terça-feira, 2 de abril de 2013

(Uma das bandas que começou tudo.) Green River.


O Green River é uma banda grunge de Seattle, Washington, e uma das primeiras do gênero. A banda foi fundada em 1984 e conta com Mark Arm nos vocais, Alex Vincent na bateria, Jeff Ament no baixo e Stone Gossard na guitarra. No começo de sua carreira a banda também contava com o guitarrista Steve Turner. Apesar da banda ter causado pouquíssimo impacto fora de sua cidade natal, eles provaram que tem influencia significativa no que chamamos hoje de "Grunge".

Como mencionado antes, o Green River foi fundado em 1984 por Mark Arm nos vocais e guitarra, Steve Turner também na guitarra, Alex Vincent na bateria e Jeff Ament no baixo. Mais tarde, o guitarrista Stone Gossard entra pro grupo, deixando Arm se concentrar mais como vocalista. Quase todos os integrantes se conheciam através de outras bandas ainda menores no mesmo cenário musical.

Logo no fim de 1984, a banda começa a fazer seus primeiros shows dentro e ao redor de Seattle. (Nota do autor: Um outro blog de discografias grunge chamado DiscosGrunge, que hoje está fechado, disponibilizou um bootleg da primeira apresentação do Green River, simplesmente chamado de Seattle 01-07-84 (First Show)).


Green River - Seattle 1/7/84 (First Show) (1984)
1. Green River Theme Song
2. Baby Help Me Forget
3. New God
4. 10,000 Things
5. Leech
6. Barbara Ann
7. Unknown I
8. Unknown II
9. 33 Rps
10. Fear
11. Tunnel Of Love


Já em Dezembro de 1984, a banda começa a produção do seu primeiro disco: Um EP de 6 faixas chamado Come On Down. Porém, após terminarem a produção do EP no comecinho de 1985, o guitarrista Steve Turner abandona o grupo, devido ao fato do desgosto dos outros integrantes por suas tendências heavy metal demais. Ele foi substituído por Bruce Fairweather, que tocava em uma banda chamada Deranged Diction e havia saído da mesma. Em maio de 1985, Come On Down é lançado pela Homestead Records, após a banda completar uma turnê independente e após muito tempo sendo adiado.


Green River - Come On Down (EP) (1985)
1. Come On Down
2. New God
3. Swallow My Pride
4. Ride Of Your Life
5. Corner Of My Eye
6. Tunnel Of Love


O EP foi lançado com pouco alarde, e não vendeu muito bem, mas é considerado o primeiro álbum lançado por uma banda grunge, pois precedeu até mesmo a famosa coletânea Deep Six.

Em 1986, a banda prossegue com turnês no noroeste pacífico, com shows geralmente lotados (principalmente na terra natal da banda, Seattle.), e após participarem da coletânea Deep Six com duas músicas, a banda começa a produção do seu segundo EP, Dry As A Bone, em Junho de 86. Com a produção de Jack Endino, o grupo pretendia lançar o novo EP pela Sub Pop, mas assim como aconteceu com Come On Down, o lançamento de Dry As A Bone foi adiado, devido ao fundador da Sub Pop não poder pagar o lançamento naquele ano. Durante esse meio-tempo a banda prosseguiu com os shows e lançou um single de Together We'll Never pela gravadora local Tasque Force. O EP Dry As A Bone só foi lançado finalmente em Julho de 1987 pela Sub Pop, um ano depois de sua produção.


Green River - Dry As A Bone (EP) (1987)
1. This Town
2. P.C.C.
3. Ozzie
4. Unwind
5. Baby Takes



Green River - Together We'll Never 7' (Single) (1987)
1. Together We'll Never
2. Ain't Nothin' To Do


O novo EP foi promovido pela Sub Pop como "Um GRUNGE extremamente solto que destruiu a moral de uma geração", e o EP ganhou muita atenção no underground do noroeste estadunidense. Porém, quase que imediatamente após o lançamento de Dry As A Bone, a banda entra em estúdio novamente para o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, chamado de Rehab Doll. Porém, houve muita tensão dentro do grupo, e essas tensões e brigas estavam mais focalizadas em Stone Gossard com Jeff Ament contra Mark Arm devido a uma divisão estilística. Gossard e Ament queriam procurar por uma gravadora grande, enquanto que Arm queria se manter no circuito independente, tachando a dupla de "carreiristas demais". As brigas formaram um ponto de ruptura em um show da banda em Outubro de 1987 em Los Angeles, Califórnia. Aparentemente, sem informar aos outros integrantes, Jeff Ament encheu a lista de convidados do show com muitos representantes de grandes gravadoras em vez dos amigos da banda, mas apenas dois representantes da lista apareceram pro show. Logo, em Outubro de 1987, Ament, Gossard e Fairweather expressaram suas vontades de saírem do grupo, apesar deles terem concordado em terminar a produção de Rehab Doll durante os próximos três meses. Logo, o Green River cessa suas atividades após a produção do álbum, que foi lançado apenas em Junho de 1988 pela Sub Pop.


Green River - Rehab Doll (1988)
1. Forever Means
2. Rehab Doll
3. Swallow My Pride
4. Together We'll Never
5. Smilin' And Dyin'
6. Porkfist
7. Take A Dive
8. One More Stitch
9. Queen Bitch


Após o lançamento de Rehab Doll e do fim do Green River, os integrantes continuaram em outros projetos. Arm se uniria a Steve Turner para formar a famosa banda Mudhoney, enquanto que Gossard, Ament e Fairweather se uniram a Andrew Wood (ex-Malfunkshun) para formar o Lords Of The Wasteland, que mais tarde se tornaria o Mother Love Bone. Alex Vincent se afastou do mundo da música e se mudou para o Japão para estudar direito e só retornaria para os Estados Unidos anos depois. Dois anos depois do lançamento de Rehab Doll, um disco póstumo da banda, uma coletânea unindo dois discos do grupo, chamado de Dry As A Bone/Rehab Doll foi lançado em Setembro de 1990 pela Sub Pop. A coletânea marca o primeiro lançamento da banda (Mesmo que póstumo) em CD. Outra coletânea, mas dessa vez um bootleg com demos e um show ao vivo da banda em 1987 em Los Angeles foi lançado em 1994 pela Capricorn Records da Austrália, e é chamado de Swallow My Pride.


Green River - Dry As A Bone/Rehab Doll (1990)
1. This Town
2. P.C.C.
3. Ozzie
4. Unwind
5. Baby Takes
6. Searchin'
7. Ain't Nothing To Do
8. Queen Bitch
9. Forever Means
10. Rehab Doll
11. Swallow My Pride
12. Together We'll Never
13. Smilin' And Dyin'
14. Porkfist
15. Take A Dive
16. One More Stitch



Green River - Swallow My Pride (Bootleg) (1994)
1. New God
2. Personality Meltdown
3. Leech
4. 33rpm
5. Against The Grain
6. Baby Help Me Forget
7. Together We'll Never
8. Bazaar
9. Forever Means
10. Rehab Doll
11. Queen Bitch
12. Together We'll Never
13. By Her Own Hand
14. This Town
15. Smilin' And Dyin'
16. Swallow My Pride
17. The Needle And The Damage Done (Neil Young Cover)


A primeira reunião do Green River só aconteceu em 1993, durante um show do Pearl Jam em Las Vegas, Nevada. Participando da reunião estavam Arm, Turner, Gossard, Ament e no lugar de Vincent (Que estava no Japão) estava Chuck Treece, que tocava bateria pro Pearl Jam naquela mesma noite no lugar de Dave Abbruzzese. Com essa formação, o quinteto tocou apenas duas músicas: Swallow My Pride e Ain't Nothin' To Do, antes de deixar o palco. A banda retornou as atividades em 2008 para quatro shows em Seattle. (Nota do autor: Fiz dois bootlegs para duas das apresentações da banda: Um do primeiro show de reunião que aconteceu no dia 10 de Julho de 2008 no Sunset Tavern em Seattle, chamado de Reunion (2008/07/10) e outro no dia 13 de Julho de 2008 no Marymoor Park, próximo de Seattle, para a comemoração dos 20 anos da Sub Pop, chamado de Live In Tribute To Sub Pop (2008/07/13).) deixando pistas de que podem fazer um álbum novo, ou relançar algum dos álbuns antigos do grupo, mas até o presente momento, nada disso foi confirmado.


Green River - Reunion (2008/07/10) (Live Bootleg) (2008)
1. Come On Down
2. 33 RPM
3. P.C.C.
4. Ozzie
5. Baby Help Me Forget
6. Unwind
7. Leech
8. Queen Bitch
9. Together We'll Never
10. Swallow My Pride
11. New God
12. 10,000 Things
13. This Town
14. Ain't Nothin' To Do



Green River - Live In Tribute To Sub Pop (2008/07/13) (Live Bootleg) (2008)
1. Come On Down
2. 33 RPM
3. P.C.C.
4. Ozzie
5. Together We'll Never
6. Baby Help Me Forget
7. Leech
8. Swallow My Pride
9. New God
10. This Town
11. Ain't Nothin' To Do

Nenhum comentário:

Postar um comentário