quarta-feira, 2 de abril de 2014

(Hum... Que lã mais macia!) Wool.


Essa banda se chama Wool. Esse quarteto da capital dos EUA, Washington D.C., foi formado em 1990 pelos irmãos Franz Stahl (Guitarra e Backing-Vocals) e Peter Stahl (Vocais e Guitarra) junto do baixista Al Bloch e do baterista Peter Moffett (Substituído depois por Chris Bratton). A sonoridade da banda se assemelha muito a uma mistura frenética de punk rock, rock alternativo e hard rock, que difere um pouco da sonoridade das bandas hardcore punk da capital norte-americana.

O Wool começou em 1990 quando Franz e Peter foram forçados a encerrar as atividades de sua banda anterior, o Scream. Os motivos foram a saída do baixista Skeeter Thompson (Para se juntar ao AWOL) e a saída do baterista Dave Grohl (Para se juntar ao Nirvana no meio de uma turnê nos EUA). Os irmãos se juntaram ao baixista Al Bloch (Que é irmão de Kurt Bloch, guitarrista solo dos Fastbacks) e ao baterista Peter Moffett.

O primeiro lançamento do Wool foi um EP de seis faixas chamado Budspawn, que foi lançado pela External Records em 1992.


Wool - Budspawn (EP) (1992)
1. S.O.S.
2. Slightly Under
3. Clear My Head
4. Wait
5. Medication
6. Eff


A sonoridade de Budspawn é o melhor exemplo de como a banda junta a estética punk do quarteto com uma sonoridade bastante próxima do hard rock com toques de psicodelia drogada.

Porém, o baterista Peter Moffett sai da banda e é substituído por Chris Bratton e assim, a banda começa a chamar a atenção de outras gravadoras maiores. A banda logo assina um contrato com a London Records em 1993, no momento em que o Grunge estava em ascensão. No começo de 1994, a banda grava o seu primeiro álbum de estúdio, chamado Box Set, e o lança em meados daquele mesmo ano pela London.


Wool - Box Set (1994)
1. Eden
2. Kill The Crow
3. Eat Some Ziti
4. Superman's Dead
5. B-350
6. Chances Are
7. Coalinga
8. Speak
9. God Rest His Soul
10. Blackeye
11. Take A Look


O álbum segue com uma sonoridade parecida com a do EP Budspawn, mas com uma divulgação ainda maior, o que fez com que a banda ganhasse uma nova base de fãs, mas aquilo não foi o suficiente para a London Records, nem mesmo com a banda divulgando o álbum com incessantes turnês. A banda passou o ano de 1995 fazendo turnês pelos EUA, e a banda decide lançar mais um disco, dessa vez um ao vivo pela Your Choice Records. O álbum se chama simplesmente Your Choice Live Series.


Wool - Your Choice Live Series (1995)
1. S.O.S.
2. Kill The Crow
3. Soundcheck Song
4. Car Crash
5. Clear My Head
6. Eden
7. B-350
8. Eat Some Ziti
9. Blackeye
10. Coalinga
11. Superman's Dead
12. Medication
13. Wait
14. Eff
15. Sister Song


Após o ano de 1995 inteiro só fazendo turnês e uma recepção bem morna de Box Set, a banda foi demitida da London Records no começo de 1996, bem na época em que planejava o próximo álbum, já que o quarteto tinha consigo demos gravadas em 1994 e 1995. Mas em vez de seguirem em frente, a banda decide encerrar as atividades naquele mesmo ano de 96.

Depois do fim do Wool, o guitarrista Franz Stahl se tornou guitarrista da banda solo do músico japonês J (Também conhecido como Jun Onose, baixista do Luna Sea) e mais tarde se juntou ao Foo Fighters, banda do ex-colega de Scream, Dave Grohl, substituíndo Pat Smear. Seu irmão, Peter Stahl tocou no Earthlings? e no Goatsnake, e já apareceu em diversos volumes da série "The Desert Sessions" de Josh Homme, vocalista/guitarrista do Queens Of The Stone Age. Mais tarde ele se tornou um empresário de turnê de muitas bandas, como Foo Fighters, Cave In e Rammstein. O baterista Chris Bratton ajudou na composição do álbum das L7, The Beauty Process: Triple Platinum em 1997 e tocou também no Earthlings? com Peter Stahl e Al Bloch. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário