segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

(Momento "Grunge de outro país") Wolfgang.


O Wolfgang é uma banda que mistura Heavy Metal, Hard Rock e Grunge que foi formada em 1992 na capital das Filipinas, Manila. O Wolfgang é uma das bandas mais populares em sua terra natal, com diversos discos de platina por lá.

A banda começou com Basti Artadi (Nascido Sebastian Artadi, vocalista), Wolf Gemora (Nascido Leslie Gemora, baterista) e Manuel Legarda (Guitarrista, que ficou um tempo na Espanha e retornou pras Filipinas naquele mesmo ano) ficando inspirados depois de trabalharem em bandas locais e indo a shows de uma banda parceira chamada Razorback. Logo o trio se reúne e se denominam "Wolfpack" que não durou muito e logo o nome foi substituído pelo atual, Wolfgang.

Unindo influencias que vão desde o Heavy/Thrash Metal de Sepultura e Metallica, passando pelo Grunge de Pearl Jam e Soundgarden, até ao Hard setentista de Black Sabbath e Led Zeppelin, a banda logo começou a fazer shows em Makati e em outras regiões. Nessa época, muitos baixistas passaram pela banda até Mon Legaspi (Nascido Ramon Legaspi) se unir a banda em definitivo. O começo do sucesso da banda veio quando eles tocaram em um programa filipino de TV chamado "RJ Junior Jam".

Após aquela apresentação, a banda apresenta duas músicas demo: Left Alone e Darkness Fell, para as rádios locais, chamando ainda mais a atenção. Logo a banda assina contrato com a Tone Def, subsidiária da Ivory Records, e lança o seu primeiro álbum, Wolfgang, em 1995.


Wolfgang - Wolfgang (1995)
1. Arise
2. Halik Ni Hudas
3. What Grows In Your Garden
4. As Oceans
5. Cast Of Clowns
6. Natutulog Kong Mundo
7. Left Alone
8. Darkness Fell


O álbum foi muito bem-sucedido, chegando a ganhar disco de platina em menos de um ano.

Após diversas turnês pelas Filipinas, a banda assina contrato com outra gravadora, a Epic Philippines, subsidiária da Sony BMG, e lança seu segundo álbum por ela em 1996, chamado de Semenelin.


Wolfgang - Semenelin (Filipino Version) (1996)
1. Love And Despair
2. Bought And Sold
3. I...
4. Mata Ng Diyos
5. Cathedral Of Space
6. Center Of The Sun
7. Beast
8. Weightless
9. Semenelin
10. Blue 11
11. Mula Sa Kamandag
12. New Mother Nature/Verwirrung
13. Change


(Nota do autor: Também tenho a versão americana de Semenelin que foi lançado em 1997, com a música Mata Ng Diyos sendo renomeada para Watermarks, com letras diferentes, e uma música inédita em inglês chamada Roadworthy Man, que fica no lugar de Mula Sa Kamandag.)


Wolfgang - Semenelin (American Version) (1997)
1. Love & Despair
2. Bought & Sold
3. I...
4. Watermarks
5. Cathedral Of Space
6. Center Of The Sun
7. Beast
8. Weightless
9. Semenelin
10. Blue 11
11. Roadworthy Man
12. New Mother Nature/Verwirrung
13. Change


Semenelin gerou o single Weightless, que deu a banda um grande sucesso, sendo uma das bandas filipinas mais bem-sucedidas. O álbum ganhou dois discos de platina, além de vários prêmios no NU107 Rock Awards daquele ano, além da indicação como "Melhor álbum do ano". A banda logo começa uma grande turnê nas filipinas e outra turnê nos EUA no ano seguinte para divulgar o álbum.

Naquele mesmo ano de 1997, a banda lança seu terceiro álbum (O segundo pela Epic Philippines) chamado Wurm.


Wolfgang - Wurm (1997)
1. Sanctified
2. Alone
3. I.O.U.
4. 24
5. Molds
6. Hell Looks
7. The Last Solar Eclipse Of The 21st Century
8. Bring Down The Godhead
9. She Is My Cain
10. Emperor Worm
11. Aching Tree
12. Twist Of Lime
13. A Matter Of Time
14. Very Free
15. Le Fusilier's Theme


As vendas de Wurm foram mais baixas que Semenelin, devido ao fato da desaceleração do rock filipino no país, mas esse é considerado um dos melhores álbuns do grupo pelos fãs, assim como é considerado facilmente como um dos melhores álbuns do rock/metal filipino. Assim como foi com Semenelin, Wurm foi indicado como "Melhor álbum do ano" no NU107 Rock Awards e seus integrantes receberam vários prêmios. A banda fez uma turnê no Japão, pois o álbum também foi lançado por lá em 1998, além de mais uma grande leva de shows nas Filipinas.

A banda retorna ao estúdio, produz e lança Serve In Silence em 1999.


Wolfgang - Serve In Silence (1999)
1. Atomica
2. Man98
3. Hiwaga
4. Anino
5. Ratz
6. Bassarabs Walk
7. Serve In Silence
8. Catinamosh
9. Tulisan
10. Ilang Alon Ang Dala
11. Masters Of War
12. Aquarius
13. (Filler)
14. A Tonic Reprise


Serve In Silence tem um som mais acessível, ao contrário do experimentalismo em Wurm. Esse álbum também é considerado o álbum mais famoso do grupo nas Filipinas, apesar de não ter sido lançado no Japão nem nos EUA. O álbum gerou um forte single: Atomica. Serve In Silence levou o prêmio de "Melhor álbum do ano" no NU107 Rock Awards e todos os 4 integrantes receberam prêmios em suas devidas categorias. O álbum também foi indicado na categoria "Melhor Embalagem" e a banda também foi indicada na categoria "Escolha do Ouvinte". A banda começa uma nova turnê, e um dos shows dessa turnê é lançado no primeiro álbum ao vivo da banda, Acoustica.


Wolfgang - Acoustica (2000)
1. Center Of The Sun
2. Bought And Sold
3. 24
4. Left Alone
5. Anino
6. Atomica
7. Hell Looks
8. A Matter Of Time
9. She Is My Cain
10. Cast Of Clowns
11. Halik Ni Hudas
12. Aquarius


Em 2001 a banda termina sua turnê, volta ao estúdio e lança seu último álbum com a Epic Philippines, chamado de Black Mantra. Um álbum duplo contendo músicas de estúdio no 1° CD e versões covers ao vivo no 2° CD.


Wolfgang - Black Mantra (2001)
CD 1:
1. Judas Noose
2. Meckam
3. Trenta
4. Undertow
5. Bow Unto Thee
6. No Falter
7. Shoulders Of Cain
8. Bleed One Way
9. Heaven Spent
10. Idlip
11. Revolution Now

CD 2:
1. I'm A Mover (Free Cover)
2. Wishing Well (Free Cover)
3. Message In A Bottle (Sting Cover)
4. Bitch (The Rolling Stones Cover)
5. Come Together (The Beatles Cover)
6. Voodoo Chile (Jimi Hendrix Cover)
7. Giyang (Razorback Cover)
8. Southern Cross (Crosby, Stills & Nash Cover)
9. Your Time Is Gonna Come (Led Zeppelin Cover)


O álbum retoma o som agressivo que fora feito em Semenelin, com ainda mais pegada explosiva. O álbum gerou três singles: Bow Unto Thee, Meckam, Idlip e o principal deles, No Falter (Que entrou na trilha sonora da versão filipina do filme Final Fantasy). O álbum novamente foi bem-recebido, mas a banda se dissolve em 2002, partindo para novos projetos.

Porém, em 2007, a banda retorna após uma jam com o Razorback chamada de The Flaming Hemorroids. Na nova formação, o baterista Wolf Gemora não está mais presente, dando seu lugar para Francis Aquino. Nessa jam, ambas as bandas tocaram uma nova música, com comentários em relação a novos álbuns. A banda logo retorna aos palcos naquele mesmo ano e começa o trabalho no novo álbum através de sistemas de e-mail (Os 4 integrantes compartilhavam suas ideias através de correio eletrônico).

E então, depois de 6 anos de hiato, a banda lança Villains em 2008 pela própria gravadora do grupo, a Semenelin Music.


Wolfgang - Villains (2008)
1. R.P. Deathsquad
2. Ibrahim
3. Nine
4. Soap
5. John's Intro
6. John Of The Cross
7. Kung Gusto Mo Pa
8. Diaspora Mama
9. The Shaft
10. Novus Is Burning
11. Ladies & Gentlemen


A banda comercializa o álbum pela primeira vez em um concerto de natal chamado "The Black Christmas Project". Outra performance com o Razorback, chamada de Two Sides Live, foi composta de sets elétricos e um set acústico, sendo apresentadas músicas nunca antes tocadas ao vivo, como New Mother Nature/Verwirrung, I... e Cathedral Of Space. O som de Villains prossegue com a agressividade e peso feitos em Black Mantra. O single R.P. Deathsquad, apesar de ter sido lançado antes do álbum completo, gerou muito sucesso em terras filipinas.

Apesar dos shows, a banda só foi apresentar novas músicas em 2012. O novo single, Sandata, foi lançado nessa época. Logo o primeiro EP da carreira do grupo, chamado de Ang Bagong Dugo Sa Lumang Ugat - Unang Kabanata, foi lançado naquele mesmo ano e é considerado o primeiro trabalho na banda composto totalmente em tagalo, a língua dos filipinos (Os CD's anteriores da banda continham músicas em inglês e em tagalo.) O EP também é a primeira parte de uma trilogia. A segunda e terceira parte dessa mesma trilogia ainda estão sem previsão de lançamento.

Wolfgang - Ang Bagong Dugo Sa Lumang Ugat - Unang Kabanata (EP) (2012)
1. Kandila
2. Sandata
3. Ang Bagong Dugo Sa Lumang Ugat
4. Bulag

2 comentários:

  1. Wow I can't believe it. I live here in the Philippines but I don't have their songs and mind you their CDs reach up to 40 US Dollars here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Well, here in Brazil, Wolfgang is virtually unknown, and I don't know how I do this, but it was extremely easy to find their discography on the internet. :P

      Excluir