quinta-feira, 7 de novembro de 2013

(QUE DELÍCIA DE DENTE AÇÚCARADO!) Sugartooth.


No começo do auge do sucesso do Soundgarden no começo dos anos 90, muitas bandas decidiram seguir os mesmos passos do quarteto de Seattle, Washington com um som similar. Uma dessas bandas em questão é a da foto: A Sugartooth.

Esse quarteto surgiu em Los Angeles, Califórnia em 1991 com Marc Hutner nos vocais e guitarra, Josh Blum no baixo, Timothy Michael Gruse na guitarra e Joey Castillo na bateria. A história desse grupo começa quando Hutner e Blum se conheceram no circuito underground do sul da Califórnia e que na época, estavam em outras bandas. Eles eventualmente decidem formar uma nova banda, juntando-se com Castillo e Gruse para completar a formação.

Com muitas bandas tentando conseguir seu espaço na música e que soavam como as bandas grunge mais famosas (O que resultaria no post-grunge mais tarde) o Sugartooth não teve muitos problemas para encontrar uma gravadora e logo eles assinam contrato com a DGC Records para o lançamento do primeiro álbum, simplesmente chamado de Sugartooth em 1994.


Sugartooth - Sugartooth (1994)
1. Sold My Fortune
2. Barrel
3. Cracks In The Pavement
4. Tuesday Morning
5. In Need
6. Leave My Soul To Rest
7. Third-Day-To-Forever
8. Black Queen
9. Between The Illness
10. Shine Boy
11. Sheffield Milestone
12. Gather Me/Ode
13. Sound Of Her Laughter


O álbum conseguiu sucesso moderado graças ao single Sold My Fortune. O vídeo-clipe dessa música apareceu na série de desenho animado "Beavis & Butt-Head" da MTV norte-americana e graças a essa exposição, a banda conseguiu ainda mais espaço para divulgar sua música, entrando em turnê junto com bandas como Slayer, The Supersuckers, Stone Temple Pilots e claro, a maior inspiração do quarteto: O Soundgarden.

No começo das sessões de gravação do próximo álbum, o baterista Joey Castillo deixa a banda para se juntar ao Danzig. Em vez de substituírem Castillo por outro baterista, eles decidiram experimentar usando uma caixa de ritmos (Ou uma "Drum Machine"), uma espécie de sintetizador usado para imitar os sons de uma bateria (Para programá-la, a banda chamou Dusty Watson). Além disso, a banda chamou os Dust Brothers como produtores do sucessor de Sugartooth. Durante a gravação, a banda colaborou com a música "Tortured Man" para a trilha sonora do filme "O Rei da Baixaria". Logo o álbum The Sounds Of Solid foi terminado e lançado pela DGC em 1997.


Sugartooth - The Sounds Of Solid (1997)
1. Clubfoot
2. Booty Street
3. Spiral
4. All For Me
5. Otra Vez
6. Come On In
7. Toothless
8. Harajuana
9. Solid
10. Seven & Seven
11. Frisbee
12. We'd


Ao contrário de Sugartooth, The Sounds Of Solid não foi bem recebido pela crítica e muito menos pelo público, que não gostaram da ideia da banda apostar em elementos eletrônicos. Infelizmente, devido ao fracasso de The Sounds Of Solid, a banda acabou se separando naquele mesmo ano de 1997. Hutner continuou como produtor musical e hoje é diretor da ASCAP (American Society Of Composers, Authors And Publishers, ou Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores). Josh Blum tocou na banda The Bicycle Thief e hoje é dono de um restaurante em Los Angeles. Joey Castillo, depois de sair da banda de Danzig, se juntou ao Queens Of The Stone Age, onde permaneceu até esse ano, pois ele fora demitido por Josh Homme. O destino de Timothy Michael Gruse é incerto.

Um comentário: