terça-feira, 7 de maio de 2013

(Com esses irlandeses do norte, você vai precisar de terapia.) Therapy?


Sim, um nome curioso e tanto: Therapy?
Esse é o nome de uma banda de rock/metal alternativo da Irlanda do Norte, formada em 1989. A banda é comandada pelo figuraça Andy Cairns (guitarrista, vocalista). Com sensibilidades pop misturadas a uma salada de estilos que vão desde o rock/metal alternativo até o noise rock e ao grunge noventista, passando até mesmo pelo punk rock setentista, a banda conseguiu bastante prestígio durante o auge do rock alternativo no começo dos anos 90, mas vem mantendo uma base suficientemente grande de fãs lá fora até os dias de hoje, com uma carreira bastante sólida.

Enquanto estava na platéia de um show beneficente em Jordanstown, Andy Cairns notou que Fyfe Erwing tocava bateria numa banda cover de punk rock. Impressionado com a agressividade do baterista, Cairns resolveu trocar uma ideia com Erwing e os dois concordaram em fazer ensaios na casa do baterista, em Larne. Naquela época, Cairns usava um simples e pequeno amplificador de treino enquanto que Erwing usava escovas para tocar sua bateria. Durante o verão de 1989 a dupla decidiu gravar a primeira demo do Therapy?, chamada de Thirty Seconds Of Silence, com Cairns tocando um baixo emprestado de Michael McKeegan, colega de escola de Erwing. Com a intenção de tocar ao vivo, os dois recrutam McKeegan como o baixista e tocam seu primeiro show no Belfast Art College em Agosto de 1989. Seguido de mais alguns shows, a banda grava sua segunda demo em 1990, chamada de Meat Abstract.

(Nota do autor: Como eu não encontrei imagens muito grandes das duas demos, então fiz as capas de ambas as demos baseadas em pequenas imagens das capas originais das fitas. O resultado até que ficou bom, mas se eu por um acaso encontrar uma imagem maior de ambas as fitas, eu editarei.)


Therapy? - Thirty Seconds Of Silence (Demo) (1989)
1. Bloody Blue
2. Skyward
3. Body O.D.
4. Beefheart/Albini



Therapy? - Meat Abstract (Demo) (1990)
1. Multifuck
2. Here Is
3. S.W.T.
4. Punishment Kiss


Logo o som do Therapy? começou a ficar mais influenciado por bandas e artistas do meio indie rock da época, como The Jesus Lizard, Big Black e The Membranes, assim como artistas pop/disco da Bélgica como Errotic Dissidents.

Durante o verão daquele ano, a banda fez sua primeira turnê pela Inglaterra ao lado da banda The Beyond, chamando a atenção do famoso DJ John Peel com o tempo. Os primeiros anos da banda seguiram o padrão familiar de trabalho e rotina dura da cena alternativa local, com Cairns trabalhando numa fábrica da Michelin pelo dia todo, e correndo pelos bares e casas de shows da Irlanda do Norte atrás de shows. A banda também escolheu ser a banda de suporte de qualquer banda que visse na sua frente, desde bandas de metal progressivo como The Beyond até os próprios artistas/bandas da cena alternativa, como Loop, Ride, Teenage Fanclub, Inspiral Carpets, TAD, Fugazi e Ned's Atomic Dustbin. Mas isso só ajudou a banda a se firmar na cena alternativa da época, graças ao estilo descompromissado da mesma, assim como o uso do feedback da guitarra como um "quarto instrumento" e estruturas músicas estranhas, combinando uma abordagem sombria, mas original e samplers de filmes lado b e documentários obscuros, ajudaram o trio a ser descoberto pela gravadora independente Wiiiija Records, cuja banda foi apresentada através de Lesley Rankine do Silverfish. Os dois álbuns lançados pela Wiiiija, Babyteeth de 1991, e Pleasure Death de 1992, levaram a banda a assinar um contrato com a A&M Records.


Therapy? - Babyteeth (1991)
1. Meat Abstract
2. Skyward
3. Punishment Kiss
4. Animal Bones
5. Loser Cop
6. Innocent X
7. Dancin' With Manson



Therapy? - Pleasure Death (1992)
1. Skinning Pit
2. Fantasy Bag
3. Shitkicker
4. Prison Breaker
5. D.L.C.
6. Potato Junkie


Ambos os álbuns foram bem-sucedidos no ramo underground, com ambos chegando ao n° 1 das paradas indie da Europa. De Babyteeth foram feitos dois vídeo-clipes caseiros das músicas Meat Abstract e Innocent X, porém, de Pleasure Death não foi feito nenhum vídeo-clipe. Mas o sucesso no underground levou o Therapy? a fazer turnês junto de bandas como o Babes In Toyland e o Hole, e a banda embarcou na sua primeira turnê americana em 1992, após relançarem ambos os mini-álbuns em uma coletânea chamada Caucasian Psychosis. (Nota do autor: Não vou disponibilizar a coletânea, pois não tem nada de novo além de todas as faixas de Babyteeth e Pleasure Death.).

Logo, graças a atenção e ao contrato com a A&M, a banda lança seu primeiro álbum por uma grande gravadora, Nurse, naquele mesmo ano.


Therapy? - Nurse (1992)
1. Nausea
2. Teethgrinder
3. Disgracelands
4. Accelerator
5. Neck Freak
6. Perversonality
7. Gone
8. Zipless
9. Deep Sleep
10. Hypermania


O álbum ganhou um bom sucesso na Europa, principalmente na Inglaterra, onde foi para o Top 40 em Novembro de 1992, e além da Irlanda, de onde o single Teethgrinder ganhou muito sucesso. Além do vídeo-clipe desse single, outro vídeo-clipe de Nausea também foi gravado. Logo no Natal de 1992, a banda lança um single em vinil chamado Have A Merry Fucking Christmas e o distribui gratuitamente em shows em Belfast e Dublin.


Therapy? - Have a Merry Fucking Christmas 7" (Single) (1992)
1. Teenage Kicks
2. With Or Without You (U2 Cover)


Claro que na mesma época do auge do movimento grunge, o Therapy? sofreu diversas comparações com o Nirvana, banda liderada pelo enigmático Kurt Cobain, sendo muitas dessas comparações vindas da mídia em si. As guitarras pesadas e a bateria inventível estavam indo cada vez mais na direção do som sujo que o grunge proporcionava na época.

Se teve um momento em que a banda decolou para o seu lugar ao sol, foi em 1993. Com o lançamento do EP Shortsharpshock catapultou a banda direto ao Top 10 da Inglaterra, no n° 9.


Therapy? - Shortsharpshock (EP) (1993)
1. Screamager
2. Auto Surgery
3. Totally Random Man
4. Accelerator


O EP deu a banda a primeira oportunidade de aparecer na primeira de muitas aparições no famoso programa televisivo Top Of The Tops. Mais dois EP's que ficaram no Top 40 Inglês, Face The Strange e Opal Mantra foram lançados em seguida, e que fizeram a banda ficar na estrada durante muito tempo, com turnês nos circuitos de festivais na Europa, fazendo aparições separadas nos EUA abrindo shows pro King's X inicialmente, e mais tarde, abrindo shows para ambos Helmet e The Jesus Lizard, além de seus primeiros shows no Japão.


Therapy? - Face The Strange (EP) (1993)
1. Turn
2. Speedball
3. Bloody Blue
4. Neck Freak (Remix)



Therapy? - Opal Mantra (EP) (1993)
1. Opal Mantra
2. Innocent X (Live)
3. Potato Junkie (Live)
4. Nausea (Live)


Logo 1994 chega, e a banda, ainda através do contrato com a A&M, lança seu segundo álbum pela gravadora, chamado de Troublegum. E é por esse álbum que a banda alcança o pico mais alto de sua carreira.


Therapy? - Troublegum (1994)
1. Knives
2. Screamager
3. Hellbelly
4. Stop It You're Killing Me
5. Nowhere
6. Die Laughing
7. Unbeliever
8. Trigger Inside
9. Lunacy Booth
10. Isolation
11. Turn
12. Femtex
13. Unrequited
14. Brainsaw


Troublegum é o álbum mais bem-sucedido da banda, chegando a vender quase 1 milhão de cópias e alcançando o n° 5 das paradas inglesas e contendo muitos singles como os das músicas Screamager, Turn, Nowhere, Trigger Inside, Die Laughing, Isolation (Um cover do Joy Division lançado apenas na Alemanha), Femtex e Knives (Ambos lançados apenas nos EUA). Além disso, diversos vídeo-clipes foram feitos das músicas Screamager, Turn, Nowhere, Trigger Inside, Die Laughing e duas versões diferentes de Isolation. O álbum deu a banda o direito de participar em diversos festivais famosos na Europa, como na terceira aparição consecutiva no Reading, no Monsters Of Rock e no Phoenix Festival, além de nominações no Mercury Music Prize e no Kerrang! Awards.

Mas logo a impaciência por um novo álbum estava aumentando, e a banda grava e lança em Junho de 1995 seu terceiro álbum pela A&M, o experimental Infernal Love. Um EP promocional apenas distribuído para as rádios européias também foi feito, chamado de Misery.


Therapy? - Infernal Love (1995)
1. Epilepsy
2. Stories
3. A Moment Of Clarity
4. Jude The Obscene
5. Bowels Of Love
6. Misery
7. Bad Mother
8. Me Vs You
9. Loose
10. Diane
11. 30 Seconds



Therapy? - Misery (Promo EP) (1995)
1. Misery (Radio Version)
2. Evil Elvis (The Lost Demo)
3. Knives (Live)
4. Stories (Live)
5. Isolation (Consolidated Mix)


O álbum Infernal Love se distancia e muito do som feito em Troublegum. Em Infernal Love, a banda tentou fazer uma espécie de vasta e épica paisagem sonora cinematográfica, com as músicas sendo interligadas por passagens de música ambiental feitas pelo DJ David Holmes, de Belfast. Era claro que o Therapy? tinha mudado a direção do seu som. Apesar dos singles Bad MotherStories, Loose e principalmente, a melódica Diane terem conseguido certa atenção (Com Stories, Loose e Diane ganhando vídeo-clipes), a recepção do álbum ainda foi meio fria e mista.

Logo a banda promove Infernal Love se juntando ao Metallica (a pedido da própria banda) e outras bandas na sua segunda aparição no Monsters Of Rock, e depois, fazendo outra nova turnê, porém em 1996, o baterista Fyfe Erwing sai do grupo. A banda rapidamente substituiu Erwing por Graham Hopkins e também contratou fixamente o violoncelista Martin McCarrick (Que tocou violoncelo em Infernal Love), fazendo da banda um quarteto e retomou as turnês, fazendo shows nos EUA e Canadá sem parar em 1996.  Após a turnê, a banda decidiu dar um longo tempo nas atividades, retornando 6 meses depois em 1997 compondo, ensaiando e gravando o sucessor de Infernal Love. Logo Semi-Detached foi lançado em 1998.


Therapy? - Semi-Detached (1998)
1. Church Of Noise
2. Tightrope Walker
3. Black Eye, Purple Sky
4. Lonely, Cryin', Only
5. Born Toon Soon
6. Stay Happy
7. Safe
8. Straight Life
9. Heaven's Gate
10. Don't Expect Roses
11. Tramline
12. The Boy's Asleep


O som de Semi-Detached transcende a sonoridade entre Troublegum e Infernal Love com uma atmosfera mais chocante e sombria. Os singles Lonely, Cryin', Only e Church Of Noise ganharam vídeo-clipes e apesar de terem trazido a banda de volta aos holofotes, foram um fracasso (Stay Happy também foi lançado como single, mas apenas para as rádios). E para piorar, a promoção do álbum foi escassa devido a problemas na gravadora A&M, que culminou na perda de contrato da banda com a gravadora. Sem suporte da A&M, a banda foi obrigada a financiar por si própria a turnê européia de 1998.

Logo em 1999, a banda volta ao circuito independente, assinando um contrato com a Ark 21 Records (gravadora de Stewart Copeland, baterista do famoso grupo The Police) e lançando o álbum mais obscuro da banda naquele mesmo ano: Suicide Pact - You First.


Therapy? - Suicide Pact - You First (1999)
1. He's Not That Kind Of Girl
2. Wall Of Mouths
3. Jam Jar Jail
4. Hate Kill Destroy
5. Big Cave In
6. Six Mile Water
7. Little Tongues First
8. Ten Year Plan
9. God Kicks
10. Other People's Misery
11. Sister


Suicide Pact - You First contém uma aura mais obscura e distorcida, lembrando e muito os álbuns do começo da carreira da banda, porém, sem a sensibilidade pop que os acompanha. Esse álbum é considerado o mais sombrio da banda, e isso é uma resposta as restrições que a A&M os mantivera quando gravaram seus álbuns anteriores. O álbum é considerado um dos favoritos pelos fãs e foi recebido com boas resenhas, apesar da pouca visibilidade na rádio e ter chegado ao n° 61 das paradas inglesas, e gerou dois singles (Hate Kill Destroy e Six Mile Water) e um vídeo-clipe (Little Tongues First). Além disso, os fãs consideram a turnê de divulgação de Suicide Pact - You First como algo inesquecível. Mais tarde no fim do ano de 2000, a banda lança uma coletânea contendo os melhores hits da banda e duas músicas inéditas (Bad Karma Follows You Around e Fat Camp) chamada So Much For The Ten Year Plan: A Retrospective 1990-2000, que serviu também para cumprir obrigações com a Universal Records (A A&M, a gravadora onde o Therapy? estava, tem como dono a Universal). (Nota do autor: A edição que eu tenho é a européia, que contém um CD bônus).


Therapy? - So Much For The Ten Year Plan: A Retrospective 1990-2000 (2000)
CD 1:
1. Screamager
2. Bad Karma Follows You Around
3. Die Laughing
4. Meat Abstract
5. Straight Life
6. Teethgrinder
7. Fat Camp
8. Stories
9. Nausea
10. Six Mile Water
11. Church Of Noise
12. He's Not That Kind Of Girl
13. Diane
14. Nowhere
15. Potato Junkie
16. Ten Year Plan

CD 2:
1. Evil Elvis
2. Bloody Blue (Demo)
3. Summer Of Hate
4. Isolation (Consolidated Mix)
5. Where Eagles Dare (Misfits Cover)
6. Lunacy Booth (String Version)


E logo 2001 chega, e a banda decide ir para os EUA (mais exatamente, para Seattle, Washington) para gravar seu próximo álbum, sucessor de Suicide Pact - You First. Escolhendo produzir com Jack Endino, o álbum Shameless teve seu lançamento adiado diversas vezes pela Ark 21, até ser lançado em Setembro daquele mesmo ano.


Therapy? - Shameless (2001)
1. Gimme Back My Brain
2. Dance
3. This One's For You
4. I Am The Money
5. Wicked Man
6. Theme From Delorean
7. Joey
8. Endless Psychology
9. Alrite
10. Body Bag Girl
11. Tango Romeo
12. Stalk & Slash


O álbum Shameless marca o retorno definitivo da banda as raízes do punk/metal/grunge/noise que faziam no começo da carreira, e por causa da sua pouca limitação musical da banda, Graham Hopkins (baterista) saiu da banda, fazendo com que Shameless se tornasse o último álbum que ele gravou com a banda. Graças a sua saída, a banda novamente ficou sem um baterista e com o contrato com a Ark 21 encerrado. Apesar disso, Shameless foi bem-recebido pela crítica e público. A banda só foi voltar a estrada em 2002 com o ex-baterista do 3 Colours Red, Keith Baxter no posto de baterista temporariamente, pois após a turnê a banda decidiu por ficar com Neil Cooper (ex-baterista do The Beyond) definitivamente no posto das baquetas. A banda também assinou um novo contrato, dessa vez com a Spitfire Records. E pela nova gravadora a banda lança o sucessor de Shameless, intitulado High Anxiety, em Maio de 2003.


Therapy? - High Anxiety (2003)
1. Hey Satan - You Rock
2. Who Knows
3. Stand In Line
4. Nobody Here But Us
5. Watch You Go
6. If It Kills Me
7. Not In Any Name
8. My Voodoo Doll
9. Limbo
10. Last Blast
11. Rust


High Anxiety é considerado pela crítica como "o melhor exemplo até agora do som do Therapy?", prosseguindo na mesma veia que o álbum anterior, Shameless. O álbum gerou dois singles: If It Kills Me (Que tem vídeo-clipe) e My Voodoo Doll. Esse álbum é considerado o primeiro trabalho da banda com Neil Cooper como baterista, e o último com o violoncelista/guitarrista Martin McCarrick. Ele deixou a banda em 2004, durante a turnê de divulgação do álbum, alegando que queria tratar de seu ouvido (Devido ao tímpano do mesmo ter sido perfurado). A banda decide permanecer como um trio pela primeira vez desde 1995, e completa a turnê na mesma formação. E ainda pela Spitfire Records, a banda retorna mais uma vez as raízes com seu próximo CD lançado por ela em 2004, chamado de Never Apologise Never Explain.


Therapy? - Never Apologise Never Explain (2004)
1. Rise Up (Make Yourself Well)
2. Die Like A Motherfucker
3. Perish The Thought
4. Here Be Monsters
5. So Called Life
6. Panic
7. Polar Bear
8. Rock You Monkeys
9. Dead
10. Long Distance
11. The Ship Is Sinking
12. Save The Sermon
13. Last One To Heaven's A Loser


Never Apologise Never Explain tem o som com mais semelhança aos primeiros lançamentos independentes, com um som realmente caótico dos anos 90. Porém, apesar de ter emplacado alguns singles (Polar Bear/Rock You Monkeys, Rise Up (Make Yourself Well), Die Like A Motherfucker, Long Distance e Perish The Thought) e mais dois vídeo-clipes (Rise Up (Make Yourself Well) e Rock You Monkeys) o álbum não chegou a emplacar como os anteriores, além de não ter sido lançado na América do Norte. Após os shows da turnê de divulgação do álbum prosseguirem em 2005, no ano seguinte, em 2006 a banda grava e lança One Cure Fits All, que foi o último álbum que a banda lança pela Spitfire (E o último que a gravadora lança, após ficar inativa). O álbum também contém um single que foi lançado em formato EP apenas na internet, também em 2006, chamado Rain Hits Concrete.


Therapy? - One Cure Fits All (2006)
1. Outro
2. Sprung
3. Deluded Son
4. Into The Light
5. Lose It All
6. Dopamine, Seratonin, Adrenaline
7. Unconsoled
8. Our White Noise
9. Private Nobody
10. Rain Hits Concrete
11. Fear Of God
12. Heart Beat Hits
13. Walk Through Darkness



Therapy? - Rain Hits Concrete (EP) (2006)
1. Rain Hits Concrete
2. Crazy Cocaine Eyes
3. Hard Work Hope
4. Play On


O álbum One Cure Fits All é um dos mais variados da banda, e é conhecido pela sua mixagem bem polida, marca registrada dos anos da banda com a A&M na metade dos anos 90. O álbum foi recebido com críticas mistas pelos fãs do grupo, mas conseguiu emplacar no n° 152 das paradas inglesas (Coisa que a banda não conseguia fazer desde High Anxiety de 2003). A banda também fez naquele mesmo ano, um show de estúdio exclusivo de músicas escolhidas pelos fãs no site oficial da banda. O show aconteceu em Setembro de 2006, porém, as faixas só foram lançadas de forma independente pela própria banda no começo de 2007, sob o nome Webgig.


Therapy? - Webgig (2007)
1. Screamager
2. A Moment Of Clarity
3. Straight Life
4. Knives
5. Teethgrinder
6. Lonely, Cryin', Only
7. Die Laughing
8. Nowhere
9. Dancin' With Manson
10. Evil Elvis
11. If It Kills Me
12. Suing God


Além de Webgig, a banda recebeu atenção da Universal Records (Dona da A&M Records) graças ao lançamento do DVD "Gold" e da coletânea Music Through A Cheap Transistor, ambos lançados em 2007.


Therapy? - Music Through A Cheap Transistor (The BBC Sessions) (2007)
1. Innocent X / Meat Abstract (BBC John Peel Session 15/8/91)
2. Prison Breaker (BBC John Peel Session 15/8/91)
3. Perversonality (BBC John Peel Session 15/8/91)
4. Nausea (BBC Evening Session 21/11/92)
5. Totally Random Man (BBC Evening Session 21/11/92)
6. Accelerator (BBC Evening Session 21/11/92)
7. Teethgrinder (BBC Evening Session 21/11/92)
8. Auto Surgery (BBC John Peel Session 29/11/92)
9. Totally Random Man (BBC John Peel Session 29/11/92)
10. Bloody Blue (BBC John Peel Session 29/11/92)
11. Pile Of Bricks (BBC John Peel Session 29/11/92)
12. Screamager (BBC Friday Rock Show 5/2/93)
13. Totally Random Man (BBC Friday Rock Show 5/2/93)
14. Disgracelands (BBC Friday Rock Show 5/2/93)
15. Perversonality (BBC Friday Rock Show 5/2/93)
16. Brainsaw (BBC Rock Show 7/1/94)
17. Trigger Inside (BBC Rock Show 7/1/94)
18. Knives (BBC Rock Show 7/1/94)
19. Isolation (BBC Rock Show 7/1/94)
20. Bad Mother (BBC Evening Session 4/8/95)
21. Misery (BBC Evening Session 4/8/95)
22. The Sweeney (BBC Evening Session 4/8/95)
23. Lost Highway (BBC Evening Session 4/8/95)
24. Church Of Noise (BBC Evening Session 18/2/98)
25. Black Eye, Purple Sky (BBC Evening Session 18/2/98)
26. Tightrope Walker (BBC Evening Session 18/2/98)
27. Teethgrinder (BBC Evening Session 18/2/98)
28. High Noon (BBC Evening Session 18/2/98)

Pegue aqui!

Voltando a estrada, o Therapy? resolveu fazer shows onde a banda nunca esteve antes, como no Canadá (No NXNE Festival), em alguns festivais na Europa (Sendo em um deles, no Nova Rock Festival, onde a banda ficou no lugar do Helmet) e também turnês em países como Romênia, Croácia e Sérvia, incluindo até mesmo dois shows na Ilha de Reunião, uma ilha localizada na costa leste da África. A banda terminou o ano de 2007 com um show de natal junto do New Model Army em Köln.

Em Fevereiro de 2008, a banda substituiu o Biffy Clyro em algumas datas do festival Jägermeister Rock Liga, na Alemanha. Esses foram os únicos shows da banda em 2008, pois a banda queria se focar em compor e gravar o seu próximo álbum. A banda postou uma notícia no seu site oficial no 1° de Abril de 2008, que a banda estaria produzindo por si mesma o novo álbum e que estava quase completo. Porém, essa era uma brincadeira de 1° de Abril. Na realidade, a banda só foi começar a gravar o novo álbum em Julho, terminando em Agosto, com produção de Andy Gill. Alguns vídeos da banda ensaiando as novas músicas surgiram no site oficial, mostrando as primeiras faixas de Crooked Timber, que foi apenas lançado em Março de 2009 pela Blast Records/Global Music.


Therapy? - Crooked Timber (2009)
1. The Head That Tried To Strangle Itself
2. Enjoy The Struggle
3. Clowns Galore
4. Exiles
5. Crooked Timber
6. I Told You I Was Ill
7. Somnambulist
8. Blacken The Page
9. Magic Mountain
10. Bad Excuse For Daylight


Com Crooked Timber, a banda alcança um novo nível na carreira musical. O álbum recebeu boas resenhas e vendeu 30.000 cópias apenas na Europa, chegando a posição n° 197 das paradas inglesas. Para a turnê, a banda tocou o álbum inteiro em alguns shows selecionados em Maio, além de ter participado em diversos festivais pelo verão (Incluindo sua primeira aparição no Oxygen Festival na Irlanda e a segunda aparição consecutiva no Download Festival na Inglaterra) e continuou a turnê na Europa de Outubro até Novembro de 2009.

Logo 2010 chega, e para marcar o aniversário de 20 anos de seu primeiro lançamento comercial, a banda fez uma performance por três noites consecutivas no Monto Water Rats em Londres em Março. Esses shows foram gravados e lançados no primeiro álbum ao vivo oficial da banda, We're Here To The End, em 2010, pela Blast Records/Global Music.


Therapy? - We're Here To The End (2010)
CD 1:
1. Screamager
2. Sister
3. Turn
4. Enjoy The Struggle
5. Die Like A Motherfucker
6. Stories
7. Meat Abstract
8. Exiles
9. Skyward
10. A Moment Of Clarity
11. Sprung
12. Neck Freak
13. Diane
14. Potato Junkie
15. Dancin' With Manson
16. If It Kills Me
17. Rust

CD 2:
1. Nausea
2. Knives
3. Nowhere
4. Evil Elvis
5. Epilepsy
6. Rain Hits Concrete
7. Our White Noise
8. Opal Mantra
9. Fantasy Bag
10. Church Of Noise
11. The Head That Tried To Strangle Itself
12. Polar Bear
13. Crooked Timber
14. Punishment Kiss
15. Trigger Inside
16. Innocent X
17. Die Laughing
18. Isolation
19. Teethgrinder


A banda também apareceu em mais festivais europeus durante o verão de 2010, incluindo uma data no Sonisphere Festival em Knebworth, em 31 de Julho, onde a banda tocou o álbum Troublegum inteiro. No fim de 2010 a banda termina a turnê com mais alguns shows chamados "Troublegum & More" como parte da celebração de 20 anos.

Em Dezembro de 2010, a banda começa a trabalhar no próximo disco, que foi intitulado A Brief Crack Of Light. O trio terminou as gravações em Fevereiro de 2011, e a mixagem começou em Março. Porém, em Maio, a banda anunciou uma mudança de planos para o novo álbum e uma nova sessão de gravações foi feita em Junho, pois a banda decidiu gravar músicas que não foram planejadas antes na sessão anterior. Essas músicas foram mixadas em Julho e foram incluídas com as músicas gravadas na primeira sessão. Um single foi lançado do novo álbum, chamado de Living In The Shadow Of The Terrible Thing. Apesar disso, o novo álbum, A Brief Crack Of Light, só foi lançado em Fevereiro de 2012, novamente pela Blast Records/Global Music.


Therapy? - A Brief Crack Of Light (2012)
1. Living In The Shadow Of The Terrible Thing
2. Plague Bell
3. Marlow
4. Before You, With You, After You
5. The Buzzing
6. Get Your Head Off My Shoulder
7. Ghost Trio
8. Why Turbulance?
9. Stark Raving Sane
10. Ecclesiastes


Recebendo ainda melhores críticas que Crooked Timber, A Brief Crack Of Light gerou dois vídeo-clipes: O do single que precedeu o álbum (Living In The Shadow Of The Terrible Thing) e outro da música Before You, With You, After You. A banda agora está promovendo o álbum, mas para 2013, há expectativas de lançamento de um box-set contendo material raro e material não-lançado da banda, incluindo um DVD da apresentação da banda no Sonisphere Festival (Onde a banda tocou o álbum Troublegum inteiro), um CD ao vivo contendo um show da banda no U.L.U. em Londres, feito em 1991, e um disco de vinil contendo suas antigas demos. Previamente incluídos para possível lançamento são os álbuns Babyteeth e Pleasure Death remasterizados. Ambos foram remasterizados em 2009 pelo antigo engenheiro de som da banda, Harvey Birrell. Esses álbuns remasterizados aparecerão no futuro box-set.

Nenhum comentário:

Postar um comentário