quarta-feira, 3 de abril de 2013

(Entrando numa Temporada Louca...) Mad Season.


Esse é o Mad Season, um dos supergrupos da cena grunge mais respeitados dos anos 90. O supergrupo foi formado em 1994, e é composto por Layne Staley (Alice in Chains) como vocalista/guitarrista, Mike McCready (Pearl Jam) como guitarrista, John Baker Saunders (Lamont Cranston Band, The Walkabouts) como baixista e Barrett Martin (Screaming Trees) na bateria.

Tudo começou quando Mike McCready estava na reabilitação em Minneapolis, Minnesota, durante a produção de Vitalogy, terceiro disco de sua banda, o Pearl Jam, conheceu John Baker Saunders na reabilitação, e em 1994 ambos retornam para Seattle e formam um projeto paralelo junto com o baterista do Screaming Trees, Barrett Martin. Imediatamente o trio começou a ensaiar e a compor duas músicas que se tornariam mais tarde as músicas Wake Up e River Of Deceit. McCready então trouxe seu amigo e frontman do Alice in Chains, Layne Staley, para completar de vez o line-up. Com isso, McCready alimentava esperanças de que se Staley ficasse ao redor de músicos que estão sóbrios, ele também teria chance de permanecer sóbrio.

Apesar de não terem nenhuma música completamente pronta (Apenas pedaços das mesmas) e não terem ainda um nome definido, McCready marcou um show no Crocodile Cafe sem nenhum anúncio em Outubro de 1994, e que se tornou um grande sucesso. Com isso, a banda realiza outro concerto, dessa vez no RKCNDY, no reveillon de 1994.

(Nota do autor: Há um bootleg que circula com toda a apresentação do Crocodile Cafe mais duas músicas que eles tocaram em uma sessão da rádio de Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, chamado de Self-Pollution, que é realizado em sua casa. O bootleg se chama Season of Myst. Outro bootleg, com a apresentação no RKCNDY, também circulava na mesma época, e se chama Season's Greetings. Outro contém outra apresentação no Crocodile Cafe, que fora disponibilizado no blog DiscosGrunge a alguns anos atrás e que foi meio difícil de conseguir ultimamente devido ao blog ter fechado. Esse bootleg se chama Crocodile Cafe, Seattle, WA, 11/20/94.)


Mad Season - Season Of Myst (Crocodile Cafe 10/12/94) (1994)
1. Wake Up (Instrumental)
2. I Don't Know Anything
3. River Of Deceit
4. November Hotel
5. Artificial Red
6. Voodoo Child (Jimi Hendrix Cover) (Instrumental)
7. Lifeless Dead (Self-Pollution Radio Broadcast)
8. I Don't Know Anything (Self-Pollution Radio Broadcast)



Mad Season - Crocodile Cafe, Seattle, WA, 11/20/94 (Bootleg) (1994)
1. Artificial Red
2. Wake Up
3. I Don't Know Anything
4. River Of Deceit
5. All Alone
6. November Hotel
7. Lifeless Dead
8. Unamed Song (Jesusathon)



Mad Season - Season's Greetings (Live in RKCNDY New Year's Eve '94) (1994)
1. Wake Up
2. Lifeless Dead
3. River Of Deceit
4. I Don't Know Anything
5. I'm Above
6. Artificial Red
7. I Don't Wanna Be A Soldier (John Lennon Cover)
8. All Alone
9. November Hotel

Pegue aqui!

Durante os dois shows no fim de ano de 1994, a banda já tinha um nome: The Gacy Bunch, que é uma junção do nome do famoso serial killer John Wayne Gacy (Conhecido lá nos EUA como Killer Clown, ou Palhaço Assassino) e o título de uma sitcom norte-americana dos anos 70 chamada de The Brady Bunch. Em Janeiro de 1995, a banda faz uma aparição na rádio Self-Pollution, uma rádio pirata comandada por Eddie Vedder do Pearl Jam, que tem duração de 4 horas e meia e fica disponível em todas as estações de rádio que a transmissão possa carregar. Nessa rádio, a banda toca as músicas Lifeless Dead e I Don't Know Anything, e logo a transmissão se tornou um verdadeiro sucesso. Após ganharem mais popularidade, a banda vai ao estúdio para gravar seu primeiro álbum e mudou o nome para Mad Season, que é um termo em inglês se referindo a época na qual os cogumelos alucinógenos florem, apesar de McCready se referir ao termo como "as temporadas de abuso de bebida e drogas".

Esse álbum, chamado de Above, foi produzido pela própria banda, gravado em menos de duas semanas e foi lançado pela Columbia Records em Março de 1995.


Mad Season - Above (1995)
1. Wake Up
2. X-Ray Mind
3. River Of Deceit
4. I'm Above
5. Artificial Red
6. Lifeless Dead
7. I Don't Know Anything
8. Long Gone Day
9. November Hotel
10. All Alone


O álbum ganhou um ótimo sucesso com a crítica e público, com um som que se assemelha a uma mistura dos sons de Alice in Chains e Pearl Jam com toques de blues rock. Durante o ano de 1995, Above caiu na posição 24 da Billboard e ganhou disco de ouro graças aos singles River Of DeceitI Don't Know Anything e Long Gone Day. Esse último contém uma participação especial de Mark Lanegan, que na época, cantava no Screaming Trees. (Lanegan também participou na faixa I'm Above e contribuiu com as letras nas faixas que participou.). Durante 1995, a banda prosseguiu com as turnês e lançou um VHS ao vivo chamado de Live At The Moore, que foi gravado no Moore Theatre em 29 de Abril de 1995.

(Nota do autor: A versão original, lançada em 1995, contém apenas dois terços do show completo. O que está disponível aqui é o show completo, então aproveite.)

Mad Season - Live At The Moore (1995)
1. Wake Up
2. Lifeless Dead
3. Artificial Red
4. River Of Deceit
5. I Don't Wanna Be A Soldier (John Lennon Cover)
6. Long Gone Day
7. I'm Above
8. I Don't Know Anything
9. X-Ray Mind
10. All Alone
11. November Hotel




A banda também colaborou com um cover de I Don't Wanna Be A Soldier para uma coletânea em tributo a John Lennon, chamado de Working Class Hero. Porém, após a turnê, o grupo ficou dormente em um hiato devido aos integrantes retornarem para suas respectivas bandas. Layne Staley voltou ao Alice in Chains para gravar o álbum Tripod, Mike McCready voltou ao Pearl Jam para gravar No Code, Barrett Martin voltou ao Screaming Trees para gravar Dust e John Baker Saunders se juntou ao The Walkabouts e gravou Devil's World com eles.

Em 1997, tentativas de McCready, Saunders e Martin de reviver o Mad Season estavam sendo feitas, porém, naquela época, a saúde de Layne Staley havia piorado e muito devido ao uso pesado de drogas. Como resultado ele recusou a proposta de voltar a banda, deixando a mesma sem nenhum vocalista. Com Staley fora da banda, McCready e cia. recrutaram Mark Lanegan e com isso, decidiram mudar o nome da banda, dessa vez para Disinformation no fim de 1997.

Logo o Disinformation começou a trabalhar nas composições do novo álbum em 1998, porém gravá-lo na época, foi difícil devido as bandas principais dos integrantes, que ainda estavam ativas. Durante o ano de 1998 os integrantes começaram a se distanciar uns dos outros, deixando o álbum do Disinformation com poucas probabilidades de ser gravado. Outro golpe crítico ao projeto aconteceu em Janeiro de 1999, com a morte do baixista John Baker Saunders devido a uma overdose de heroína. O grupo (especialmente o amigo de longa data McCready) ficou profundamente triste com as notícias da morte de Saunders. Apesar de não terem dado nenhum anúncio na mídia, era bem provável que o Mad Season/Disinformation tenha encerrado as atividades logo depois da morte de Saunders, já que o próprio Layne Staley, durante uma entrevista ao Alice in Chains em uma rádio, confirmou o fim da banda.

Em 2010, McCready participou de um show beneficente no Showbox em Seattle, para o Haiti. Ele fez performances com diversas covers, mas ele decidiu tocar River Of Deceit pela primeira vez em 15 anos, com Jeff Rouse (baixista do Vendetta Red e mais tarde, vocalista do Loaded) fazendo os vocais.
Porém, uma reunião do Mad Season só aconteceu dois anos depois, com Jeff Rouse nos vocais e Rick Friel no baixo, além dos integrantes originais (McCready e Martin) em um show no Showbox. Em Julho de 2012, o baterista Barrett Martin confirma que Mark Lanegan participará do novo álbum do Mad Season, além de ter anunciado que o Mad Season vai relançar Above em um box-set contendo material bônus. O box-set de Above foi lançado em 12 de Março de 2013 pela Legacy Recordings.


Mad Season - Above (Deluxe Edition) (2013)
CD 1:
1. Wake Up
2. X-Ray Mind
3. River Of Deceit
4. I'm Above
5. Artificial Red
6. Lifeless Dead
7. I Don't Know Anything
8. Long Gone Day
9. November Hotel
10. All Alone
11. Interlude
12. Locomotive
13. Black Book Of Fear
14. Slip Away
15. I Don't Wanna Be A Soldier (John Lennon Cover)

CD 2 (Live At The Moore):

1. Wake Up
2. Lifeless Dead
3. Artificial Red
4. River Of Deceit
5. I Don't Wanna Be A Soldier (John Lennon Cover)
6. Long Gone Day
7. I'm Above
8. I Don't Know Anything
9. X-Ray Mind
10. All Alone
11. November Hotel


Hoje em dia, a banda ainda está ativa, provavelmente trabalhando no novo álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário