sexta-feira, 4 de abril de 2014

(Momento "Grunge de Outro País" Parte 2) Ziggy Was.


Essa banda tem um nome muito curioso: Ziggy Was.

Essa banda foi formada em 1992 na cidade de Thessaloniki, na Grécia, e sua formação consistia no baterista Costas Karapanos, o baixista Lambros Saltsidis e o guitarrista/vocalista Panos Rosis. O nome da banda, Ziggy Was, é a junção de duas músicas dos anos 70: "Ziggy Stardust" do David Bowie e "Johnny Was" do Bob Marley. A sonoridade da banda é bastante confusa: É uma junção frenética de hardcore punk, heavy metal, punk rock e grunge com toques de funk rock.

Apesar de terem formado a banda em 1992, só em 1993 que o power-trio grego começou a fazer shows e logo, junto com a atenção recebida, resolveram gravar uma fita demo, chamada de Oil Land, e lançá-la de forma independente naquele mesmo ano.


Ziggy Was - Oil Land (Demo) (1993)
1. Oil Land
2. Ziggy Was
3. No Way
4. Time's Over
5. Night Train To Moscow
6. I Swear
7. Shot Gun


A banda ficou bastante conhecida pelas suas performances explosivas no palco, e graças a divulgação da demo, a banda atraiu a atenção da gravadora independente Lazy Dog Records. A banda assina com a pequena gravadora e produz dois lançamentos: Um single 7" chamado Take A Look At The Kids/Oil Land e o primeiro álbum da banda, Here. Ambos foram lançados em 1994 pela Lazy Dog.


Ziggy Was - Take A Look At The Kids/Oil Land (7") (1994)
1. Take A Look At The Kids
2. Oil Land



Ziggy Was - Here (1994)
1. Shotgun
2. Take A Look At The Kids
3. Embargo
4. Noway
5. I Swear
6. Night Train To Moscow
7. Europe '94
8. Time's Over
9. Ziggy Was
10. Roses 4 U


A partir do álbum Here, a sonoridade da banda começa a se assemelhar muito a de uma banda norte-americana bem famosa: Rollins Band.

A banda partiu para uma turnê em terras gregas, em uma época em que as grandes gravadoras ainda não haviam aberto os olhos para o underground grego, porém isso não derrubou a banda de jeito nenhum. Em 1995, a banda lança um EP pela Lazy Dog, chamado Two Turns To One.


Ziggy Was - Two Turns To One (EP) (1995)
1. Violince
2. Lust
3. Two Turns To One
4. Lady A
5. Salted Kiss


Foi durante a metade dos anos 90 que o underground grego começou a chamar atenção das grandes gravadoras. Mais precisamente, da Virgin Records. A gravadora já havia assinado contratos com diversas bandas gregas, como Deus Ex Machina e Rotting Christ, e o Ziggy Was não foi exceção. Eles assinam com a Virgin Records em 1996 e com o guitarrista-base George Petzikis, a banda lança seu segundo álbum de estúdio, Unicorn Pan, em 1997 pela Virgin.


Ziggy Was - Unicorn Pan (1997)
1. Car Crash
2. Baby Breath
3. What Hippie?
4. Bugs
5. Two Fingers
6. She
7. Salted Kiss
8. Bitter
9. Speedball
10. When It Comes
11. Speak Of The Gun


Unicorn Pan tem uma sonoridade bem mais voltada para o grunge, porém em muitas passagens lembra outra banda norte-americana: Rage Against The Machine.
A banda chegou a promover o álbum em mais alguns shows, porém, inesperadamente, a banda se separou naquele mesmo ano de 1997. Não se sabe o por que, nem qual foram os próximos projetos dos integrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário