quinta-feira, 10 de abril de 2014

(Olha o Caminhão do Gás chegando!) Gas Huffer.


Essa banda se chama Gas Huffer. Esse quarteto foi formado em 1989 em Seattle, Washington pelo vocalista Matt Wright, pelo guitarrista Tom Price, pelo baixista Don Blackstone e pelo baterista Joe Newton. A banda é uma das que integram o vasto movimento grunge que dominou as paradas musicais dos anos 90, mas infelizmente, a banda não é muito conhecida pelo público. O Gas Huffer é conhecido por conter histórias em quadrinhos nos encartes de seus álbuns que contém cada letra de cada canção presente. A sonoridade da banda é praticamente como a de seus colegas de cena: Um rock de garagem com influencias de punk rock e blues-rock.

Antes de formarem a banda, porém, o guitarrista Tom Price tocava no The U-Men, e quando a banda acabou em 1989, Price formou o Cat Butt, e depois se juntou ao The Kings Of Rock com Blackstone. Price conheceu Wright durante um dos shows do U-Men. Ambos se tornaram amigos e formariam o Gas Huffer anos mais tarde em 1989, o que inspirou Price a escrever músicas para o projeto. Logo os 2 se reuniram com Blackstone e o recém-chegado baterista Newton para gravar o primeiro registro do Gas Huffer: Um single de duas faixas chamado Firebug, que foi lançado pela Black Label Records em vinil naquele mesmo ano.


Gas Huffer - Firebug 7" (Single) (1989)
1. Firebug
2. Jesus Was My Only Friend


Logo a banda partiu para uma mini-turnê pelo estado de Washington, junto das Dickless e do Love Battery, abrindo shows do Mudhoney. E assim prosseguiu pelo restante do ano de 1989, quando a banda volta ao estúdio para compor o próximo lançamento: Um EP de quatro faixas chamado Ethyl. O EP foi lançado novamente pela Black Label Records em 1990.


Gas Huffer - Ethyl (EP) (1990)
1. I Want To Kiss You
2. Eat U Whole
3. Buck Naked
4. Mouthful


As turnês começaram a ficar mais intensas, com performances ao lado de bandas como The Walkabouts, Mudhoney e Coffin Break. Devido as constantes turnês, a banda chama a atenção da gravadora Empty Records. Logo o quarteto assina um contrato com a gravadora independente e produz com Jack Endino seu primeiro álbum, Janitors Of Tomorrow. O álbum foi lançado no ano seguinte, 1991 pela Empty.


Gas Huffer - Janitors Of Tomorrow (1991)
1. Nisqually
2. Shoe Factory
3. Night Train To Spokane
4. Going To Las Vegas
5. Dangerous Drifter
6. Robert
7. Mistake
8. All That Guff
9. Lizard Hunt
10. Insidious
11. Love Comes Creeping
12. Compromise In The Dark
13. Girl I Need Your Love (Right Now)
14. Want To Kiss You
15. Eat You Whole
16. Buck Naked
17. Mouthful
18. Firebug
19. Jesus Was My Only Friend


Foi com Janitors Of Tomorrow que a banda passou a ser bem conhecida no ramo underground, graças não só a sua sonoridade, mas as historinhas em quadrinhos que enfeitavam o encarte de seus álbuns, onde as letras das músicas podem ser encontradas nos balões de diálogo. A banda voltou a estrada com o Mudhoney de novo naquele mesmo ano de 1991 para uma turnê por toda EUA, que contou também com o Superchunk e o Olivelawn.

A turnê durou até 1992, quando a banda retorna ao estúdio novamente para compor o próximo álbum. Produzindo novamente com Endino, o segundo álbum da banda, com o nome de Integrity Technology And Service foi lançado pela Empty no final do ano. (Nota do autor: Aproveito também para incluir outro single que tenho aqui, chamado de Hotcakes, que eles lançaram no mesmo ano pela Sub Pop.)

  
Gas Huffer - Integrity Technology And Service (1992)
1. George Washington
2. Bad Vibes
3. Overworked Folk Hero Guy
4. Uncle!
5. The Piano Movers
6. In The Grass
7. Bomb Squad
8. Do The Brutus
9. Remove The Shoe
10. I.T.S. Credo
11. Where Wolfmen Lurk
12. Moon Mission
13. Sandfleas


A banda logo partiu pra estrada novamente junto com o Crackerbash e o Eric's Trip, que teve shows por toda a América do Norte, incluindo o México. A banda também fez uma turnê pela Europa, o que culminou no lançamento de um EP chamado Beer Drinkin' Cavemen From Mars, que une dois singles lançados pela banda nos EUA, em 1992, pela Musical Tragedies, apenas na Europa.


Gas Huffer - Beer Drinkin' Cavemen From Mars (EP) (1992)
1. Hotcakes!
2. Beer Drinkin' Cavemen From Mars
3. Mole
4. Body Buzz


A banda passou o ano de 1993 na estrada, e graças ao single Hotcakes, que na qual foi feito um vídeo clipe, a banda chamou a atenção da Epitaph Records, gravadora cuja qual a banda assinou um contrato naquele mesmo ano de 93 e logo eles passaram a produzir o sucessor de Integrity Technology And Service com Kurt Bloch, na época, guitarrista dos Fastbacks. O resultado foi One Inch Masters, lançado pela Epitaph em 1994.


Gas Huffer - One Inch Masters (1994)
1. Crooked Bird
2. Mr. Sudbuster
3. More Of Everything
4. Stay In Your House
5. 14th & Jefferson
6. Walla Walla Bang Bang
7. Appendix Gone
8. Chicken Foot
9. What's In The Bag?
10. Hand Of The Nomad
11. Quasimado '94
12. No Smoking
13. Action/Adventure
14. Goat No Have


Com One Inch Masters, a banda ganhou um pouco mais de atenção na Epitaph em comparação a era em que estavam na Empty, gerando até mesmo vídeoclipes das músicas Crooked Bird e More Of Everything. Logo a banda voltou a estrada nos EUA, abrindo shows do NOFX e Pansy Division, junto de bandas como Bad Religion, Frodus e Steel Wool. A banda também fez uma turnê na Austrália, onde lançaram um EP de 8 faixas, chamado The Shrill Beeps Of Shrimp, pela Au Go Go.


Gas Huffer - The Shrill Beeps Of Shrimp (EP) (1994)
1. Bmx
2. Bedtime For Freaky
3. Bootcheck
4. Java Jet Pack
5. King Of Hubcaps
6. Spinning Discs 'O Fire
7. Psycho Devil Girl
8. According To Hoyle


Em 1995, as turnês com o NOFX continuaram, isso até o ano de 1996, onde a banda voltou ao estúdio com Kurt Bloch novamente na produção, para gravar o álbum seguinte, The Inhuman Ordeal Of Special Agent Gas Huffer, lançado pela Epitaph naquele mesmo ano de 96.


Gas Huffer - The Inhuman Ordeal Of Special Agent Gas Huffer (1996)
1. You Are Not Your Job
2. Fall Of The Kingfish
3. Sixty Three Hours
4. Mosquito Stomp
5. Carolina Hot Foot
6. Matt's Mood
7. Smile No More
8. Tiny Life
9. Double-O-Bum
10. The Sin Of Sloth
11. Numbnuts Cold
12. Discovery Park
13. Money: 1, Fun: 0
14. Plant You Now


Com esse álbum, a banda desenvolve um som mais voltado para o rock alternativo, mas ainda assim com muita influencia do blues-punk, gerando o vídeoclipe da música Sixty Three Hours. Logo a banda voltou a abrir shows pro Pansy Division e Psyclone Rangers, além de ter feito uma participação bem conhecida no festival Bumbershoot naquele mesmo ano, junto de bandas como The Presidents Of The USA, Spin Doctors, Crash Test Dummies e House Of Pain, além de ter feito um show no Seattle Center junto de bandas como Reverend Horton Heat, Young Fresh Fellows, Tad, Mekons, The Presidents Of The USA e Bush Tetras.

Durante o fim de 1996 e todo o ano de 1997, a banda ficou na estrada, fazendo shows nos EUA, Canadá, Europa e Oceania, realizando seus primeiros shows na Nova Zelândia. Logo a banda retorna ao estúdio em 1998 para produzir o próximo álbum com Phil Ek e a participação de Mark Arm, do Mudhoney, nos sintetizadores. O álbum Just Beautiful Music foi o último álbum da banda lançado pela Epitaph, naquele mesmo ano.


Gas Huffer - Just Beautiful Music (1998)
1. Rotten Egg
2. Beware Of Viking
3. Over The Side
4. Is That For Me?
5. Clay Pigeon
6. Old Man Winter
7. Hacked
8. The Last Act
9. The Princess
10. Don't Panic
11. Jungles Of Guam
12. The Surgeons
13. Mr. Inbetween
14. Cut The Check
15. Bridge To The 21st Century
16. You May Have Already Won


Just Beautiful Music se distancia um pouco mais dos álbuns anteriores devido a participação de Mark Arm nos sintetizadores. Mas mesmo assim, esse foi o último álbum da banda com a Epitaph, pois os integrantes não estavam mais satisfeitos com a gravadora, e decidiram pular fora da mesma. A banda permaneceu sem gravadora e apenas fazendo shows durante 1998 inteira, que incluía shows com o Creeper Lagoon, Zeke e Tad, além de mais uma participação no festival Bumbershoot, junto de bandas como Fuel, Third Eye Blind, Live, Jehtro Tull e Yo La Tengo.

As turnês prosseguiram até 2001, onde a banda consegue um novo contrato, dessa vez com a Estrus Records. Em 2002, a banda produz com Jack Endino o sucessor de Just Beautiful Music. Com o nome de The Rest Of Us, o álbum foi lançado pela Estrus em 2001 no formato LP e em 2002 no formato CD.


Gas Huffer - The Rest Of Us (2002)
1. The Rest Of Us
2. The Day The Bottom Fell Out
3. Dig That, Do That
4. Aldedly Blues
5. Ghost In The Lighthouse
6. Lexington Nightlife
7. Glass Bottom Boat
8. Goodbye Crescent
9. Third Party Man
10. Horse And Wagon
11. I'm So Delighted
12. Ink Dries
13. Berlin To New York 1937
14. Babytown


Com The Rest Of Us, a banda volta ao arroz com feijão de sempre: O blues-punk de garagem na qual é bem conhecido. O quarteto volta a estrada, abrindo shows de bandas como Fastbacks e The Catheters. As turnês continuam por um bom tempo, até 2005, quando produzem seu último álbum da carreira com Johnny Sangster. O álbum Lemonade For Vampires foi lançado pela Estrus naquele mesmo ano de 2005. A banda, infelizmente, encerrou as atividades em 2006 com um último show em Seattle, Washington, que contou com a abertura das bandas Girl Trouble e Canned Hamm.


Gas Huffer - Lemonade For Vampires (2005)
1. Hold The Roll
2. Monument
3. Another Wafer, Please
4. Kingdom Of The Sun
5. Canadian Vistas
6. Easter Grass
7. All Natural
8. Mayfield
9. Taco And A Bottle
10. Midnight At The Apollo 13
11. Long White River
12. Termite Thermometer
13. Ruined
14. Untitled


4 comentários: