segunda-feira, 23 de setembro de 2013

(Preparem seus capacetes, por que aí vem pancada!) Helmet.


Esses, meus caros, são os Helmet. Um quarteto formado em Nova York City, Nova York em 1989 e que foi uma das bandas responsáveis pela pavimentação do gênero "Metal Alternativo" e posteriormente o "Nu Metal" (Mesmo com a banda negando qualquer influencia sobre esse último) devido aos seus riffs de guitarra afinados em drop D ou drop C extremamente distorcidos, sincopados e repetitivos, geralmente com staccato e muitas ondas de feedback, gerando assim um "Muro Sonoro". A banda ficou muito conhecida nos anos 90 e até hoje, obtém grande respeito no cenário do heavy metal moderno, misturando post-hardcore, noise rock, heavy metal e rock alternativo. Até hoje, a banda é formada por Page Hamilton nos vocais e guitarra, que é o único membro original da banda, mas sua formação mais famosa conta também com Peter Mengede na guitarra, Henry Bogdan no baixo e John Stanier na bateria.

Tudo começou quando Hamilton entrou para uma banda de noise rock chamada Band of Susans em 1988. Ele gravou com a banda um disco chamado "Love Agenda" (Que foi lançado em 1989 pela Blast First Records) e chegou a gravar um EP chamado "Peel Sessions", mas depois desses dois lançamentos, Hamilton sai da banda para poder formar o Helmet em 1989 junto de Peter Mengede, Henry Bogdan e John Stanier. O Helmet antes passou por diversos nomes bizarros, como "Helmut", "Cry Ruth", "Poly Orchids", "Tuna Lorenzo" e "Froth Albumen" antes de decidirem por ficar com Helmet mesmo. Após lançarem um single chamado Born Annoying, a banda produziu com Wharton Tiers seu primeiro álbum, Strap It On, que foi lançado pela Amphetamine Reptile Records em 1990.


Helmet - Strap It On (1990)
 1. Repetition
2. Rude
3. Bad Mood
4. Sinatra
5. FBLA
6. Blacktop
7. Distracted
8. Make Room
9. Murder


Desde o primeiro álbum que a banda chamou muita atenção, devido ao fato do quarteto tocar metal, mas sem o visual chamativo, roupas pretas e cabelos compridos, optando por cortes mais curtos de cabelo, calças jeans, tênis e camisas simples. Mas além disso, Strap It On foi muito bem recebido pela crítica, que elogiou a ousadia da banda de criar uma sonoridade furiosa, caótica e ao mesmo tempo, inovadora. Os singles Blacktop e Bad Mood fizeram um verdadeiro estardalhaço no underground. Aproveitando a oportunidade de sucesso, a banda começa uma turnê acompanhando outras bandas que também já começavam a chamar a atenção, como Seaweed, Tar, Melvins e Jesus Lizard.

Isso tudo serviu para que os Helmet chamassem a atenção da Interscope Records. A gravadora ofereceu 1 milhão de dólares para que a banda assinasse um contrato com o grupo, o que foi realmente feito. Nessa época, o grunge estava em ascensão e o Nirvana fazia um enorme sucesso com seu álbum "Nevermind". Todos pensavam que o Helmet seria uma espécie de "O Próximo Nirvana" naquela época. Logo a banda começa a produção de seu segundo álbum junto de Steve Albini (Outra lenda do Noise rock norte-americano, ex-líder do Big Black e do Shellac). Logo, Meantime foi terminado em Fevereiro de 1992, mas o que gerou certo atrito entre a banda e Albini foi o fato do álbum ter sido mixado por Andy Wallace (Que tinha mixado "Nevermind" do Nirvana alguns meses antes), o que mostra o repúdio de Albini do mainstream. Mas isso não afetou o lançamento de Meantime, que foi lançado em Junho de 1992 pela Interscope.


Helmet - Meantime (1992)
1. In The Meantime
2. Ironhead
3. Give It
4. Unsung
5. Turned Out
6. He Feels Bad
7. Better
8. You Borrowed
9. FBLA II
10. Role Model

 Pegue aqui!

Meantime foi o álbum que levou o Helmet a um novo patamar de sucesso, mesmo com o álbum ficando na posição n° 68 das paradas da Billboard. Apesar disso, o álbum foi aclamado pela crítica, sendo considerado muito influente para aquela época. Os singles Give It, In The Meantime e Unsung foram muito bem-sucedidos (Principalmente Unsung, que é a música mais conhecida da banda). Para a turnê de divulgação, a banda abriu alguns shows do Nirvana (Junto de Calamity Jane e Poison Idea) e acompanhou o Faith No More como banda de suporte nos EUA. A banda também acompanhou o Ministry junto com o Sepultura na Europa. Eles também participaram do festival Big Day Out em 1993 na Austrália (Junto de bandas como Mudhoney, You Am I e Sonic Youth). Outras turnês também contaram com as bandas Therapy?, Quicksand e Jesus Lizard. Em 1993, as brigas começaram a acontecer, fazendo com que o guitarrista Peter Mengede deixasse a banda, sendo substituído por Rob Echeverria (ex- guitarrista do Rest In Pieces). Ainda no mesmo ano de 93, a banda também participou da famosa trilha sonora do filme "Uma Jogada do Destino" (Que contava com músicas envolvendo bandas de rock e artistas de rap) com a música Just Another Victim, que contava com uma participação do grupo de rap "House Of Pain".

Ainda em 1993, após as turnês, a banda decide trabalhar em seu próximo álbum. Compondo e gravando em três estúdios diferentes de Nova York (Soundtrack Studios, Power Station Studios e Sound On Sound Studios) com três produtores (T-Ray, Butch Vig e Andy Wallace), o álbum Betty foi lançado pela Interscope em Junho de 1994. (Nota do autor: Essa versão que tenho é uma versão limitada com a caixinha azul. Essa versão contém algumas faixas bônus, então aproveitem!)


Helmet - Betty (1994)
1. Wilma's Rainbow
2. I Know
3. Biscuits For Smut
4. Milquetoast
5. Tic
6. Rollo
7. Street Crab
8. Clean
9. Vaccination
10. Beautiful Love
11. Speechless
12. The Silver Hawaiian
13. Overrated
14. Sam Hell
15. Sinatra (Live) (Bonus Track)
16. FBLA II (Live) (Bonus Track)
17. Tic (Live) (Bonus Track)
18. Just Another Victim (Live) (Bonus Track)
19. In The Meantime (Live) (Bonus Track)


Considerado pelos fãs como o melhor álbum do Helmet, Betty é um álbum que difere um pouco dos anteriores por ser bem mais experimental, contendo influencias de Jazz e Blues no som tradicional da banda. O álbum foi também bem-recebido pelos críticos, e apesar de ter ficado na posição n° 45 da Billboard 200, o álbum não vendeu tanto quanto o anterior, Meantime.

Para a turnê, a banda começou com shows em terras europeias, junto do Kerbdog. A banda também participa do Roskilde Festival, junto de Red Hot Chili Peppers, Radiohead, Rage Against The Machine e Aerosmith, dentre outros. Outros festivais que incluíram o quarteto foram os "Les Eurockéennes de Belfort" na França (Junto de Therapy?, Morphine, Rage Against The Machine, ZZ Top e Björk) e os "Rock Torhout" (Com Tool, Sepultura, dEUS, Therapy?, Aerosmith e Rage Against The Machine) e "Rock Werchter" (Com Aerosmith, Tool, Sepultura, Peter Gabriel e Spin Doctors), ambos na Bélgica. Logo depois, outras turnês nos EUA foram feitas com o Rollins Band. A banda também carimbou sua participação no Livid Festival daquele ano de 94, que contava com o Spiderbait, Beastie Boys, Powderfinger, Buffalo Tom e Superchunk. Outras turnês também incluíram o Nine Inch Nails. A banda também fez uma mini-turnê em terras brasileiras, mas apenas na região sul. Logo, em Abril de 1995, a Amphetamine Reptile Records lança uma coletânea de raridades com o nome do antigo single da banda, lançado em 1989: Born Annoying.


Helmet - Born Annoying (1995)
1. Born Annoying (1989)
2. Rumble
3. Shirley MacLaine
4. Geisha To Go
5. Taken
6. Your Head
7. Oven (Melvins Cover)
8. No Nicky No
9. Primitive (Killing Joke Cover)
10. Born Annoying (1993)


Após a turnê de Betty, em 1996, o guitarrista Rob Echeverria deixa a banda (Apesar de ser de forma mais amigável que Mengede) para se juntar ao Biohazard. Em vez de Hamilton e cia procurarem outro guitarrista, eles decidiram prosseguir como um trio, fazendo alguns poucos shows na Alemanha e nos EUA. A banda terminou a turnê e decide gastar o restante do ano de 1996 compondo e produzindo o próximo álbum junto de Dave Sardy. Terminando o álbum em Novembro daquele mesmo ano, Aftertaste só foi lançado em Março de 1997, novamente pela Interscope.


Helmet - Aftertaste (1997)
1. Pure
2. Renovation
3. Exactly What You Wanted
4. Like I Care
5. Driving Nowhere
6. Birth Defect
7. Broadcast Emotion
8. It's Easy To Get Bored
9. Diet Aftertaste
10. Harmless
11. (High) Visibility
12. Insatiable
13. Crisis King


Mesmo com os singles Exactly What You Wanted e Like I Care ganhando moderado sucesso nas rádios e um som que marca a volta da banda as raízes, Aftertaste não vendeu muito (Ficando apenas poucas semanas na Billboard 200, na posição 47) e recebeu críticas mistas, algumas positivas outras negativas. A turnê de Aftertaste (Que contou com Chris Traynor, ex-Orange 9mm na guitarra) só durou até meados de 1998 e contava com bandas como Korn, Limp Bizkit, Marilyn Manson, Melvins, Pist.On, dentre outras bandas. A banda também participou de mais alguns festivais como o Hultsfredsfestivalen na Suécia (Que contou com a participação de outras bandas como Rammstein, Rage Against The Machine, The Cardigans, Nick Cave & The Bad Seeds e Suede). Porém, aquela foi a última turnê do Helmet nos anos 90 e devido a tantas brigas e disputas internas entre Hamilton, Stanier e Bogdan, o Helmet acabou se separando em 1998. Henry Bogdan (Baixista) formou o Moonlighters, onde tocava violão de aço, junto com a cantora Bliss Blood. Porém, Bogdan retornou a sua terra natal em Oregon para formar o Midnight Serenaders. John Stanier (Baterista) deu um tempo nas atividades como baterista durante um ano, retornando depois para se juntar ao supergrupo Tomahawk (Que conta também com Mike Patton do Faith No More/Mr. Bungle, Duane Denilson do Jesus Lizard e Kevin Rutmanis do Cows/Melvins, substituído depois por Trevor Dunn que também é do Mr. Bungle). Stanier também toca na banda Battles e na banda australiana Mark Of Cain. Page Hamilton (Guitarra e vocais) se mudou para Los Angeles, California e se envolveu em diversos projetos, desde tocando guitarra para David Bowie até fazendo sessões de trilhas sonoras de filmes, trabalhando com o compositor Eliot Goldenthal na trilha sonora de filmes como "A Premonição" e "Titus", dentre outros. Durante esse tempo, Hamilton também esteve na orquestra de guitarras chamada "Deaf Elk" enquanto retornava periodicamente para Nova York para trabalhar com a banda "Gandhi", onde diversas músicas novas surgiriam.

Após se mudar para Los Angeles, porém, Hamilton passou a trabalhar em um novo projeto com John Tempesta (Ex-Testament e White Zombie). Após procurarem por uma nova gravadora e um nome para o projeto, Jimmy Iovine (O co-fundador da Interscope Records) conversou com Hamilton para tentar convencê-lo a lançar o novo projeto sob o nome Helmet. Resistindo a oferta por um tempo, Hamilton cedeu e assim, o Helmet voltou as atividades com uma nova formação em 2004, que inclui o próprio Tempesta na bateria e Chris Traynor na guitarra e baixo. Com essa formação, o trio grava Size Matters, sendo produzido pelo próprio Hamilton em conjunto com Charlie Clouser e Jay Baumgardner. O álbum é o último lançado pela Interscope em Outubro daquele mesmo ano de 2004. A Interscope também lançou uma coletânea contendo os hits da banda mais algumas raridades, chamado de Unsung: The Best Of Helmet (1991-1997) em Janeiro de 2004.


Helmet - Unsung: The Best Of Helmet (1991-1997) (2004)
1. Repetition
2. FBLA
3. Bad Mood
4. Sinatra
5. In The Meantime
6. Ironhead
7. Give It
8. Unsung
9. Better
10. Just Another Victim (Feat. House Of Pain)
11. Wilma's Rainbow
12. I Know
13. Milquetoast
14. Rollo
15. Overrated
16. Disagreeable
17. Pure
18. Renovation
19. Like I Care
20. Driving Nowhere
21. Exactly What You Wanted



Helmet - Size Matters (2004)
1. Smart
2. Crashing Foreign Cars
3. See You Dead
4. Drug Lord
5. Enemies
6. Unwound
7. Everybody Loves You
8. Surgery
9. Speak And Spell
10. Throwing Punches
11. Last Breath


O álbum teve três singles (See You Dead, Unwound e Smart) porém, a música Throwing Punches foi incluída na trilha sonora do primeiro filme da série "Anjos da Noite" e a música Crashing Foreign Cars foi incluída no jogo "Need For Speed: Underground 2". O álbum, apesar disso, recebeu críticas mistas, alienando boa parte de sua base de fãs devido ao som mais sofisticado, contendo dinâmicas e um som mais acessível as rádios que os álbuns anteriores. Size Matters acabou ficando no n° 121 da Billboard 200. Para a turnê, o baixista Frank Bello (Que tocava antes na lendária banda de thrash metal, Anthrax) foi recrutado para a posição de baixista. Com essa formação, a banda participou do festival "Locobazooka" (Junto de Crossfade, Shinedown, Saliva, All That Remains, Clutch, Monster Magnet e Breaking Benjamin), além de ter feito mais alguns shows junto de algumas bandas do festival, mas antes de sua conclusão, o baixista Frank Bello decide sair do Helmet, pois ele queria se reunir novamente com seus amigos do Anthrax. Ele foi substituído por Jeremy Chatelain (Que é baixista do Jets Of Brazil). A banda também se separou da Interscope Records, optando por assinar com a Warcon Enterprises Records.

Com essa formação, a banda prosseguiu com as turnês, participando de festivais como o Rock Am Ring na Alemanha (Junto de Maroon 5, Green Day, Weezer, My Chemical Romance, 3 Doors Down, Incubus e Slipknot), o Download Festival na Inglaterra (Junto de Garbage, System Of A Down, Black Sabbath, Papa Roach e Billy Idol) e no Fields Of Rock Festival na Holanda (Junto de Audioslave, Papa Roach, Rammstein, Flogging Molly, Motörhead, Slayer e Velvet Revolver). A banda, porém, sofreu outra baixa: O baterista John Tempesta saiu do grupo para se juntar ao The Cult no começo do ano de 2006.

Antes de gravarem um novo álbum, porém, a banda participou do festival South By Southwest com uma formação temporária, que continha Charlie Walker na bateria, Chris Traynor no baixo e Anthony Gruglio (Que tocava com Hamilton na banda Gandhi) na guitarra. O álbum, porém, foi novamente gravado como um trio, com Traynor tocando guitarra e baixo e Mike Jost tocando bateria. O álbum Monochrome foi produzido pelo mesmo produtor de Strap It On, Wharton Tiers, e foi lançado em Julho de 2006 pela Warcon Enterprises.


Helmet - Monochrome (2006)
1. Swallowing Everything
2. Brand New
3. Bury Me
4. Monochrome
5. On Your Way Down
6. Money Shot
7. Gone
8. Almost Out Of Sight
9. Howl
10. 410
11. Goodbye


Os singles Gone, Monochrome e Money Shot ajudaram a levar o álbum a posição n° 159 da Billboard 200. Devido a participação de Wharton Tiers na produção, a sonoridade de Monochrome é considerada uma volta definitiva as raízes do som que faziam em Strap It On e Meantime. O álbum foi bem-recebido pelos críticos, mas parte do público ainda estava mal-acostumado com a formação nova mudando constantemente de integrantes.

Jeremy Chatelain se junta novamente a banda como baixista para a turnê de divulgação do álbum, que contou com a participação do quarteto na "Vans Warped Tour" (Que contou com a participação de bandas como NOFX, Paramore, Gym Class Heroes, Rise Against e Escape The Fate, dentre outros). Após os shows, a banda excursionou com o Burning Brides pelos EUA, antes de continuar a turnê com bandas de abertura como Mondo Generator e o próprio Burning Brides. Porém, em Setembro daquele mesmo ano, o guitarrista Chris Traynor anunciou sua saída do Helmet após quase uma década trabalhando com Hamilton (Traynor mais tarde se juntaria ao Bush após se envolver em alguns projetos com Gavin Rossdale, vocal/guitarra da banda inglesa, que contam a banda Institute e a banda solo dele). Mike Jost e Jeremy Chatelain também anunciaram a saída da banda. Em Outubro, Hamilton anunciou que os novos integrantes seriam o baterista Kyle Stevenson, o baixista Jon Fuller e o guitarrista Jimmy Thompson. A banda, com essa formação, abriu alguns shows do Guns N' Roses nas datas restantes da turnê em 2006.

Após outros shows na Europa (Onde a banda participou do Rock For People Festival, em 2008, com Offspring, Black Mountain, Flogging Molly e Kaiser Chiefs), a banda faz sua segunda aparição no Brasil, participando de dois festivais: O Goiânia Noise Festival (Com a participação de bandas como Black Mountain, The Vaselines, Black Drawing Chalks, Black Lips e Amp) e o SP Noise Festival (Com a participação de quase as mesmas bandas do Goiânia Noise, mais as bandas Motek e The Gankas). Em 2008, Thompson saiu do grupo, sendo substituído por Dan Beeman.

A banda incluiu mais algumas datas europeias na sua turnê, que passou por países como Finlândia, Holanda, Itália, Dinamarca, Alemanha e Bulgária. Seguido de mais datas nos EUA. A banda não parou de excursionar até meados de 2009, onde a banda começou a produção do sucessor de Monochrome. Para lançá-lo, Hamilton formou em conjunto com o músico e compositor Joe Henry a gravadora Work Song. Sob nova gravadora, a banda produz por si mesma o álbum Seeing Eye Dog. O novo CD foi lançado em Setembro de 2010.


Helmet - Seeing Eye Dog (2010)
1. So Long
2. Seeing Eye Dog
3. Welcome To Agiers
4. LA Water
5. In Person
6. Morphing
7. White City
8. And Your Bird Can Sing (The Beatles Cover)
9. Miserable
10. She's Lost


Sua sonoridade é bem mais madura que os álbuns anteriores, recebendo críticas medianas. O álbum gerou um single da música So Long. A gravação do álbum contou dessa vez com o baixista Dave Case, que substituiu Jon Fuller, além de Kyle Stevenson e Dan Beeman.

Para a turnê, a banda começou com alguns shows nos EUA e Canadá, passando por diversas cidades de ambos os países. Em Novembro, a banda fez shows na Europa, passando por mais países onde a banda não conhecia, como Áustria, Hungria e Suíça, além de mais shows na Bélgica, Alemanha, França e Inglaterra. A banda também foi de suporte a alguns shows do Crowbar em 2011, que incluía bandas como Kylesa, Weedeater e Red Fang. Em Junho, novas datas na Austrália e na Nova Zelândia foram realizadas, além de uma única apresentação no Japão e algumas apresentações no Brasil, sua terceira aparição, que incluía também o festival Porão do Rock 2011 em Brasília (Junto de Angra, Krisiun, Raimundos, Jon Spencer Blues Explosion, Dead Fish, Garotas Suecas e Copacabana Club).

Em Novembro de 2011, a banda anunciou que faria uma turnê europeia de aniversário de 20 anos do álbum Meantime, que durou de 5 de Abril de 2012 até 8 de Abril, totalizando 28 shows em Portugal, Espanha, Suíça, Itália, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Holanda, Bélgica e Inglaterra. Todos os shows consistiam apenas no álbum Meantime inteiro. Após esses shows, a banda fez mais algumas datas com o Toadies em 2013 e ainda prossegue na estrada até hoje. Não se sabe se vai sair mais algum material de inéditas, mas os fãs ainda estão na expectativa.

2 comentários:

  1. gracias por los links de descarga!Todos funcionan ok. Saludos pra voce do Argentina. Aguante Helmet. Meantime el mejor

    ResponderExcluir
  2. Este vasto mundo do Rock 'n' Roll ñ te permite conhecer tudo. Tá aí uma banda q só conhecia pelo nome. Baixei os álbuns e ouvi (curti) absolutamente todos. Mesmo eles tendo mudado a sonoridade no decorrer dos anos, só fizeram coisas muito boas. Grato por disponibilizar estas maravilhas sonoras! Agora vou virar a página e ver o q tem de muito bom do outro lado para eu pegar. He he...... Vida longa ao seu Blog e à nós!

    ResponderExcluir