quarta-feira, 18 de setembro de 2013

(Um... Proto-Grunge psicodélico?) Das Damen.


Essa banda se chama Das Damen. Uma das bandas que integram o catálogo da SST Records, o grupo foi formado em 1984 na Nova York City, Nova York pelo vocalista/guitarrista Jim Walters, pelo guitarrista Alex Totino, pelo baixista Phil Leopold Von Trapp e pelo baterista Lyle Hysen. O Das Damen é uma das bandas mais "metálicas" do catálogo da SST, misturando rock psicodélico dos anos 60 com o punk/noise rock sujo e barulhento que impregnava o underground norte-americano na época.

Essa formação começou fazendo shows por dois anos, chamando a atenção de Thruston Moore, vocalista/guitarrista do Sonic Youth, convidando os caras a lançarem um disco pelo seu selo, Ecstatic Peace Records. E foi por essa gravadora que o EP Das Damen foi lançado, em 1986.


Das Damen - Das Damen (EP) (1986)
1. Tsavo
2. Trick Question
3. Slave Bird
4. House Of Mirrors
5. How Do You Measure
6. Behind My Eyes


Rapidamente a banda conseguiu a atenção da SST Records e logo, os caras assinam um contrato com eles, relançando o EP Das Damen e lançando seu primeiro álbum Jupiter Eye em 1987.


 Das Damen - Jupiter Eye (1987)
1. Gray Isn't Black
2. Quater After Eight
3. Trap Door
4. Where They All Went
5. Name Your Poison
6. Impasse
7. Rain Dance
8. Do
9. Girl With The Hair


A banda compôs Jupiter Eye totalmente no improviso, lembrando e muito a forma de como músicos de rock psicodélico dos anos 60/70 faziam suas músicas. O álbum não vendeu muito, devido a produção precária. Na época, diziam que era mais fácil encontrar esse LP numa lata de lixo do que numa loja de vinis. Mas isso não fez com que a banda desistisse. No ano seguinte a banda lançou seu segundo disco pela SST, Triskaidekaphobe. Mas foi com o EP Marshmellow Conspiracy que a banda realmente ganhou notoriedade, sendo lançado no mesmo ano também pela SST.

Das Damen - Triskaidekaphobe (1988)
  1. Spiderbirds
2. Reverse Into Tomorrow
3. Pendant
4. Seven
5. Five Five Five
6. Firejoke
7. Bug
8. Siren Plugs
9. Up For The Ride
10. Ruby Woodpecker
11. Candy Korn



Das Damen - Marshmellow Conspiracy (EP) (1988)
1. Bug
2. 555
3. Sky Yen
4. Song For Michael Jackson To $ell


O álbum Triskaidekaphobe teve quase a mesma reação de Jupiter Eye, porém, ao contrário desse último, o álbum de 1988 recebeu uma melhor impressão dos críticos e do público por ser bem melhor produzido. Mas o que realmente deu notoriedade a banda foi o fato do EP Marshmellow Conspiracy conter a música Song For Michael Jackson To $ell, que na verdade é uma cover dos Beatles de "Magical Mystery Tour". Aquilo foi uma forma de protesto devido a banda ser obrigada a pagar royalties para Michael Jackson (Pois naquela época, o artista pop havia comprado os direitos autorais de todo o catálogo dos Beatles, que estava com Paul McCartney). Resultado? O protesto chamou tanto a atenção que os advogados de Jackson ordenaram que as cópias em vinil de Marshmellow Conspiracy fossem retiradas das lojas e estoques e destruídas. O EP mais tarde foi relançado sem a música cover, mas a controvérsia foi tão alta que resultou na banda sendo demitida pela SST.

A banda foi dessa vez para a gravadora Twin/Tone Records e lançou um de seus discos mais conhecidos: Mousetrap, em 1989.


Das Damen - Mousetrap (1989)
1. Noon Daylight
2. Mirror Leaks
3. Twenty Four To Zero
4. Somewhere, Sometime
5. Demagnetized
6. Hey, Angel
7. Sad Mile
8. Please Please Me
9. Click!


O disco, apesar de ter falhado em chegar aos ouvidos das rádios independentes, ainda ganhou certo conhecimento, tendo sua produção bem feita ao contrário dos álbuns anteriores. A banda prosseguiu em turnês até 1991, onde a banda lança seu último disco através de uma parceria entre a gravadora alemã City Slang e a famosa Sub Pop. O resultado foi o mini-álbum High Anxiety. Depois desse lançamento, a banda se separa naquele mesmo ano. Um de seus integrantes formaria uma banda chamada Cell mais tarde.


Das Damen - High Anxiety (1991)
1. The Promise
2. Chaindrive (A Slight Return)
3. The Outsider
4. Thrilled To The Marrow
5. Silence Sings You

2 comentários: