segunda-feira, 4 de novembro de 2013

(Um Sapo molhado na roda dentada...?) Toad The Wet Sprocket.


Essa banda se chama Toad The Wet Sprocket. O quarteto surgiu em Santa Barbara, Califórnia em 1986 e ganhou certo prestígio na cena do rock alternativo dos anos 90, gerando uma boa quantidade de singles, e foi uma das bandas que gerou o "Modern Rock", um subgênero do rock alternativo mais voltado para as rádios. A banda é formada por Glen Philips nos vocais e guitarra rítmica, Todd Nichols na guitarra solo e backing-vocals, Dean Dinning no baixo e backing-vocals e Randy Guss na bateria, e hoje a banda conta com o tecladista Jonathan Kingham.

A banda começou em 1986, com os membros se conhecendo um ao outro na escola San Marcos, que fica na região metropolitana de Santa Barbara, Califórnia. Na época da formação da banda, o vocalista/guitarrista Glen Philips tinha apenas 16 anos, enquanto que o guitarrista Todd Nichols e o baterista Randy Guss tinham 19 anos, e o baixista Dean Dinning tinha 20 anos. A primeira aparição pública da banda foi num concurso de jovens talentos, em Setembro. Apesar disso, a banda perdeu a competição.

Na época, a banda ainda não tinha nome, mas após verem uma esquete chamada "Rock Notes" do comediante Monty Phyton (Na qual um jornalista dá uma notícia falsa da turnê de uma banda na Finlândia e "futuros planos" para uma turnê na Islândia), a banda pegou o nome da banda fictícia e assim, o nome "Toad The Wet Sprocket" foi adotado pelo grupo.

Após alguns shows em bares locais de Santa Barbara, a banda logo produz por si mesma e grava seu primeiro álbum, chamado de Bread & Circus, e o lança de forma independente em 1988. O álbum fez seu caminho pelas lojas de álbuns da cidade até chegar aos executivos da Columbia Records, que ouviram o álbum e dando a luz verde para eles, o que gerou um contrato da banda com a Columbia com a condição de que relançassem Bread & Circus sem remixá-lo. O acordo foi feito e o álbum foi relançado em Julho de 1989.


Toad The Wet Sprocket - Bread & Circus (1989)
1. Way Away
2. Scenes From A Vinyl Recliner
3. Unquiet
4. Know Me
5. When We Recovered
6. One Wind Blows
7. Pale Blue
8. Always Changing Probably
9. One Little Girl
10. Covered In Roses


O álbum recebeu pouquíssima atenção, mas a banda conseguiu emplacar alguns singles na "Billboard Modern Track Charts" (Way Away e One Little Girl). A banda logo prosseguiu com uma turnê nos EUA, que não durou muito tempo pois a banda já queria prosseguir com o novo material. Ainda em 1989, a banda entra no estúdio novamente para gravar o segundo disco com o produtor Marvin Etzioni. O resultado foi Pale, que foi lançado em Janeiro de 1990 pela Columbia.


Toad The Wet Sprocket - Pale (1990)
 1. Torn
2. Come Back Down
3. Don't Go Away
4. High On A Riverbed
5. I Think About
6. Corporal Brown
7. Jam
8. Chile
9. Liars Everywhere
10. Nothing Is Alone
11. She Cried


A banda ainda não conseguiu muito sucesso com Pale, mesmo com o som bem mais maduro. Mas os singles Jam e Come Back Down foram muito bem recebidas pelas rádios universitárias (O que levou posteriormente a banda gravar o primeiro vídeo-clipe, da música One Little Girl do álbum Bread & Circus). Logo a banda persistiu na turnê norte-americana, que durou praticamente todo o ano de 1990. Para o próximo álbum, Fear, a banda se uniu ao produtor Gavin MacKillop para a gravação  em Janeiro de 1991, sendo lançado pela Columbia em Agosto.


Toad The Wet Sprocket - Fear (1991)
 1. Walk On The Ocean
2. Is It For Me
3. Butterflies
4. Nightingale Song
5. Hold Her Down
6. Pray Your Gods
7. Before You Were Born
8. Something To Say
9. In My Ear
10. All I Want
11. Stories I Tell
12. I Will Not Take These Things For Granted

Pegue aqui!

Se nos álbuns anteriores a banda estava com dificuldades para alcançar o sucesso, foi com Fear que eles alcançaram de vez um sucesso estrondoso, graças aos singles All I Want e Walk On The Ocean, que alcançaram o top 20 da Billboard Hot 100. Antes disso, o single Is It For Me foi lançado, mas não emplacou. A turnê prosseguiu, contando com o Gin Blossoms como a banda de abertura além de participações nos festivais Endfest (Com o Beastie Boys, Sonic Youth, The Posies, L7 e Mudhoney) e no KROQ Acoustic Xmas (Com o Duran Duran, Violent Femmes, Soul Asylum e David Byrne). O álbum logo ganhou disco de platina, sendo o primeiro da banda. Um dos shows dessa turnê foi lançado no primeiro EP da banda, chamado de Five Live, naquele mesmo ano de 1992. O EP esteve presente nas primeiras cópias de Fear.


Toad The Wet Sprocket - Five Live (EP) (1992)
1. Jam
2. One Little Girl
3. Scenes From A Vinyl Recliner
4. Come Back Down
5. Hold Her Down


 A banda também é famosa pela sua participação em trilhas sonoras de filmes e séries. No filme "Buffy e a Caçadora de Vampiros", a banda participou com a música Little Heaven, e também participou na trilha sonora do filme "Casei com uma Assassina" com a música Brother. Após turnês pesadas que duraram praticamente todo o ano de 1993, a banda grava o sucessor de Fear novamente com o produtor Gavin MacKillop. Intitulado Dulcinea, o álbum foi lançado em Maio de 1994 pela Columbia.


Toad The Wet Sprocket - Dulcinea (1994)
1. Fly From Heaven
2. Woodburning
3. Something's Always Wrong
4. Stupid
5. Crowing
6. Listen
7. Windmills
8. Nanci
9. Fall Down
10. Inside
11. Begin
12. Reincarnation Song


A banda alcança um novo nível de sucesso com Dulcinea graças aos singles Fall Down e Something's Always Wrong. Graças a esse sucesso, a banda ganha seu segundo disco de platina. Logo a turnê prossegue, onde a banda se junta ao Hootie & The Blowfish e até a um show junto com Green Day, Hole, Weezer, Bon Jovi e Sheryl Crow. Logo outro EP é lançado com músicas ao vivo em formato acústico, chamado de Acoustic Dance Party, em 1994. (Nota do autor: Eu tenho o single Fall Down expandido. Aproveitem!)


Toad The Wet Sprocket - Acoustic Dance Party (EP) (1994)
1. Something's Always Wrong
2. Stupid
3. Nanci
4. Walk On The Ocean
5. Fall Down

Pegue aqui!


Toad The Wet Sprocket - Fall Down (EP-Single) (1994)
1. Fall Down
2. All I Want
3. Walk On The Ocean
4. I Will Not Take These Things For Granted
5. Hold Her Down
6. Is It For Me
7. Come Back Down
8. Jam
9. One Little Girl

Pegue aqui!

Logo as turnês prosseguiram em 1995, dessa vez junto dos Cranberries. Naquele mesmo ano de 1995, a banda lança também sua primeira coletânea, contendo raridades, lados b e músicas lançadas em trilhas sonoras, chamado de In Light Syrup, pela Columbia.


Toad The Wet Sprocket - In Light Syrup (1995)
1. Brother
2. Little Heaven
3. Good Intentions
4. Hobbit On The Rocks
5. Are We Afraid
6. So Alive
7. All In All
8. All Right
9. Janitor
10. Chicken
11. Hope
12. All She Said

 Pegue aqui!

Incrivelmente, a coletânea também fez muito sucesso graças ao single Good Intentions, que foi incluído na trilha sonora do famoso seriado "Friends". Alguns anos depois, a coletânea ganharia disco de ouro. A banda decide começar a produção do sucessor de Dulcinea em 1996 novamente junto de Gavin MacKallop. O resultado foi Coil, lançado pela Columbia em Maio de 1997.


Toad The Wet Sprocket - Coil (1997)
1. Whatever I Fear
2. Come Down
3. Rings
4. Dam Would Break
5. Desire
6. Don't Fade
7. Little Man Big Man
8. Throw It All Away
9. Amnesia
10. Little Buddha
11. Crazy Life
12. All Things In Time

Pegue aqui!

Sendo o álbum mais maduro da banda, Coil conquistou certo sucesso, mas foi graças ao single Come Down. Outros singles lançados foram o das músicas Whatever I Fear e Crazy Life (Que fora gravada antes em 1995 para a trilha sonora do filme "Império dos Discos, Uma Loja Muito Louca". A versão de Coil é uma regravação.) que não emplacaram. Mesmo com o sucesso de Come Down, o álbum não conseguiu muito sucesso comparado ao seu antecessor, Dulcinea. A falha de Coil em alcançar o sucesso foi devido ao fato da Columbia não ter divulgado o álbum muito bem.

Mesmo assim, a banda prosseguiu com a turnê se tornando um dos headliners do festival H.O.R.D.E. junto de Beck, Primus, Blues Traveler, Morphine, Neil Young & The Crazy Horse e Soul Coughing, além da participação no Live 105 BFD junto de The Cure, Blur, Björk, Third Eye Blind, Social Distortion, Echo & The Bunnymen e Erasure.

Porém, formalmente, a banda se separou no ano seguinte, 1998. Citando diferenças criativas como o motivo. Apesar da "separação", a banda ainda fazia aparições e shows curtos e esporádicos em 1999, mas nada oficial. Naquele mesmo ano de 99, Philips, Dinning e Guss gravaram duas músicas inéditas para a coletânea best of da banda, chamada P.S. (A Toad Retrospective), junto de Rob Taylor, guitarrista do Lapdog. A coletânea foi lançada pela Columbia em Outubro daquele mesmo ano.


Toad The Wet Sprocket - P.S. (A Toad Retrospective) (1999)
1. P.S. (New Version)
2. Come Down
3. All I Want (Remix)
4. Something's Always Wrong (Radio Edit)
5. Good Intentions
6. Crazy Life
7. Come Back Down
8. Walk On The Ocean
9. Fall Down
10. I Will Not Take These Things For Granted
11. Way Away
12. Jam (1990 Radio/Video Non-Album Version)
13. Hold Her Down (Remix)
14. Whatever I Fear
15. Eyes Open Wide
16. Silo Lullaby


A banda se reuniu novamente, só que de forma temporária, em 2002 tocando em um show beneficente na instituição Rape Crisis Center em Santa Barbara, Califórnia, e abriu alguns poucos shows do Counting Crows. Outra reunião esporádica ocorreu em 2003, mas que durou apenas alguns meses com shows que apesar de serem bem-sucedidos, ainda não convenceram a banda a seguir em frente.
Em Outubro de 2004, outro álbum póstumo foi lançado pela Columbia. Dessa vez é um álbum ao vivo que havia sido gravado em fita cassete na turnê de Fear em 1992, chamado de Welcome Home: Live At The Arlington Theatre, Santa Barbara, 1992. Aquele foi o último lançamento da banda pela Columbia.


Toad The Wet Sprocket - Welcome Home: Live At The Arlington Theatre, Santa Barbara, 1992 (2004)
1. Walk On The Ocean
2. One Little Girl
3. Scenes From A Vinyl Recliner
4. All I Want
5. Jam
6. Before You Were Born
7. Butterflies
8. Torn
9. Chile
10. Nightingale Song
11. Brother
12. Hold Her Down
13. Come Back Down
14. Stories I Tell
15. Know Me
16. Way Away
17. Is It For Me
18. Fall Down
19. I Will Not Take These Things For Granted

Pegue aqui!

Entre 2004 e 2010 a banda fez shows completamente esporádicos ao redor dos EUA, incluindo uma pequena turnê com 34 shows e também outras ainda mais curtas, com apenas 4 shows e contando com a própria banda solo de Glen Philips como a banda de abertura. Porém, em 2009 o baixista Dean Dinning anunciou que o Toad The Wet Sprocket voltaria pra valer, considerando novamente um "projeto ativo" e que apesar de não gravarem nada inédito desde 1997 e de terem feito apenas curtas turnês de verão, a banda não se considera mais "separada".
Como a banda não possui todos os direitos autorais sobre os álbuns gravados durante sua carreira, eles se reuniram em um estúdio na Califórnia com a intenção de regravar seus hits dos anos 90, pois a Columbia Records detêm todos os direitos desses álbuns. Logo, em Dezembro de 2010 a banda assina um contrato com a Primary Wave em parceria com a própria gravadora do grupo, a Abe's Records, para futuros lançamentos. Um desses primeiros lançamentos foi a coletânea All You Want, contendo hits que foram regravados. O CD foi lançado em Abril de 2011.


Toad The Wet Sprocket - All You Want (2011)
1. All I Want
2. Good Intentions
3. Brother
4. Come Down
5. Something's Always Wrong
6. Walk On The Ocean
7. Fall Down
8. Crazy Life
9. Windmills
10. Crowing
11. I Will Not Take These Things For Granted


 Graças a essa coletânea, a banda ganhou novamente o direito de publicação e licenciamento dessas 11 músicas. Apesar disso, a banda ainda não possui os direitos de todo o catálogo da Columbia Records, a não ser de seus dois primeiros álbuns: Bread & Circus e Pale. A banda ainda planeja remasterizá-los e relançá-los pela própria gravadora, a Abe's Records. A banda prosseguiu com as turnês durante os anos de 2011 e 2012 por toda EUA, enquanto eles começavam a compor as músicas do novo álbum, que começaria a ser gravado apenas em Dezembro de 2012 com o produtor Mikal Blue.

O álbum foi terminado em Março de 2013 apenas, e sob o nome New Constellation, o CD é o primeiro com músicas inéditas a ser lançado pela Abe's Records, em Outubro de 2013. Outros lançamentos que vieram nesse ano de 2013 incluem mais dois EP's da banda: Um chamado In The Round At Revolver, contendo músicas acústicas, e outro chamado Live In The West, com músicas ao vivo da turnê desse ano de 2013. Ambos EP's foram lançados digitalmente como uma forma de agradecer aos fãs pela campanha de divulgação de New Constellation através do site Kickstarter. (Nota do autor: A versão de New Constellation que eu tenho é a deluxe, portanto aproveitem!)


Toad The Wet Sprocket - New Constellation (2013)
 1. New Constellation
2. California Wasted
3. The Moment
4. Rare Bird
5. I'll Bet On You
6. Golden Age
7. Get What You Want
8. Is There Anyone Out There
9. Life Is Beautiful
10. The Eye
11. Enough
12. Friendly Fire
13. Last To Fall
14. I'm Not Waiting
15. Finally Fading

Toad The Wet Sprocket - In The Round At Revolver (EP) (2013)
1. New Constellation
2. California Wasted
3. Is There Anyone Out There
4. The Eye
5. All I Want
6. Walk On The Ocean

Pegue aqui!

Toad The Wet Sprocket - Live In The West (EP) (2013)
1. The Moment
2. All I Want
3. California Wasted
4. Inside
5. Come Back Down
6. Come Down

 Pegue aqui!

4 comentários:

  1. muito obrigado!!! muchas gracias desde México, gran gusto musical y post sobre una banda 90era olvidada, pero de gran calidad. Un enorme abrazo!

    ResponderExcluir