sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

(Hora de ouvir o som do jardim) Soundgarden.


O Soundgarden é uma banda formada em Seattle, Washington em 1984 pelo vocalista e guitarrista rítmico Chris Cornell, o guitarrista solo Kim Thayil e o baixista Hiro Yamamoto.
As primeiras origens do Soundgarden estão conectadas com uma antiga banda chamada The Shemps, que tocava no underground de Seattle e tinha como membros Chris Cornell (Que na época, tocava bateria e fazia vocais) e Hiro Yamamoto (Que tocava baixo). Yamamoto sai da banda e em seu lugar entra Kim Thayil, que havia se mudado recentemente de Park Forest, Illinois para Seattle com Yamamoto e Beuce Pavitt, que formaria o selo Sub Pop mais tarde. Cornell e Yamamoto ainda tinham contato, mesmo depois do The Shemps ter se separado. Logo os dois começam a fazer jams juntos, com Thayil se juntando como guitarrista ao grupo.

A primeira formação do Soundgarden consistia de Cornell na bateria e vocais, Yamamoto no baixo e Thayil na guitarra. A banda foi nomeada devido ao nome de uma escultura de arte chamada "A Sound Garden" em Magnuson Park em Seattle. Originalmente Cornell tocava bateria enquanto tocava, mas em 1985, Scott Sundquist se junta a banda como baterista, deixando Cornell se concentrar apenas nos vocais. Com essa formação, a banda começou a fazer shows por um ano. Suas primeiras gravações apareceram em uma coletânea chamada Deep Six, lançada em 1986.

(Nota do Autor: Reuni essas músicas e fiz uma pequena coletânea em formato EP chamado simplesmente de The Deep Six Songs.)



Soundgarden - The Deep Six Songs (EP) (1986)
1. Heretic
2. Tears To Forget
3. All Your Lies


Em 1986, o baterista Scott Sundquist sai da banda para ficar com sua família. Matt Cameron, que antes era baterista do Skin Yard, substitui Sundquist. O DJ da KMCU, Jonathan Poleman, viu uma performance da banda e ficou impressionado, chegando a se oferecer para pagar a gravação de um lançamento da banda, então Thayil falou para ele se juntar a Bruce Pavitt e a Sub Pop. No fim, a banda assina um contrato com essa gravadora e lança dois EP's, Screaming Life em 1987 e Fopp em 1988. Ambos foram juntados em uma coletânea lançada em 1990 chamada Screaming Life/Fopp.

(Nota do autor: Para facilitar, disponibilizarei a coletânea em vez dos EP's separados.)


Soundgarden - Screaming Life/Fopp (1987-1988) (1990)
1. Hunted Down
2. Entering
3. Tears To Forget
4. Nothing To Say
5. Little Joe
6. Hand Of God
7. Kingdom Of Come
8. Swallow My Pride (Green River Cover)
9. Fopp
10. Fopp (Fucked Up Heavy Dub Mix)


Apesar de todo esse cortejo com as grandes gravadoras, a banda escolheu assinar um contrato com uma pequena gravadora, a SST Records para o lançamento de seu primeiro álbum em 1988, intitulado Ultramega OK.


Soundgarden - Ultramega OK (1988)
1. Flower
2. All Your Lies
3. 665
4. Beyond The Wheel
5. 667
6. Mood For Trouble
7. Circle Of Power
8. He Didn't
9. Smokestack Lightning (Howlin' Wolf Cover)
10. Nazi Driver
11. Head Injury
12. Incessant Mace
13. One Minute Of Silence (John Lennon Cover)


O álbum gerou apenas um single, da música Flower, que ganhou um vídeo-clipe que chegou a rodar diversas vezes no 120 Minutes da MTV americana. A banda divulgou Ultramega OK em uma turnê nos EUA na Primavera de 1989 e outra turnê na Europa em Maio de 1989, que foi a primeira turnê na banda em outro continente. Ultramega OK levou a banda até a ser nomeada no Grammy por "Melhor Performance de Metal" em 1990.

Após as turnês, a banda decide assinar outro contrato com outra gravadora. Dessa vez com uma grande gravadora: A A&M Records (Sendo uma das primeiras bandas da cena Grunge a fazer isso). A banda logo começou a trabalhar no segundo álbum, e apesar das dificuldades pessoais que afetaram o processo de composição, levando Cornell a escrever praticamente todo o álbum, Louder Than Love é lançado em Setembro de 1989, com um som ainda mais Heavy Metal que o primeiro álbum, que tinha um som que parecia "Uma mistura de Stooges e MC5 com Led Zeppelin e Black Sabbath".


Soundgarden - Louder Than Love (1989)
1. Ugly Truth
2. Hands All Over
3. Gun
4. Power Trip
5. Get On The Snake
6. Full On Kevin's Mom
7. Loud Love
8. I Awake
9. No Wrong No Right
10. Uncovered
11. Big Dumb Sex
12. Full On (Reprise)


Um mês antes da banda começar a turnê para promover Louder Than Love, o baixista Hiro Yamamoto decide sair do grupo e voltar para a faculdade depois de ficar frustrado por não contribuir muito com o grupo. Ele foi substituído primeiramente por Jason Everman, que fazia algumas pontas como guitarrista no Nirvana antes. Com essa formação, a banda logo começa sua turnê abrindo os shows da banda de Thrash Metal Voivod, que estava divulgando seu álbum Nothingface. Junto do Soundgarden abrindo também estava o Faith No More. Depois a banda começa uma nova turnê pela Europa. A única gravação de estúdio com essa formação é uma cover dos Beatles de Come Together, que está no EP Loudest Love de 1990, enquanto que uma das apresentações da banda com Everman foi lançado no VHS chamado Louder Than Live! At The Whisky, também em 1990 (Que foi lançado também em formato CD promocional).



Soundgarden - Loudest Love (EP) (1990)
1. Loud Love
2. Hands All Over
3. Get On The Snake
4. Heretic
5. Come Together (The Beatles Cover)
6. Fresh Deadly Roses
7. Big Dumb Sex (Dub Version)



Soundgarden - Louder Than Live! At The Whisky (1990)
1. Beyond The Wheel
2. Get On The Snake
3. Hunted Down
4. I Awake
5. Gun
6. Big Dumb Sex
7. Big Bottom (Spinal Tap Cover)
8. Earache My Eye (Cheech & Chong Cover)


Depois da turnê para divulgar Louder Than Love, Jason Everman é demitido da banda. Ele é substituído por Ben Shepherd, que havia tentado entrar na banda antes, mas não conseguiu entrar pois não tocava as músicas muito bem. Com Shepherd junto a banda, eles começam a compor e a gravar o terceiro álbum de estúdio. O resultado foi Badmotorfinger, lançado em Outubro de 1991.



Soundgarden - Badmotorfinger (1991)
1. Rusty Cage
2. Outshined
3. Slaves And Bulldozers
4. Jesus Christ Pose
5. Face Pollution
6. Somewhere
7. Searching With My Good Eye Closed
8. Room A Thousand Years Wide
9. Mind Riot
10. Drawing Flies
11. Holy Water
12. New Damage


O primeiro single do álbum, Jesus Christ Pose, ganhou muita atenção quando a MTV decidiu banir o vídeo-clipe da música em 1991, devido ao fato da música ser considerada anti-cristã por muitos ouvintes, chegando ao ponto da banda receber ameaças de morte durante a turnê na Europa divulgando Badmotorfinger. Apesar disso, a banda ganhou muita atenção e sucesso devido aos outros singles também: Rusty Cage e Outshined conseguiram ganhar a audiência das rádios alternativas e da MTV, sendo nomeado até pelo Grammy novamente na categoria "Melhor Performance de Metal" em 1992.

Seguido do lançamento de Badmotorfinger, a banda começa uma nova turnê nos EUA, chegando a abrir shows do Guns N' Roses na turnê de divulgação da Use Your Illusion Tour. Reza a lenda que Axl Rose e cia. escolheram pessoalmente o Soundgarden para a banda de abertura. Logo depois, em 1992, a banda acompanha o Skid Row na Slave To The Grind Tour. Depois, outra nova turnê é feita na Europa, com shows nos teatros, se juntando novamente ao Guns N' Roses para mais uma parte da Use Your Illusion Tour junto com o Faith No More também. Depois, a banda se junta a turnê do Lollapalooza ao lado de Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Ministry, dentre outras bandas. Um dos shows dessas turnês foi lançado em 1992 em formato VHS chamado Motorvision. Em antecipação da turnê do Lollapalooza, uma edição limitada de Badmotorfinger é lançada contendo um EP chamado Satanoscillatemymetallicsonatas (Ou SOMMS).

(Nota do autor: O arquivo de Motorvision presente aqui neste blog está em mp3.)

Soundgarden - Motorvision (1992)
1. Searching With My Good Eye Closed
2. Rusty Cage
3. Outshined
4. Little Joe
5. Mind Riot
6. Room A Thousand Years Wide
7. Jesus Christ Pose
8. Slaves And Bulldozers

Pegue aqui!








Soundgarden - SOMMS (EP) (1992)
1. Into The Void (Sealth) (Black Sabbath Cover)
2. Girl U Want (Devo Cover)
3. Stray Cat Blues (Rolling Stones Cover)
4. She's A Politician
5. Slaves And Bulldozers (Live)


A cover de Into The Void do Black Sabbath foi nomeada no Grammy novamente como "Melhor Performance de Metal" em 1993. Logo após terminarem a turnê, a banda começa a trabalhar no quarto álbum de estúdio em 1993, havendo apenas uma pausa para participar de uma turnê do Neil Young que durou 10 dias. E dessa vez os integrantes concordaram que deveria ter mais liberdade de composição neste disco do que nos anteriores. Levando muito mais tempo para ser gravado e mixado, Superunknown foi só lançado no ano seguinte, em Março de 1994.



Soundgarden - Superunknown (1994)
1. Let Me Drown
2. My Wave
3. Fell On Black Days
4. Mailman
5. Superunknown
6. Head Down
7. Black Hole Sun
8. Spoonman
9. Limo Wreck
10. The Day I Tried To Live
11. Kickstand
12. Fresh Tendrils
13. 4th Of July
14. Half
15. Like Suicide
16. She Likes Surprises


Superunknown se tornou o álbum que levou a banda ao estrelato. Chegou ao n° 1 da Billboard graças aos famosos singles Spoonman, The Day I Tried To Live, My Wave, Fell On Black Days e principalmente Black Hole Sun. A banda capturou o peso e a energia dos álbuns anteriores juntando-os com um novo e evoluído estilo envolvendo psicodelia. O vídeo-clipe de Black Hole Sun ganhou um prêmio do MTV Video Music Awards de 1994 por "Melhor Vídeo-clipe de Hard Rock/Metal" e em 1995 recebeu o prêmio Clio Award na categoria "Vídeo-clipe Alternativo". A banda também ganhou dois prêmios no Grammy: Black Hole Sun em "Melhor Performance de Hard Rock" e Spoonman em "Melhor Performance de Metal", além de fazer com que o álbum fosse nomeado como "Melhor Álbum de Rock". Superunknown também ganhou 5 discos de Platina nos EUA e permanece como sendo o álbum do Soundgarden com maior sucesso da carreira.

Em 1994 também foi lançado de forma não-oficial um dos tantos bootlegs da banda chamado Coverin', incluindo diversas covers que a banda fez junto de duas raridades próprias.


Soundgarden - Coverin' (1994)
1. I Can't Give You Anything (Ramones)
2. I Don't Care About You (Fear)
3. Can You See Me (Jimi Hendrix)
4. Homicidal Suicidal (Budgie)
5. Cop Killer (Body Count)
6. Come Together (The Beatles)
7. Stray Cat Blues (The Rolling Stones)
8. Touch Me (Wish/Fonda Rae)
9. Girl You Want (Devo)
10. Big Bottom (Spinal Tap)
11. Earache My Eye (Cheech & Chong)
12. Into The Void (Sealth) (Black Sabbath)
13. H.I.V. Baby (Soundgarden)
14. Sub Pop Rock City (Soundgarden)


A banda começou a turnê para divulgação do álbum antes mesmo dele ser lançado, em Janeiro de 1994, em lugares nas quais a banda nunca fora antes, como a Oceania e o Japão, que também foram os locais onde o álbum foi lançado mais cedo. E então, em Março de 1994 a banda começa outra turnê na Europa e depois outra turnê nos EUA com Tad e Eleven como bandas de abertura. No fim de 1994, após a turnê de divulgação de Superunknown, médicos descobriram que as cordas vocais do vocalista Chris Cornell foram severamente danificadas, fazendo com que a banda cancelasse diversas datas da turnê para evitar danos permanentes. A banda só retomou as atividades na turnê mais tarde, em 1995. Naquele mesmo ano, a banda lança um EP chamado Songs From The Superunknown.


Soundgarden - Songs From The Superunknown (EP) (1995)
1. Superunknown (LP Version)
2. Fell On Black Days (Video Version)
3. She Likes Surprises (International LP Version)
4. Like Suicide (Acoustic Version)
5. Jerry Garcia's Finger


Após a turnê mundial divulgando Superunknown, a banda começa a trabalhar no que foi considerado por mais de 15 anos seu último álbum de estúdio. Os integrantes escolheram produzir o disco por conta própria, porém, muitas tensões surgiram nas sessões, principalmente de Kim Thayil e Chris Cornell por diferenças musicais. Cornell queria abandonar os riffs de guitarra pesados que a banda tinha nos álbuns anteriores enquanto que Thayil era totalmente contra essa ideia. Com um som notavelmente menos pesado que os álbuns anteriores, Down On The Upside foi lançado em Maio de 1996.


Soundgarden - Down On The Upside (1996)
1. Pretty Noose
2. Rhinosaur
3. Zero Chance
4. Dusty
5. Ty Cobb
6. Blow Up The Outside World
7. Burden In My Hand
8. Never Named
9. Applebite
10. Never The Machine Forever
11. Tighter & Tighter
12. No Attention
13. Switch Opens
14. Overfloater
15. An Unkind
16. Boot Camp


Além de ser notavelmente menos pesado, Down On The Upside se distancia e muito das raízes Grunge da banda, com um som ainda mais experimental que o anterior, Superunknown, experimentando com outros sons, principalmente sons acústicos. O álbum gerou 4 singles: Pretty Noose, Burden In My Hand, Blow Up The Outside World e Ty Cobb (Apesar deste último não ter emplacado, seu lado B, Rhinosaur, emplacou nas paradas). Pretty Noose recebe uma nomeação no Grammy em "Melhor Performance de Hard Rock".

A banda começou testando o material de Down On The Upside muito antes do álbum ser lançado, isso em 1995, antes da banda começar a gravação desse material, em alguns shows. Mas a turnê de divulgação do álbum começou na turnê do Lollapalooza de 1996, sendo convidados pelo Metallica, que insistiram que a banda participasse. Após a turnê do Lollapalooza, a banda começa outra turnê mundial divulgando o álbum e foi durante esta turnê que as tensões entre os integrantes começaram a aumentar, gerando criticas por causa da falta de energia nos shows. Alguns shows de Dezembro de 1996 tiveram que ser adiados devido a problemas nas cordas vocais de Cornell.

No último show da turnê, em Fevereiro de 1997 no Havaí, o baixista Ben Shepherd tacou o seu baixo para o alto de tanta frustração por causa de falha no equipamento, e deixou o palco furioso. A banda recuou, com Chris Cornell retornando para o palco para um bis solo. Dois meses depois, em Abril de 1997, a banda anuncia que estava se separando. Naquele mesmo ano, uma coletânea chamada A-Sides foi lançada, contendo muitas das músicas mais conhecidas dos fãs da banda, incluindo uma B-Side chamada Bleed Together.



Soundgarden - A-Sides (1997)
1. Nothing To Say
2. Flower
3. Loud Love
4. Hands All Over
5. Get On The Snake
6. Jesus Christ Pose
7. Outshined
8. Rusty Cage
9. Spoonman
10. The Day I Tried To Live
11. Black Hole Sun
12. Fell On Black Days
13. Pretty Noose
14. Burden In My Hand
15. Blow Up The Outside World
16. Ty Cobb
17. Bleed Together


Após inúmeros projetos dos integrantes, a banda volta as atividades em 2010 com uma mensagem do Twitter de Chris Cornell, e após muito planejamento a banda faz seu primeiro show desde 1997 no Showbox At The Market naquele mesmo ano, em Abril.

(Nota do autor: O Bootleg dessa apresentação fechada se chama Nudedragons Sold Out! April 26, 2010 The Showbox At The Market, Seattle.)


Soundgarden - Nudedragons Sold Out! (2010)
1. Intro
2. Spoonman
3. Gun
4. Searching With My Good Eye Closed
5. Rusty Cage
6. Beyond The Wheel
7. Flower
8. Ugly Truth
9. Fell On Black Days
10. Hunted Down
11. Nothing To Say
12. Loud Love
13. Blow Up The Outside World
14. Pretty Noose
15. Outshined
16. Slaves And Bulldozers
17. Get On The Snake
18. Big Dumb Sex
19. Waiting For The Sun (The Doors Cover)


Após também ser uma das bandas headliner do Lollapalooza daquele ano, a banda lança uma nova coletânea chamada Telephantasm: A Retrospective, que foi primeiro lançado em edições especiais do jogo Guitar Hero: Warriors of Rock em Setembro de 2010, uma semana antes da coletânea entrar definitivamente nas lojas em Outubro daquele mesmo ano.


Soundgarden - Telephantasm: A Retrospective (2010)
CD 1:
1. All Your Lies
2. Hunted Down
3. Fopp
4. Beyond The Wheel
5. Flower (BBC Session)
6. Hands All Over
7. Big Dumb Sex
8. Get On The Snake (Live)
9. Room A Thousand Years Wide (Single Version)
10. Rusty Cage
11. Outshined
12. Slaves And Bulldozers

CD 2:
1. Jesus Christ Pose (Live)
2. Birth Ritual
3. My Wave
4. Superunknown
5. Spoonman
6. Black Hole Sun
7. Fell On Black Days (Video Version)
8. Burden In My Hand
9. Dusty
10. Pretty Noose (Live On SNI.)
11. Blow Up The Outside World (MTV Live 'N' Loud)
12. Black Rain


O primeiro single da banda desde 1997, Black Rain (Que era um antigo B-Side das sessões de Badmotorfinger) é lançado primeiro no jogo do Guitar Hero e mais tarde vai para as rádios, levando a coletânea a ganhar um disco de platina. A banda faz sua primeira aparição na TV em 13 anos no programa americano Conan em Novembro de 2010 e logo lança um single em vinil chamado The Telephantasm/Gun.


Soundgarden - The Telephantasm/Gun 7' (2010)
1. The Telephantasm
2. Gun (Live)


Em Março de 2011, a banda lança seu primeiro álbum ao vivo oficial chamado Live On I-5, que foi gravado em 1996 e planejado para ser lançado em 1997, porém a banda se separou antes do lançamento naquela época.


Soundgarden - Live On I-5 (2011)
1. Spoonman (Live At Del Mar)
2. Searching With My Good Eye Closed (Live At Del Mar)
3. Let Me Drown (Live At Del Mar)
4. Head Down (Live At Seattle)
5. Outshined (Live At Del Mar)
6. Rusty Cage (Live At Vancouver)
7. Burden In My Hand (Live At Salem)
8. Helter Skelter (The Beatles Cover) (Live At Del Mar)
9. Boot Camp (Live At Del Mar)
10. Nothing To Say (Live At Seattle)
11. Slaves And Bulldozers (Live At Oakland)
12. Dusty (Live At Oakland)
13. Fell On Black Days (Live At Oakland)
14. Search & Destroy (The Stooges Cover) (Live At Seattle)
15. Ty Cobb (Live At Del Mar)
16. Black Hole Sun (Live At Seattle)
17. Jesus Christ Pose (Live At Oakland)


Em Fevereiro de 2011 a banda anunciou que estava gravando um novo álbum, com produção de Adam Kasper. O trabalho começou em 2011, mas a banda decidiu fazer outros shows naquele mesmo ano, participando de festivais como o Voodoo Experience em Nova Orleans, e em 2012 continuaram com participações no Hard Rock Calling Festival e o KROQ Weenie Roast. Enfim, King Animal, o primeiro álbum do Soundgarden em mais de 15 anos, e o sexto da carreira, é lançado em Novembro de 2012.

(Nota do autor: King Animal contém uma boa quantidade de faixas bônus, então aproveite.)


Soundgarden - King Animal (2012)
1. Been Away Too Long
2. Non-State Actor
3. By Crooked Steps
4. A Thousand Days Before
5. Blood On The Valley Floor
6. Bones Of Birds
7. Taree
8. Attrition
9. Black Saturday
10. Halfway There
11. Worse Dreams
12. Eyelids Mouth
13. Rowing
14. Worse Dreams (Demo)
15. Black Saturday (Demo)
16. By Crooked Steps (Demo)
17. Bones Of Birds (Demo)
18. A Thousand Days Before (Demo)
19. Halfway There (Demo)


O álbum tem apenas um single no momento, que foi lançado antes do álbum (Been Away Too Long) com vídeo-clipe. Apesar disso, a banda fez um segundo vídeo-clipe da música By Crooked Steps. O álbum caiu na posição n° 5 da Billboard, ganhando sucesso moderado. A banda prossegue na sua turnê para divulgar o álbum.

2 comentários:

  1. Gracias por los discos, un saludo desde Valparaiso Chile

    ResponderExcluir
  2. Gracias por los discos, un saludo desde Valparaiso Chile

    ResponderExcluir