terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

(Simplesmente...) TAD.



Esse é o Tad. Uma banda Grunge de Seattle, Washington liderada pelo gorducho Tad Doyle, vocalista e guitarrista do grupo. A banda é notável pelo fato de ser uma das poucas bandas da cena que se focava mais no Heavy/Hard Setentista do que no punk, que era uma influencia para muitas bandas Grunge da região.

A banda foi formada em 1988 pelo guitarrista e vocalista Tad Doyle e pelo baixista Kurt Danielson, que antigamente já tocaram juntos quando a antiga banda de Danielson, o Bundle of Hiss tocou com a banda de Doyle na qual ele tocava bateria, o H-Hour. Doyle também tocava numa banda cover do Gang Of Four chamado Red Set. Mas antes da banda ser formada, Doyle gravou um single 7" solo chamado Daisy/Ritual Device, que foi lançado pela Sub Pop em 1988.


Tad - Daisy/Ritual Device 7" (Single) (1988)
1. Daisy
2. Ritual Device


O LP foi produzido pelo lendário produtor da cena de Seattle, Jack Endino, e fez um estardalhaço na cena musical da região, fazendo do Tad uma banda até bem popular na região. A banda (Dessa vez com o guitarrista Gary Thorstensen e o baterista Steve Wied) começou com os shows até 1989, onde a banda grava seu primeiro álbum da carreira. Chamado de God's Balls, o álbum é lançado pela Sub Pop em 1989.


Tad - God's Balls (1989)
1. Behemoth
2. Pork Chop
3. Helot
4. Tuna Car
5. Sex God Missy (Lumberjack Mix)
6. Cyanide Bath
7. Boiler Room
8. Satan's Chainsaw
9. Hollow Man
10. Nipple Belt
11. Ritual Device


O álbum foi novamente produzido por Jack Endino, e ganhou um grande sucesso no underground e nas cenas alternativas estadunidenses. Músicas como Satan's Chainsaw, Pork Chop e Nipple Belt ajudaram a estabilizar a personalidade setentista agressiva e pesada da banda, acompanhados dos gritos viscerais de Doyle e das instrumentais rasgadas e andamentos estranhos. A banda fez uma turnê européia junto com o Nirvana naquele mesmo ano, chegando a se apresentarem no mesmo dia em que o muro de Berlin foi derrubado.
Um single bootleg lançado por um selo canadense independente chamado Blow Pop, simplesmente chamado de Live, é lançado em 1989 contendo duas músicas ao vivo.


Tad - Live 7" (Single) (1989)
1. Assmaster
2. Wood Goblins


Logo o ano de 1990 chega, e a banda logo começa a produzir e lança seu próximo CD, que é dessa vez um EP chamado Salt Lick, produzido por outro grande respeitado produtor de Seattle, Steve Fisk. Mais dois singles também são lançados naquele mesmo ano: Um chamado Loser/Cooking With Gas e outro chamado Jinx, sendo esse último mostrando uma pista do trabalho futuro. Ambos os singles foram lançados pela Sub Pop.


Tad - Salt Lick (EP) (1990)
1. Axe To Grind
2. High On The Hog
3. Loser
4. Hibernation
5. Glue Machine
6. Potlatch
7. Wood Goblins
8. Cookin' With Gas
9. Daisy



Tad - Loser/Cooking With Gas 7" (Single) (1990)
1. Loser
2. Cooking With Gas



Tad - Jinx 7" (Single) (1990)
1. Jinx
2. Pig Iron


Graças a Salt Lick, a banda faz seu primeiro vídeo-clipe, da música Wood Goblins, mas na época, o vídeo foi banido da MTV, sabe-se lá por que. Após alguns shows nos EUA, a banda logo demonstra seu lado mais melódico, produzindo músicas nessa linha com o produtor Butch Vig para o lançamento do segundo álbum de estúdio do grupo (E o último pela Sub Pop), 8-Way Santa, em 1991.


Tad - 8-Way Santa (1991)
1. Jinx
2. Giant Killer
3. Wired God
4. Delinquent
5. Hedge Hog
6. Flame Tavern
7. Trash Truck
8. Stumblin' Man
9. Jack Pepsi
10. Candi
11. 3-D Witch Hunt
12. Crane's Cafe
13. Plague Years


O álbum tem um som mais acessível comparado a Salt Lick e God's Balls, mas ainda assim mantém a veia setentista do Tad que eles sempre carregam. Contendo músicas mais bem trabalhadas, 8-Way Santa gerou além de Jinx, o single Jack Pepsi, talvez um dos mais polêmicos do grupo. O single gerou polêmica devido ao fato de sua arte da capa, contendo uma logo 99% semelhante a logo da marca de refrigerantes Pepsi (Só que em vez de estar escrito Pepsi, está escrito o nome da banda), o que gerou um processo por parte da empresa contra a banda, porém, o tão famigerado "Logo da Pepsi" na capa do single está faltando partes nas laterais da verdadeira logo da empresa, fazendo com que a arte da capa ficasse mais com uma sensação de "Folk Art".

Outro processo contra a banda foi aberto, dessa vez sobre a capa de 8-Way Santa. O casal da foto descobriu que a mesma foto estava sendo usada de forma indevida para a capa da frente do CD, e nem mesmo o argumento de que a banda comprou a fotografia em um bazaar de garagem ajudou dessa vez, fazendo com que a Sub Pop trocasse a capa da frente do restante das cópias posteriores de 8-Way Santa para uma foto comum da banda. Mas isso não afetou o bom sucesso de crítica e público desse disco, que também teve uma ajudinha dos vídeo-clipes das músicas Stumblin' Man e Plague Years, memoravelmente lembrados pelos fãs mais "hardcore" da cena Grunge. Porém, em 1991 o baterista Steve Wied sai da banda e é substituído primeiramente por Ray Washam, que também não ficou muito tempo. No lugar de Washam entra Josh Sinder. Logo a Sub Pop lança mais um EP da banda, dessa vez chamado de Salem em 1992 (Considerado o primeiro trabalho com Sinder nas baquetas).


Tad - Salem (EP) (1992)
1. Salem
2. Walt
3. Leper


Logo a banda assina contrato com a Giant Records, subsidiária da Warner Bros, para lançar o terceiro álbum de estúdio, Inhaler em 1993.


Tad - Inhaler (1993)
1. Grease Box
2. Throat Locust
3. Leafy Incline
4. Luminol
5. Ulcer
6. Lycanthrope
7. Just Bought The Farm
8. Rotor
9. Paregoric
10. Pansy
11. Gouge


Graças ao produtor J Mascis, vocalista do Dinosaur Jr, o Tad fez um som mais bem-focado e bem-conduzido em Inhaler, o que levou o álbum a ganhar muito sucesso crítico, que consideram este o melhor álbum do grupo. Porém, o sucesso com o público foi pouco, mas apesar disso, a banda consegue emplacar alguns singles como Leafy Incline, Grease Box e Lycanthrope. Leafy Incline e Grease Box ganharam vídeo-clipes. Uma reedição do single de Leafy Incline foi lançado pela Futurist Records em 1993.


Tad - Pale Corckscrew/Leafy Incline 7" (Single) (1993)
1. Pale Corkscrew
2. Leafy Incline (Single Version)


A banda logo faz uma turnê com o Soundgarden em 1994 como banda de abertura (Junto do Eleven), na época o Soundgarden estava divulgando Superunknown. Porém, a Giant logo ficou com receio de ter a banda contratada após os executivos verem o pôster promocional para a divulgação de Inhaler. O pôster tinha uma foto do presidente estadunidense Bill Clinton segurando um cigarro de maconha e dizendo "This is Heavy Shit!" ou "Essa merda é pesada!". Por causa disso, a banda logo é demitida da Giant.

Ficando sem gravadora novamente, a banda lança um álbum ao vivo chamado Live Alien Broadcasts pela Futurist Records em 1994. Outro álbum, dessa vez um bootleg de raridades não-oficial chamado Texas Chainsaw Assault, também é lançado em 1994, dessa vez pela Alien Records na Europa.


Tad - Live Alien Broadcasts (1994)
1. Throat Locust
2. Just Bought The Farm
3. Paregoric
4. Delinquent
5. Rotor
6. Pale Corkscrew
7. Stumblin' Man
8. Demon Seed
9. Sunday Drive
10. Jack



Tad - Texas Chainsaw Assault (1994)
1. Assmaster
2. Jinx
3. Giant Killer
4. Wired God
5. Delinquent
6. Stumblin' Man
7. Jack Pepsi
8. Candi
9. 3-D Witch Hunt
10. Hibernation
11. Wood Goblins
12. Habit And Necessity
13. Leper
14. Damaged I
15. Welt
16. Eddie Hook
17. Salem
18. Pig Iron
19. Wood Goblins (Other Version)


Dessa vez, quem sai do grupo é o guitarrista Gary Thorstensen, mas em vez da banda contratar outro guitarrista, a banda decide prosseguir como um trio, conseguindo um novo contrato com outra gravadora, dessa vez com a EastWest, subsidiária da Elektra Records, para a gravação e lançamento do último álbum da banda, Infrared Riding Hood, em 1995.


Tad - Infrared Riding Hood (1995)
1. Ictus
2. Bullhorn
3. Thistle Suit
4. Emotional Cockroach
5. Red Eye Angel
6. Bludge
7. Dementia
8. Weakling
9. Halcyon Nights
10. Particle Accelerator
11. Tool Marks
12. Mystery Copter


O álbum não foi muito bem-recebido pela crítica e público. Com poucas vendas, a banda decidiu prosseguir com os shows para promover o álbum, mas a banda foi demitida da EastWest. O motivo foi que o representante de artistas e repertório da gravadora foi demitido também, levando a muitos artistas/bandas sem promoção e a interrupção da prensagem de álbuns dos mesmos, não importando o conteúdo. Mesmo com a demissão, a banda continuou fazendo shows pelo resto do ano de 95 até Josh Sinder sair da banda. Ele é substituído por Mike Mongrain, do Foil. A banda lançou mais dois singles antes de encerrar as atividades em 1999: Um chamado Obscene Hand/Kervorkian's Holiday em 1997 pela Amphetamine Reptile Records e outro chamado Oppenheimer's Pretty Nightmare/Accident On The Way To Church em 1998 pela Up Records.


Tad - Obscene Hand/Kervorkian's Holiday 7" (Single) (1997)
1. Obscene Hand
2. Kervorkian's Holiday



Tad - Oppenheimer's Pretty Nightmare/Accident On The Way To Church 7" (Single) (1998)
1. Oppenheimer's Pretty Nightmare
2. Accident On The Way To Church

3 comentários: