sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

(Momento "Primeira Onda do Post-Grunge") Sponge.


(Nota do autor: Não. Essa não é a banda de K-Rock de mesmo nome. Essa é a banda norte-americana que surgiu muito antes.)

O Sponge é um grupo de Post-Grunge que foi formado em 1991, em Detroit, Michigan. Quatro dos integrantes da banda (Vinnie Dombroski, vocalista; Mike Cross, guitarrista; Tim Cross, baixista; Joey Mazzola; guitarrista, backing-vocals) estavam em uma outra banda de Hard Rock chamada Loudhouse. Para completar a formação, o baterista Jimmy Paluzzi se junta a banda em 1992.

Em 1994, a banda consegue um contrato com a Sony Records e lança o seu primeiro álbum, Rotting Piñata.



Sponge - Rotting Piñata (1994)
1. Pennywheels
2. Rotting Piñata
3. Giants
4. Neenah Manesha
5. Miles
6. Plowed
7. Drownin'
8. Molly (16 Candles Down The Drain)
9. Fields
10. Rainin'
11. Candy Corn (Hidden Track)


A banda consegue um sucesso estrondoso com o álbum. Graças aos singles Plowed e Molly (16 Candles Down The Drain). A banda, pra divulgar o álbum, abriu vários shows do Live. Um terceiro single, Rainin', também é lançado, fazendo com que o álbum ganhe disco de ouro.

Em 1996, com o baterista Charlie Grover no lugar de Paluzzi (Que saiu da banda no final de 1994) a banda grava e lança seu segundo disco, Wax Ecstatic, ainda pela Sony.



Sponge - Wax Ecstatic (1996)
1. My Purity
2. Got To Be A Bore
3. Wax Ecstatic (To Sell Angelina)
4. The Drag Queens Of Memphis
5. I Am Anastasia
6. Silence Is Their Drug
7. Have You Seen Mary
8. My Baby Said
9. The Death Of A Drag Queen
10. Velveteen/Imagine You


O álbum possui influencias mais diversificadas, ao contrário do som influenciadíssimo pelo Grunge de Seattle em Rotting Piñata, Wax Ecstatic possui influencias do Glam Rock europeu, Arena Rock e Jangle Pop. Apesar dos singles Wax Ecstatic (To Sell Angelina), I Am Anastasia e Have You Seen Mary terem alcançado certo sucesso nas rádios, isso não ajudou o disco a ganhar o mesmo sucesso. Por causa disso, a Sony largou de vez a banda. Para divulgar o álbum, a banda foi chamada pra substituir o Stone Temple Pilots nos shows de reunião do Kiss em 96.

Com isso, a banda consegue um novo contrato com a Beyond Records para o lançamento do seu terceiro álbum, New Pop Sunday, em 1999.



Sponge - New Pop Sunday (1999)
1. My Lackluster Love
2. Polyanna
3. Live Here Without You
4. 1,000 Times
5. All American World
6. Radio Prayer Line
7. New Pop Sunday
8. Planet Girls
9. When You're On Fire Baby, Roll
10. Disconnected
11. Lucky


Dois singles saíram desse álbum, mas apenas um conseguiu emplacar, e com pouquíssima atenção: Live Here Without You. 1,000 Times também foi lançado como single, mas não recebeu nenhuma atenção. Naquele mesmo ano, antes de lançar New Pop Sunday, a banda também lança um EP bootleg com canções acústicas chamado The Exclusive Sponge Sessions (Live & Acoustic).



Sponge - The Exclusive Sponge Sessions (Live & Acoustic) (EP) (1999)
1. Have You Seen Mary
2. Wax Ecstatic
3. Molly (16 Candles)
4. Plowed
5. Live Here Without You
6. Planet Girls


E com isso, mais tensões surgiram na banda: Cansados de fazerem turnês, os irmãos Cross (Mike, guitarrista e Tim, baixista) saíram do grupo em 2001, sendo substituídos por Kurt Marschke na guitarra e Tim Krukowski no baixo. O baterista Billy Adams também se juntou a banda como o novo baterista, substituindo Charlie Grover. Naquele mesmo ano, Dombroski se junta a Mike Inez e Sean Kinney do Alice in Chains, e Chris DeGarmo, ex-Queensrÿche, para formar o supergrupo Spys4Darwin, que lançou apenas um EP em 2001 chamado microfish. O projeto se dissolveu em 2002 com os integrantes seguindo seus próprios projetos.

Vinnie voltou com o Sponge, e em 2003 a banda lança o quarto álbum For All The Drugs In The World pela Idol Records.


Sponge - For All The Drugs In The World (2003)
1. Treat Me Wrong
2. Leave This World
3. Burn
4. 28 Days
5. Unpopular Girl
6. Talk To You
7. Dandelion's Roar
8. Love & Roses
9. Punch In The Nose
10. Suicide Away
11. Sanitarium
12. Lucifer In Las Vegas


Após a divulgação do álbum e da sua permanência com a Idol Records, Dombroski reforma novamente o Sponge, dessa vez sem o guitarrista Joey Mazzola (seu substituto é Kyle Neely), fazendo com que o único membro original do grupo seja o próprio vocalista. Porém, O baixista Tim Krukowski e o baterista Billy Adams ficaram, e Kurt Marschke também saiu, sendo substituído por Andy Patalan. Com essa formação a banda lança mais um disco pela Idol: The Man.


Sponge - The Man (2005)
1. The Man
2. Higher (Part 1)
3. Fame And Glory
4. Glue
5. Back Against The Wall
6. Unlucky
7. Feels Like Love
8. Higher (Part 2)
9. Shittier Day Than Me
10. All The Drugs In The World


Com os singles The Man e Higher (Part 1), o álbum conseguiu um pouco de crédito com a divulgação em canais tradicionais. Com isso, a banda faz turnês e shows de forma independente com uma boa base de fãs nos EUA.

Mas a banda muda de gravadora outra vez em 2007, dessa vez lançando seu sexto álbum Galore Galore pela Bellum.


Sponge - Galore Galore (2007)
1. I Wanna Lose
2. Through The Hard Times (Before The End)
3. Party Till We Drop
4. I Did It Without The Drugs
5. No Doa On Sunday
6. Flop
7. Skill Of The Kill
8. Wasted
9. Time Bomb USA
10. Hard To Keep My Cool
11. Dig My Own Grave


Apesar da divulgação do álbum, o mesmo não chegou a gerar um single sequer, mas a banda continuou em frente. Essa é a segunda vez que o line-up se mantém o mesmo em dois álbuns (A primeira vez foi com Wax Ecstatic e New Pop Sunday).

Após a divulgação do álbum, em 2009, o baixista Tim Krukowski sai da banda e é substituído pelo antigo produtor da banda, Tim Patalan. E no ano seguinte a banda lança um EP chamado Destroy The Boy, pela nova gravadora Three One Three.


Sponge - Destroy The Boy (EP) (2010)
1. Destroy The Boy
2. Come In From The Rain
3. Dare To Breathe
4. Star
5. Before The End


A banda ainda continua ativa, fazendo shows nos EUA. E em breve, gravarão um novo álbum de inéditas pela mesma gravadora em quem se encontram atualmente. A banda lançou um novo single, chamado de Impossible, uma das músicas que estarão presentes no novo álbum do grupo, chamado de Stop The Bleeding, que foi lançado em Abril de 2013..



Sponge - Impossible (NOVA MÚSICA) (2012)


Pegue aqui!


Sponge - Stop The Bleeding (2013)
1. Fade From View
2. Life's Bitter Pills
3. Dance Floor
4. What Were You Doing Outside If You Didn't Like The Rain
5. Time In A Bottle
6. Dare To Breathe
7. Destroy The Boy
8. Come In From The Rain
9. Star
10. Before The End

Pegue aqui!

Um comentário: