sábado, 13 de abril de 2013

(Geléia de Pérolas suja que só o Mookie Blaylock come.) Pearl Jam.


O Pearl Jam é uma banda grunge americana originada de Seattle, Washington, formada em 1990. Desde sua criação, a banda consiste no vocalista Eddie Vedder, guitarristas Stone Gossard e Mike McCready e no baixista Jeff Ament. O atual baterista da banda é Matt Cameron, que tocava no Skin Yard e também toca no Soundgarden. Cameron está com o Pearl Jam desde 1998. O Pearl Jam é uma das bandas que conseguiram mais sucesso na cena de Seattle e ao lado de nomes como o Nirvana, Alice in Chains e Soundgarden, levaram o grunge e o rock/metal alternativo para o mainstream no começo da década de 90.

Após a empreitada de Gossard e Ament no Mother Love Bone e também após a morte de Andy Wood, vocalista do grupo, Gossard começou a gastar mais do seu tempo escrevendo músicas mais pesadas que costumava fazer antes. Após alguns meses, Gossard começou a praticar com seu amigo Mike McCready, cuja banda, Shadow, também havia encerrado as atividades recentemente. Mas McCready, porém, encorajou Gossard a voltar a fazer música com Ament.

Logo, o trio gravou uma demo e enviou para alguns amigos para encontrar um vocalista e um baterista. Eles deram uma cópia da demo para o ex-baterista do Red Hot Chili Peppers, Jack Irons, para ver se ele estaria interessado em se juntar a banda e/ou para ver se encontra alguém para se juntar ao projeto. Irons recusou o convite, mas entregou a mesma para um companheiro seu de partidas de basquete: Eddie Vedder (Que cantava em uma banda chamada Bad Radio e trabalhava temporariamente em um posto de gasolina). Ele ouviu a fita antes de ir surfar na praia, onde a inspiração para as letras vieram. Ele gravou seus vocais para três das músicas da demo (Alive, Once e Footsteps) no que ele descreve como uma "mini-opera" chamada Momma-Son.

(Nota do autor: Tenho ambas as demos, que consegui achar por aí garimpando na internet. A demo completa, sem vocais, encontrei no discosgrunge, e é chamada de Stone Gossard Demos. Se alguém tiver uma capa maior pra essa demo em si, só avisar nos comentários. Detalhe: Algumas das instrumentais também foram usadas para o Temple Of The Dog, portanto não estranhem.)


Pearl Jam - Stone Gossard Demos (1990)
1. The King (Even Flow)
2. Dollar Short (Alive)
3. Richard E (Alone)
4. E-Ballad (Black)
5. Untitled
6. Weird A (Animal)
7. 7Up (Pushin' Forward Back)
8. Doobie E (Breath)
9. Agyptian Crave (Once)
10. Times Of Trouble (Footsteps)
11. Evil E (Just A Girl)
12. Folk D



Pearl Jam - Momma-Son Demo (1990)
1. Dollar-Short (Alive)
2. A-gyptian (Once)
3. Times Of Trouble (Footsteps)


Logo Vedder enviou de volta a fita com seus vocais gravados para McCready, Gossard e Ament, que ficaram impressionados o bastante para fazer com que Eddie pegasse um voo para Seattle para um teste. Após uma semana de ensaios, Vedder entra de vez no grupo. Com o nome de Mookie Blaylock, a banda faz seu primeiro seu no Off Ramp Café em 22 de Outubro de 1990 com Dave Krusen na bateria.

(Nota do autor: Outro bootleg que havia sido disponibilizado no discosgrunge anteriormente, é o dessa apresentação no Off Ramp Café, simplesmente chamada de Mookie Blaylock Off Ramp Café 22/10/90. Eu também tenho uma cópia das demos de ensaio que serviram de teste para Vedder entrar no grupo de vez, que é a First Week Demos.)


Pearl Jam - First Week Demos (1990)
1. Even Flow
2. Once
3. Breath
4. Release
5. Just A Girl
6. Goat
7. Alive
8. Alone
9. Oceans
10. Black
11. Improv
12. Weird A
13. Daddy Could Swear, I Declare



Pearl Jam - Mookie Blaylock Live In Off Ramp Café 22/10/90 (1990)
1. Even Flow
2. Once
3. Breath
4. Release
5. Girl
6. Alive
7. Goat
8. Alone


Logo a banda assinou contrato com a Epic Records, porém, por questões de marca, a banda muda de nome para Pearl Jam (Devido ao fato de Mookie Blaylock ser o nome de um famoso jogador de basquete americano). Logo, com o novo nome, a banda entra no estúdio London Bridge em Março de 1991 para gravar o primeiro álbum. Logo cópias das músicas não-mixadas foram enviadas aos executivos da Epic em Abril, para acompanhar o processo de gravações. Após as sessões, Dave Krusen decide sair do grupo, alegando problemas pessoais e logo depois, decide se checar numa clínica de reabilitação. Matt Chamberlain (Que tocava bateria no grupo Eddie Brickell & New Bohemians) se une ao grupo, mas apenas fez algumas poucas performances ao vivo (Sendo um deles, filmado para o clipe de Alive.), saindo logo em seguida, sugerindo Dave Abbruzzese para ficar nas baquetas. Abbruzzese se une a banda e toca o restante dos shows da turnê promocional do novo álbum. Logo, Ten é lançado em Agosto de 1991.

(Nota do autor: Eu também tenho as Rough Mixes, que contém as faixas de Ten sem a mixagem, e mais alguns lados B.)


Pearl Jam - Ten Rough Mixes (1991)
1. Once
2. Why Go
3. Even Flow
4. Garden
5. Black
6. Oceans (Version I)
7. Release
8. Brother
9. Porch
10. Jeremy
11. Breath
12. Deep
13. Alone



Pearl Jam - Ten (1991)
1. Once
2. Even Flow
3. Alive
4. Why Go
5. Black
6. Jeremy
7. Oceans
8. Porch
9. Garden
10. Deep
11. Release


O álbum obteve pouco sucesso na época em que foi lançado, porém até a segunda metade de 1992 o álbum ganhou um enorme sucesso, ganhando certificado de ouro e ficando na segunda posição das paradas da Billboard em 1992. O álbum produziu os singles Alive, Even Flow, Jeremy e Oceans, com todos contendo vídeo-clipes. Ten ficou nas paradas da Billboard por mais de dois anos, ganhando disco de diamante e se tornando um dos discos de rock mais vendidos de todos os tempos. A banda logo continuou as turnê, mas na metade dela, a banda cancelou os outros shows para acompanhar o Red Hot Chili Peppers na turnê de divulgação de seu álbum Blood Sugar Sex Magik como a banda de abertura no Outono de 1991. As outras bandas que estavam acompanhando o Red Hot Chili Peppers na mesma turnê eram os Smashing Pumpkins e os Nirvana. Com os shows da turnê sendo feitos em arenas do que em teatros, os promotores da turnê decidiram substituir o Pearl Jam por uma atração com maior sucesso, mas os Smashing Pumpkins se retiraram da turnê, fazendo com que o Pearl Jam permanecesse. E logo em 1992, a banda inicia suas turnês na Europa. Logo a banda participa dos festivais Pinkpop e Roskilde em Junho daquele mesmo ano, mas a banda cancelou mais datas da turnê européia devido a problemas com a segurança e a exaustão de ficarem na estrada. Logo depois, a banda se junta a turnê do Lollapalooza junto de Soundgarden, Ministry, Red Hot Chili Peppers, dentre outras bandas, além de ter feito uma aparição no famoso MTV Unplugged com um curto set que apenas foi televisionado.


Pearl Jam - MTV Unplugged (1992)
1. Oceans
2. State Of Love And Trust
3. Alive
4. Black
5. Jeremy
6. Porch
7. Even Flow
8. Rockin' In The Free World (Neil Young Cover)

Pegue aqui!

Após uma participação no filme "Vida de Solteiro" com o nome Citizen Dick e com a contribuição de duas músicas para a trilha sonora do filme (State Of Love And Trust e Breath) os integrantes começaram a ficar desconfortáveis com o sucesso, com muito dessa popularidade queimante caindo sob o vocalista Eddie Vedder. Enquanto o Pearl Jam recebia 4 prêmios no MTV VMA (Video Music Awards) graças ao vídeo-clipe de Jeremy, a banda se recusou a fazer um vídeo-clipe de Black mesmo com a pressão da gravadora. Essa ação começou com uma tradição da banda de recusar a fazer vídeo-clipes para suas músicas, que durou uma boa parte dos anos 90. O motivo seria que os vídeo-clipes roubam do ouvinte a interpretação da música de sua própria mente.

Logo o Pearl Jam entra em estúdio de novo no começo de 1993 enfrentando o desafio de gravar o sucessor de Ten. A banda trabalha pela primeira vez com o produtor Brendan O'Brien como produtor (Rick Parashar havia produzido Ten). Os ensaios começaram no Potatohead Studio em Seattle, e logo a banda se mudou para o The Site em Nicasio, Califórnia, em Março de 1993 para começar a gravação. Gravando uma música por vez com Brendan O'Brien na produção, logo o álbum Vs. foi terminado e lançado em Outubro de 1993.


Pearl Jam - Vs. (1993)
1. Go
2. Animal
3. Daughter
4. Glorified G
5. Dissident
6. W.M.A.
7. Blood
8. Rearviewmirror
9. Rats
10. Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town
11. Leash
12. Indifference


Vs. começou logo no topo da Billboard, ficando lá por 5 semanas. O álbum vendeu quase 1 milhão de cópias só nos primeiros 5 dias de lançamento e superou todas as outras entradas do top 10 da Billboard daquela semana, sendo considerado um recorde no mundo da música. Apesar de ser conhecido pelo seu apelo para os fãs de música de todas as tendências, sendo evidente a apresentação da banda no MTV Music Awards e as vendas monstruosas do álbum, Vs. gerou quatro singles: Go, Daughter, Animal e Dissident. E apesar do sucesso do álbum, os integrantes decidiram reduzir seus esforços comerciais, dando pouquíssimas entrevistas, aparecendo poucas vezes na TV e adotando a tradição de não fazer vídeo-clipes para suas músicas. A turnê para divulgar Vs. começou no Outono de 1993 até a Primavera de 1994. A de 1993 se focou mais no lado oeste dos EUA, enquanto que a turnê de 1994 se focou mais no lado leste. Durante essa turnê, a banda definiu um limite nos preços dos ingressos numa tentativa de frustrar cambistas.

Foi durante a turnê na primavera de 1994 que muitas coisas aconteceram para a banda. Primeiro, a descoberta de que os ingressos de dois shows da mesma turnê em Chicago, Illinois tinham uma taxa de serviço imposta pela revendedora de bilhetes Ticketmaster, fazendo com que os ingressos ficassem mais caros. Segundo, a notícia da morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana, em 8 de Abril de 1994, que afetou profundamente o vocalista Eddie Vedder, que também se sentiu confuso. Logo após a turnê terminar, a banda entrou com um processo contra a Ticketmaster que acusa a empresa de ser um monopólio cuja prática anticoncorrencial permitia preços de marcação de mais de 30%. A intenção da banda era fazer com que os ingressos ficassem mais baratos para seus fãs. A banda eventualmente cancelou sua turnê de verão em 1994 em protesto. Após o departamento de justiça arquivar o processo, a banda continuou a boicotar a Ticketmaster, se recusando a tocar em shows que tem contrato com a companhia. Muito do processo de composição para o próximo álbum, Vitalogy, foi composto durante a turnê de divulgação de Vs. e boatos na época diziam que o álbum já estava pronto no começo de 1994, mas que o lançamento do álbum foi adiado pela Epic devido a batalha da banda contra a companhia.

A maioria das faixas de Vitalogy foram gravadas enquanto a banda estava na estrada. Mas logo as tensões dentro da banda começaram a aumentar dramaticamente, e após terminarem a gravação do novo álbum, o baterista Dave Abbruzzese foi demitido da banda. A banda citou diferenças políticas entre os outros integrantes e o baterista, como por exemplo, Abbruzzese não concordava com o boicote a Ticketmaster. Ele foi substituído por Jack Irons, o ex-baterista do Red Hot Chili Peppers que recomendou que Eddie Vedder ouvisse a primeira demo de Gossard, Ament e McCready. Irons tocou seu primeiro show com a banda no concerto de caridade Bridge School Benefit, de Neil Young, mas ele não foi anunciado como o novo baterista do grupo até a chamada da rádio de Vedder, a Self-Pollution. Sendo o segundo álbum na qual o Pearl Jam trabalha com O'Brien, logo Vitalogy foi lançado em Novembro de 1994 em vinil e duas semanas mais tarde, em Dezembro de 1994, nas versões em CD e fita-cassete.


Pearl Jam - Vitalogy (1994)
1. Last Exit
2. Spin The Black Circle
3. Not For You
4. Tremor Christ
5. Nothingman
6. Whipping
7. Pry, To
8. Corduroy
9. Bugs
10. Satan's Bed
11. Better Man
12. Aye Davanita
13. Immortality
14. Hey, foxymophandlemama, that's me (Stupid Mop)


O álbum contém músicas mais experimentais, variando entre músicas pesadas, baladas calmas e faixas experimentais a lá art rock. Desde o seu lançamento em CD, Vitalogy se tornou o segundo álbum da carreira da banda que vendeu mais rápido, com mais de 900.000 cópias vendidas na primeira semana de lançamento, com cinco discos de platina certificados. O álbum também caiu na posição 55 das paradas da Billboard, gerando singles das faixas Spin The Black Circle, Better ManNot For You e Immortality. Apesar das turnês na Australia (Que geraram um duplo CD promocional com uma apresentação da banda ao vivo em Melbourne, no Flinders Park Tennis Centre, Março de 1995, chamado de Rarefied & Live) e outra turnê bem-sucedida na Ásia, a banda ainda continuou o boicote a Ticketmaster, que graças a ideia de tocar apenas em casas que não possuem contrato com a Ticketmaster, preveniu a banda de fazer muitos shows nos EUA por muitos anos, e a mesma ficou surpresa de ver que outras bandas também não se juntaram ao boicote. A banda escolheu usar companhias alternativas de ingressos para os shows nos EUA.


Pearl Jam - Rarefied & Live (Promo) (1995)
CD 1:
1. Release
2. Last Exit
3. Spin The Black Circle
4. Tremor Christ
5. Corduroy
6. Not For You
7. Lukin
8. Animal
9. Glorified G
10. Daughter (Stuff And Nonsense)
11. State Of Love And Trust
12. Why Go
13. Jeremy

CD 2:
1. Whipping
2. Immortality
3. Rearviewmirror
4. Alive
5. Black
6. Blood
7. (NW)
8. Porch
9. Go
10. Even Flow
11. (I Got You)
12. Better Man
13. (Words Seem Out Of Place)
14. Indifference
15. Keep On Rockin' In The Free World (Neil Young Cover)


Durante o ano de 1995, a banda (menos o vocalista Eddie Vedder, que estava encarando um "problema intenso de perseguição") decidiu trabalhar com Neil Young em seu álbum solo Mirror Ball. Duas das faixas que ficaram fora das sessões do álbum solo de Young, e que foram trabalhadas com os vocais de Vedder depois, foram incluídas no Single/EP Merkin Ball. Esse lançamento também é marcado como sendo o primeiro trabalho da banda com Jack Irons nas baquetas.


Pearl Jam - Merkin Ball (EP) (1995)
1. I Got Id
2. Long Road


A banda logo começou a trabalhar no próximo álbum em Chicago, Illinois em Julho de 1995 durante a temporada das ondas de calor em Chicago (A chamada Chicago Heat Wave). Após uma semana de jam sessions na Chicago Recording Company, a banda vai até Nova Orleans, Louisiana numa pausa da turnê para voltar a trabalhar no novo disco (Mais principalmente, na faixa Off He Goes) mas as gravações só começaram mesmo no Studio Litho em Seattle na primeira metade de 1996, com Brendan O'Brien na produção novamente. Logo a banda termina No Code, que é lançado em Agosto de 1996.


Pearl Jam - No Code (1996)
1. Sometimes
2. Hail, Hail
3. Who You Are
4. In My Tree
5. Smile
6. Off He Goes
7. Habit
8. Red Mosquito
9. Lukin
10. Present Tense
11. Mankind
12. I'm Open
13. Around The Bend


O álbum se distancia e muito dos anteriores, devido ao experimentalismo presente nas músicas, que vão desde a baladas experimentais até músicas com influencia de rock de garagem e noise rock. Apesar do single Who You Are ter ficado nas paradas da Billboard (ao contrário dos outros singles, Hail, Hail e Off He Goes), No Code não vendeu muito, sendo um dos álbuns do Pearl Jam que ganharam menos sucesso de crítica e público. A banda promoveu o álbum com turnês nos EUA e na Europa no Outono de 1996. A turnê nos EUA foi curta novamente por causa do boicote a Ticketmaster, e também devido ao uso de companhias de bilhetes alternativas, mas logo os fãs reclamaram da dificuldade em conseguir ingressos devido a esses motivos.

Logo depois da curta turnê de divulgação de No Code, a banda volta ao estúdio apenas em 1997 para gravar o sucessor. Ainda trabalhando com Brendan O'Brien (Sendo seu último trabalho com o Pearl Jam naquela década), a banda retorna as raízes do rock direto que faziam em Ten e Vs. mas com mais profissionalismo. O álbum vazou na rádio WKRL-FM em Dezembro de 1997, devido a própria rádio ter botado para tocar uma cópia promocional do álbum, o que levou ao álbum a vazar na internet devido aos fãs terem gravado as transmissões da rádio desse álbum. A banda também se apresenta ao vivo em Janeiro de 1998 na rádio Monkeywrench, e a apresentação foi lançada por uma outra rádio chamada WMMR 93.3 com o nome de Monkeywrench Radio, onde a banda apresenta as primeiras músicas do novo álbum. Yield, porém, só foi lançado alguns meses depois, em Fevereiro de 1998 em fita cassete, CD, vinil e MiniDisc.


Pearl Jam - Yield (1998)
1. Brain Of J.
2. Faithful
3. No Way
4. Given To Fly
5. Wishlist
6. Pilate
7. Do The Evolution
8. Untitled (The Color Red)
9. MFC
10. Low Light
11. In Hiding
12. Push Me, Pull Me
13. All Those Yesterdays



Pearl Jam - Monkeywrench Radio (1998)
1. Do The Evolution
2. Given To Fly
3. Pilate
4. Wishlist
5. Brain Of J.
6. In Hiding
7. Spin The Black Circle
8. Nothingman


O álbum deu ao Pearl Jam novamente bastante sucesso, com Yield sendo bem-recebido por crítica e público, e a banda abandona a tradição de não fazer mais vídeo-clipes quando eles contratam o cartunista canadense Todd McFarlane para criar um vídeo-clipe em animação para a música Do The Evolution, um dos singles do grupo que conseguiu mais sucesso. Outros singles que foram bem-recebidos foram os das músicas Given To Fly e Wishlist. A banda começou a promover o álbum com turnês na Oceania e em outros países da América do Norte, e após terminarem a turnê na Australia, o baterista Jack Irons deixa a banda devido ao descontentamento com a turnê. Irons foi substituído temporariamente por Matt Cameron, cuja banda onde tocava, o Soundgarden, já havia encerrado as atividades no ano anterior. Mas logo Cameron fica definitivamente na banda. A turnê de verão nos EUA marca o retorno da banda com o uso da Ticketmaster, devido ao fato da banda querer que os fãs se acomodem melhor, mas eles ainda mantém os shows com a empresa no mínimo, em estádios. Logo após a turnê bem sucedida de Yield, a banda lança um álbum ao vivo chamado Live On Two Legs, com as melhores músicas de cada show da turnê.


Pearl Jam - Live On Two Legs (1998)
1. Corduroy
2. Given To Fly
3. Hail, Hail
4. Daughter
5. Elderly Woman Behind The Counter On A Small Town
6. Untitled
7. MFC
8. Go
9. Red Mosquito
10. Even Flow
11. Off He Goes
12. Nothingman
13. Do The Evolution
14. Better Man
15. Black
16. Fuckin' Up (Neil Young Cover)


Também em 1998, a banda lança um single com um cover do grupo de Jazz J. Frank Wilson & The Cavaliers chamado de Last Kiss apenas para o fã-clube da banda, mas devido a demanda popular, a banda lança o single para o público em 1999. Todo o lucro com o single foi destinado para ajudar os desabrigados da guerra de Kosovo.


Pearl Jam - Last Kiss (Single) (1999)
1. Last Kiss (J. Frank Wilson & The Cavaliers Cover)
2. Soldier Of Love (Arthur Alexander Cover)


Logo depois da turnê, a banda dá um breve descanso, retomando a atividade no final de 1999 para trabalhar em um novo álbum, sendo o primeiro trabalho com Cameron nas baquetas. Escolhendo produzir com Tchad Blake (Conhecido por usar técnicas binaurais nos seus trabalhos) a banda começa a explorar com outras coisas, mas ainda mantendo suas raízes no rock, mas durante a gravação, a banda encontrou dificuldades. O vocalista Eddie Vedder estava com bloqueio criativo, o que dificultava para ele escrever suas letras, e também o guitarrista Mike McCready estava na reabilitação para receber um tratamento com drogas prescritas por médicos. Mas isso não impediu a banda de completar Binaural, que foi lançado em Maio de 2000.


Pearl Jam - Binaural (2000)
1. Breakerfall
2. God's Dice
3. Evacuation
4. Light Years
5. Nothing As It Seems
6. Thin Air
7. Insignificance
8. Of The Girl
9. Grievance
10. Rival
11. Sleight Of Hand
12. Soon Forget
13. Parting Ways


Em Binaural, a banda vai novamente pro lado mais art rock experimental, abrindo com três faixas mais animadas antes de ficar mais diversificado. Esse álbum também é um dos mais obscuros da banda. Apesar dos singles Light Years e Nothing As It Seems (Que emplacou na Billboard) e o álbum ser bem-recebido pela crítica, o álbum não vendeu tanto, sendo o primeiro álbum da banda a não receber disco de platina, recebendo apenas disco de ouro (Pouco mais de 700.000 cópias). A turnê de promoção de Binaural começou com shows na Europa, em Maio com um show em Lisboa, Portugal, com shows de aquecimento em Bellingham, Washington e em Vancouver, British Columbia. Os shows prosseguiram normalmente na Europa até o dia 30 de Junho de 2000, com um acidente numa edição do festival Roskilde na Dinamarca, que terminou de forma trágica. 9 fãs foram pisoteados e sufocados até a morte pela platéia. Após inúmeros pedidos para se afastarem, a banda decidiu parar de tocar e tentar acalmar a platéia, mas já era tarde demais. Duas datas do festival foram canceladas, e a banda pensou seriamente em acabar após esse evento. O Pearl Jam inicialmente foi acusado pelo incidente, mas a banda mais tarde ficou livre de qualquer responsabilidade. Mais dois concertos programados para Julho também foram cancelados.

Um mês depois da turnê européia ser concluída, em agosto, a banda embarca numa turnê americana, com uma das performances em 22 de Outubro, no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, Nevada, sendo uma celebração de 10 anos da primeira apresentação da banda, quando se chamavam Mookie Blaylock.

Ambas as turnês de Binaural são conhecidas por serem documentadas em diversos bootlegs oficiais, com todos eles disponíveis nas lojas ou no fã-clube da banda. Ao todo, a banda lançou 72 bootlegs ao vivo oficiais entre 2000 e 2001, e deixa um recorde de maior quantidade de álbuns debutando na Billboard ao mesmo tempo. No começo, a banda pretendia lançar os bootlegs apenas para o fã-clube da banda, mas a sua gravadora proibia a banda de fazer isso.

Logo depois dos eventos do 11 de Setembro de 2001, Eddie Vedder e Mike McCready se juntam a Neil Young para um concerto beneficente chamado "America: A Tribute To Heroes" para tocar a música Long Road, presente no EP Merkin Ball. O concerto, que foi televisionado 10 dias depois dos atentados, serviu para juntar dinheiro para doação as vítimas e seus familiares.

Logo o Pearl Jam começa a trabalhar em um novo álbum após quase um ano de pausa. E dessa vez usando e abusando de elementos mais folk rock misturando-os com os elementos art rock experimentais do álbum anterior. Gravado em duas sessões em dois estúdios diferentes (Studio X e Space Studio) sob a produção de Adam Kasper, o álbum Riot Act é o último da banda lançado pela Epic, em Novembro de 2002.


Pearl Jam - Riot Act (2002)
1. Can't Keep
2. Save You
3. Love Boat Captain
4. Cropduster
5. Ghost
6. I Am Mine
7. Thumbing My Way
8. You Are
9. Get Right
10. Green Disease
11. Help Help
12. Bu$hleaguer
13. 1/2 Full
14. Arc
15. All Or None


O álbum acabou vendendo bem menos que seu antecessor, Binaural, mas Riot Act foi bem-melhor recebido pela crítica e gerou mais singles: Bu$hleaguer, Save You, Love Boat Captain e a mais famosa do álbum, I Am Mine. A banda começou a promover o álbum com turnês na Austrália, Japão e América do Norte em 2003, que foram as primeiras turnês com o tecladista Boom Gaspar. Bandas de abertura incluíam as Sleater-Kinney e os Buzzcocks, dentre outras bandas.

Os Pearl Jam receberam muita atenção devido aos shows fortemente politizados nas turnês de Riot Act. Durante um bis no show da banda em Perth, Western Australia, o frontman do Hunters & Collectors, Mark Seymour se juntou a banda para tocar Throw Your Arms Around Me, uma das músicas do Hunters & Collectors favoritas de Eddie Vedder. Em muitos shows da turnê da América do Norte, Vedder cantava Bu$hleaguer com uma máscara do presidente da época, George W. Bush. A banda deu notícia quando foi visto que alguns dos fãs deixaram o palco quando Vedder "impalou" a máscara de Bush com o microfone em um show no Denver, Colorado, em 1° de Abril. Em outro show do dia 30 de Abril em Nova York, a banda foi vaiada após os mesmos incidentes, mas isso não impediu a banda de prosseguir, tocando um cover de Know Your Rights, do The Clash. A música Arc foi tocada nove vezes durante a segunda parte da turnê americana como uma homenagem aos fãs que morreram no incidente de Roskilde.

Todos os shows das turnês de Riot Act, assim como os shows de Binaural, também foram documentados em diversos bootlegs, vendidos no site oficial da banda. Ao todo, apenas 9 estão disponíveis nas lojas.

Em Junho de 2003, a banda anunciou que estava deixando a Epic Records oficialmente após o fim do contrato com a gravadora. A banda anunciou também que não tinha nenhum interesse em assinar com outra grande gravadora. O primeiro lançamento após deixar a Epic foi um single da música Man Of The Hour, em Novembro de 2003 numa parceria com a loja online Amazon. Uma música que o diretor Tim Burton pediu para que a banda gravasse para incluí-la na trilha sonora do filme "Peixe Grande e Suas Maravilhosas Histórias". Ao mesmo tempo a Epic também lançou duas coletâneas: Uma em Novembro de 2003 de raridades chamada Lost Dogs e outra em Novembro de 2004 contendo os diversos hits da banda, chamado de Rearviewmirror (Greatest Hits 1991-2003).


Pearl Jam - Man Of The Hour (Single) (2003)
1. Man Of The Hour (Big Fish)
2. Man Of The Hour (Demo)



Pearl Jam - Lost Dogs (2003)
CD 1:
1. All Night
2. Sad
3. Down
4. Hitchhiker
5. Don't Gimme No Lip
6. Alone
7. In The Moonlight
8. Education
9. Black, Red, Yellow
10. You
11. Leavin' Here
12. Gremmie Out Of Control
13. Whale Song
14. Undone
15. Hold On
16. Yellow Ledbetter

CD 2:
1. Fatal
2. Other Side
3. Hard To Imagine
4. Footsteps
5. Wash
6. Dead Man
7. Strange Tribe
8. Drifting
9. Let Me Sleep
10. Last Kiss
11. Sweet Lew
12. Dirty Frank
13. Brother
14. Bee Girl



Pearl Jam - Rearviewmirror (Greatest Hits 1991-2003) (2004)
CD 1:
1. Once [Brendan O'Brien Remix]
2. Alive [Brendan O'Brien Remix]
3. Even Flow (Single Version)
4. Jeremy
5. State Of Love And Trust
6. Animal
7. Go
8. Dissident
9. Rearviewmirror
10. Spin The Black Circle
11. Corduroy
12. Not For You
13. I Got Id
14. Hail Hail
15. Do The Evolution
16. Save You

CD 2:
1. Black [Brendan O'Brien Remix]
2. Breath
3. Daughter
4. Elerly Woman Behind The Counter On A Small Town
5. Immortality
6. Better Man
7. Nothingman
8. Who Are You
9. Off He Goes
10. Given To Fly
11. Wishlist
12. Last Kiss
13. Nothing As It Seems
14. Light Years
15. I Am Mine
16. Man Of The Hour
17. Yellow Ledbetter


Em 2004, os Pearl Jam também lançaram um álbum ao vivo sob o contrato de apenas um álbum pela gravadora BMG, o chamado Live At Benaroya Hall. Um álbum ao vivo acústico duplo que foi gravado ao vivo no Benaroya Hall em Seattle, Washington, em Outubro de 2003.


Pearl Jam - Live At Benaroya Hall (2004)
CD 1:
1. Of The Girl
2. Low Light
3. Thumbing My Way
4. Thin Air
5. Fatal
6. Nothing As It Seems
7. Man Of The Hour
8. Immortality
9. Off He Goes
10. Around The Bend
11. I Believe In Miracles (The Ramones Cover)
12. Sleight Of Hand
13. All Or None
14. Lukin

CD 2:
1. Parting Ways
2. Down
3. Encore Break
4. Can't Keep
5. Dead Man
6. Masters Of War (Bob Dylan Cover)
7. Black
8. Crazy Mary (Victoria Williams Cover)
9. 25 Minutes To Go (Shel Silverstein Cover)
10. Daughter
11. Encore Break
12. Yellow Ledbetter


Os Pearl Jam também tocaram em um show surpresa na gravadora independente Easy Street em Abril de 2005 em Seattle, Washington. Algumas músicas do show foram lançadas em um EP chamado Live At Easy Street, que foi licenciado pela J Records.


Pearl Jam - Live At Easy Street (EP) (2005)
1. Crowd Noise [Intro]
2. Half Full
3. Lukin
4. American In Me (Penelope Houston Cover)
5. Save You
6. Bleed For Me (Dead Kennedys)
7. The New World (X Cover) (Feat. John Doe)
8. Porch

Pegue aqui!

A banda só começou a ter ideias pro próximo álbum depois de participar da turnê Vote For Change, uma turnê que visa divulgar uma campanha para que todos possam votar em seus representantes nos EUA. A banda começou a gravar em Fevereiro de 2005, mas interrompeu as sessões para fazer outra grande turnê que teve shows no Canadá, nos EUA e em toda a América Latina, incluindo seus primeiros shows no Brasil (Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro). O tempo de longevidade entre Riot Act e o novo álbum é, no momento, o mais longo de toda a sua carreira e o novo álbum marca o lançamento de um novo CD de inéditas em outra gravadora. Logo a banda resolve assinar com a J Records, que assim como a Epic, também faz parte da Sony Music Entertainment (Hoje, Sony BMG). O primeiro e único lançamento por essa gravadora, o álbum auto-intitulado Pearl Jam (Também conhecido como The Avocado Album, ou O Álbum do Abacate em inglês) foi lançado em Maio de 2006.


Pearl Jam - Pearl Jam (2006)
1. Life Wasted
2. World Wide Suicide
3. Comatose
4. Severed Hand
5. Marker In The Sand
6. Parachutes
7. Unemployable
8. Big Wave
9. Gone
10. Wasted Reprise
11. Army Reserve
12. Come Back
13. Inside Job


O álbum é um belo exemplo de retorno as raízes, assim como aconteceu com Yield, além de uma comparação com o álbum Vs. feita por Jeff Ament, baixista. Além do retorno as raízes, o Avocado Album ganhou excelentes resenhas e vendeu muito mais que Riot Act (Que vendeu apenas 500.000 cópias, enquanto que o álbum do abacate vendeu 700.000). Três singles saíram do álbum: World Wide Suicide, Life Wasted e Gone. Apenas World Wide Suicide entrou nas paradas da Billboard Modern Rock em 1° lugar, fato esse que não acontecia desde 1996 com Who You Are (Do álbum No Code) e também o fato de ter se tornado 1° lugar é um feito que não acontecia desde 1998 com Given To Fly (De Yield), enquanto que Life Wasted e Gone não tiveram o mesmo feito, apesar de serem bem-sucedidos também. Os Pearl Jam promoveram o álbum com uma turnê na América do Norte, Austrália e Europa (Um continente que a banda não visitava havia 6 anos). A banda também abriu alguns shows do Tom Petty & The Heartbreakers, que estavam divulgando seu álbum Highway Companion. Em alguns shows a banda de abertura era a lendária banda alternativa Sonic Youth.

A banda também foi uma das headliners dos festivais Reading e Leeds em Agosto de 2006, apesar da banda ter dito antes que nunca participaria de um festival após o Roskilde. Os shows dessa turnê, como de costume, também foram disponibilizados em formato de bootlegs oficiais em MP3 e em FLAC em seu site oficial. Alguns meses depois, a banda fez outra turnê mais curta na Europa, que consistia apenas de 13 shows (Que infelizmente não foram disponíveis em bootlegs oficiais). Em 2008, a banda se torna headliner do Bombaroo Music Festival e mais uma turnê norte-americana é feita.

Logo naquele mesmo ano de 2008, o Pearl Jam se prepara pra gravar mais um novo álbum. Logo, em 2009, a banda começa a gravar demos instrumentais que escreveram durante o ano passado. Em Março de 2009, uma surpresa: O primeiro álbum da banda, Ten, é relançado em uma edição especial, contendo o álbum original mais as remixagens de Brendan O'Brien do álbum e alguns lados B e extras. (Nota do autor: A versão que estou upando aqui é a Ten (Legacy Edition), que tem apenas os dois CD's.)


Pearl Jam - Ten (Legacy Edition) (2009)
CD 1:
1. Once
2. Even Flow
3. Alive
4. Why Go
5. Black
6. Jeremy
7. Oceans
8. Porch
9. Garden
10. Deep
11. Release

CD 2:

1. Once (Remix)
2. Even Flow (Remix)
3. Alive (Remix)
4. Why Go (Remix)
5. Black (Remix)
6. Jeremy (Remix)
7. Oceans (Remix)
8. Porch (Remix)
9. Garden (Remix)
10. Deep (Remix)
11. Release (Remix)
12. Brother (With Vocals)
13. Just A Girl (Mookie Blaylock Demo 1990)
14. Breath And A Scream (Mookie Blaylock Demo 1990)
15. State Of Love And Trust (Demo 1991)
16. 2.000 Mile Blues
17. Evil Little Goat

Pegue aqui!

A reedição de Ten vendeu 60.000 cópias, mas como itens de catálogo não são incluídos na lista da Billboard, se fosse incluído, ficaria na posição 5. O novo álbum (Que foi gravado na Califórnia, no Henson Recording Studio, e em Atlanta no Southern Tracks Recording And Doppler) ficou a cargo de Brendan O'Brien na produção (O último álbum que O'Brien produzira com o Pearl Jam era Yield, de 1998). Logo Backspacer foi lançado pela própria gravadora do grupo, a Monkeywrench Records (Fundada naquele mesmo ano depois do contrato de apenas um álbum com a J Records) em Setembro de 2009.


Pearl Jam - Backspacer (2009)
1. Gonna See My Friend
2. Got Some
3. The Fixer
4. Johnny Guitar
5. Just Breathe
6. Amongst The Waves
7. Unthought Known
8. Supersonic
9. Speed Of Sound
10. Force Of Nature
11. The End


Backspacer é um dos discos mais curtos do grupo, com músicas contendo pouco tempo de duração. O som também tem muita influencia de pop rock e New Wave. O álbum também é conhecido por ser o único lançamento independente que alcançou o n° 1 da Billboard nos EUA, vendendo 189.000 cópias na primeira semana de lançamento, sendo também o primeiro álbum da banda que chega ao n° 1 das paradas americanas desde No Code de 1996, ganhando discos de ouro e platina.

A turnê de Backspacer teve shows na Oceania, Europa e América do Norte em 2009, com mais shows na Europa e América do Norte em 2010. Durante um show da banda no Shepherds Bush Empire em Londres, Ronnie Wood, um dos guitarristas do Rolling Stones, se juntou a banda para tocar "All Along The Watchtower", um cover de Bob Dylan. E no mesmo show mais tarde, o irmão mais novo de Pete Townsend, Simon Townsend, tocou um cover de "The Real Me" do The Who com a banda. Outro show em Outubro de 2009 contou com a presença de Chris Cornell do Soundgarden cantando "Hunger Strike" com Eddie Vedder, marcando uma das reuniões do Temple Of The Dog esporádicas, e Jerry Cantrell do Alice in Chains tocando Alive, clássico do álbum Ten. Os shows dessas turnês de Backspacer estão também disponíveis no site da banda em formato de bootlegs em diversos formatos (Como FLAC, MP3 e CD's físicos).

Logo 2011 chega, e outro lançamento sai pela Monkeywrench Records em Janeiro: Uma espécie de "continuação" de Live On Two Legs, documentando os melhores momentos dos shows da banda de 2003 até 2010, chamado de Live On Ten Legs.


Pearl Jam - Live On Ten Legs (2011)
1. Arms Aloft (Joe Strummer & The Mescaleros Cover)
2. World Wide Suicide
3. Animal
4. Got Some
5. State Of Love And Trust
6. I Am Mine
7. Unthought Known
8. Rearviewmirror
9. The Fixer
10. Nothing As It Seems
11. In Hiding
12. Just Breathe
13. Jeremy
14. Public Image (Public Image Ltd. Cover)
15. Spin The Black Circle
16. Porch
17. Alive
18. Yellow Ledbetter


Logo em Setembro de 2011, mais um lançamento da banda, e dessa vez é um single, simplesmente chamado de Olé. A banda também lança outro álbum ao vivo de graça apenas pelo Google Music em Novembro do mesmo ano, chamado de 9.11.2011 Toronto, Canada.


Pearl Jam - Olé (Single) (2011)
1. Olé



Pearl Jam - 9.11.2011 Toronto, Canada (2011)
1. Long Road
2. Do The Evolution
3. Once
4. Got Some
5. Faithfull
6. Nothing As It Seems
7. Elderly Woman Behind The Counter On A Small Town
8. Setting Forth (Eddie Vedder Solo)
9. Not For You/Modern Girl (Sleater-Kinney Cover)
10. Given To Fly
11. Just Breathe
12. Off He Goes
13. Daughter/It's OK (Dead Moon Cover)
14. Grievance
15. Down
16. Unthought Known
17. The Fixer
18. Porch
19. Encore Break 1
20. Nothingman
21. Better Man/Save It For Later (The English Beat Cover)
22. Leatherman
23. Black
24. Rearviewmirror
25. Encore Break 2
26. Chloe Dancer (Mother Love Bone Cover)
27. Crown Of Thorns (Mother Love Bone Cover)
28. Alive
29. Keep On Rockin' In The Free World (Feat. Neil Young) (Cover)

Pegue aqui!

O concerto em Toronto foi na data do aniversário dos ataques do 11 de Setembro as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York. Logo, coincidindo com o lançamento do documentário PJ20, a banda começa a "Pearl Jam Twenty Tour" no Canadá e passa pela Europa, além de países onde a banda nunca tinha ido, como Costa Rica, onde a banda tocou para um público de 30.000 pessoas. No mesmo ano de 2011, a banda relança mais dois álbuns de sua carreira em um box: Vs. & Vitalogy. (Nota do autor: A versão que upei é a versão deluxe, com os dois CD's remasterizados e suas respectivas faixas bônus mais uma apresentação da banda no Orpheum Theater, em Boston, Massachussets, em 12 de Abril de 1994.)


Pearl Jam - Vs. & Vitalogy (Deluxe Edition) (2011)
CD 1 (Vs.):
1. Go
2. Animal
3. Daughter
4. Glorified G
5. Dissident
6. W.M.A.
7. Blood
8. Rearviewmirror
9. Rats
10. Elderly Woman Behind The Counter On A Small Town
11. Leash
12. Indifference
13. Hold On (Acoustic Demo)
14. Cready Stomp (Instrumental)
15. Crazy Mary (Victoria Williams Cover)

CD 2 (Vitalogy):
1. Last Exit
2. Spin The Black Circle
3. Not For You
4. Tremor Christ
5. Nothingman
6. Whipping
7. Pry, To
8. Corduroy
9. Bugs
10. Satan's Bed
11. Better Man
12. Aye Davanita
13. Immortality
14. Stupid Mop
15. Better Man (Guitar and Organ Only Mix)
16. Corduroy (Alternate Take)
17. Nothingman (1993 Demo feat. Richard Stuverud on Drums)

CD 3 (Live At The Orpheum Theater, April 12, 1994):
1. Oceans
2. Even Flow
3. Sonic Reducer (Dead Boys Cover Feat. Mark Arm)
4. Immortality
5. Glorified G
6. Daughter
7. Not For You
8. Rats
9. Blood
10. Release
11. Tremor Christ
12. Once
13. Fuckin' Up (Neil Young Cover)
14. Dirty Frank
15. Rearviewmirror
16. Elderly Woman Behind The Counter On A Small Town


Em 2013, a banda se apresentou no Lollapalooza, mas devido a banda ter proibido a transmissão do show na TV, o show não foi transmitido no dia da apresentação em si, mas após a banda liberar a transmissão, o show foi transmitido dias depois pelo canal a cabo Multishow. A banda anunciou anos atrás a possibilidade de um novo álbum, mas ainda não há notícias do mesmo, então o jeito é esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário