiro álbum. Sob a produção de Eric Drew Feldman, o experimental Jesus Hits Like The Atom Bomb foi lançado naquele mesmo ano de 1998, novamente pela Island.


Tripping Daisy - Time Capsule (EP) (1997)
1. Introduction
2. Rise
3. Cause Tomb Shop
4. Creature
5. Bobbie The Clown
6. I'm A Fish
7. Blue Train



Tripping Daisy - Jesus Hits Like The Atom Bomb (1998)
1. Field Day Jitters
2. Waited A Light Year
3. Sonic Bloom
4. Bandaids For Hire
5. Mechanical Breakdown
6. Your Socks Have No Name
7. Geeareohdoubleyou
8. New Plains Medicine
9. Our Drive To The Sun/Can A Man Mark It?
10. Human Contact
11. Pillar
12. 8 Ladies
13. About The Movies
14. Tiny Men
15. Indian Poker Parts 2&3


A banda experimentou e muito com Jesus Hits Like The Atom Bomb. Expandindo ainda mais o seu som, a banda descartou parte de seu som grunge-pop e passou a fazer um som com mais influencia neo-psicodélica. Apesar de ter sido aclamado pela crítica, chegando até a ser considerado o melhor álbum da banda, o CD não vendeu muito devido a problemas financeiros da Island Records, o que fez com que a banda saísse da mesma e o álbum ficasse fora de catálogo. A banda tentou prosseguir com as turnês mesmo assim, mas em 22 de Outubro de 1999, o guitarrista Wes Berggren foi encontrado morto em seu apartamento, vítima de uma overdose de cocaína e remédios. Com a morte de Berggren, a banda decidiu cancelar as datas seguintes de sua turnê e decidiu começar curtas sessões de gravação para o quarto álbum do grupo. Após as gravações do quarto álbum da banda, o auto-intitulado Tripping Daisy, a banda encerra as atividades. O álbum Tripping Daisy é lançado postumamente no ano 2000 pela gravadora independente Sugar Fix Recordings. Este álbum também se encontra fora de catálogo. 

Após o fim do Tripping Daisy, os integrantes remanescentes do grupo (Tim DeLaughter, Mark Pirro e Jeff Bouck, junto do ex-baterista Bryan Wakeland) formam o famoso grupo de chamber pop The Polyphonic Spree, que contava com mais de 20 integrantes. O Polyphonic Spree lançou diversos álbuns na década de 2000 e está na ativa até hoje. Nos dias atuais, Tim DeLaughter formou o Preteen Zenith, contendo uma proposta de som bastante semelhante a do Tripping Daisy do começo dos anos 90.


Tripping Daisy - Tripping Daisy (2000)
1. Community Mantra
2. Kids Are Calling
3. Stella Is A Planet
4. Soothing Jubilee
5. Drama Day Weekend
6. Tragiverse
7. Jim's Longtime Voice
8. One Through Four
9. You First
10. I Am Good
11. Halo Comb
12. This Cradle Song
13. Foot Dance
14. The Sudden Shift Worried Him

Pegue aqui!

2 comentários:

  1. Banda muito louca, piração mesmo! Vida longa ao seu Blog e à nós. Ah.... Long live Rock 'n' Roll!!!!!

    ResponderExcluir
  2. por favor, a música "((9. Green Tambourine (The Lemon Pipers Cover)))" em formato flac, por favor me ajude, eu recompensarei elcracky@gmail.com

    ResponderExcluir